2025/10/09

Intel revela Panther Lake para 2026

A Intel revelou os detalhes sobre o Panther Lake, a sua próxima geração de CPUs Intel Core Ultra Series 3 para 2026.

A Intel apresentou oficialmente Panther Lake, o sucessor do Lunar Lake e o chip que promete redefinir o futuro dos portáteis da marca. Chegará ao mercado entre o final de 2025 e início de 2026 e será o primeiro processador fabricado no processo Intel 18A, aquele que deveria devolver à Intel a liderança tecnológica no sector - segundo a promessa feita por Pat Gelsinger antes de deixar o cargo de CEO no final do ano passado.

O Intel Core Ultra Series 3, nome comercial de Panther Lake, quer oferecer mais desempenho, mais autonomia e melhores gráficos, tudo a um preço competitivo. A Intel vai disponibilizar três variantes do chip: versões de 8 e 16 núcleos, ambas com quatro núcleos gráficos Xe3, e uma opção de 16 núcleos com 12 Xe3 e 12 unidades de ray tracing, o maior poder gráfico integrado que a empresa já colocou num processador.
Segundo a Intel, o novo design equilibra a eficiência do Lunar Lake com a potência do Arrow Lake. Mesmo sem a memória integrada do modelo anterior, o Panther Lake deverá consumir até 10% menos energia em média, oferecendo melhor autonomia em tarefas reais. Os novos núcleos Cougar Cove (P-cores) e Darkmont (E-cores) prometem ainda até 50% mais desempenho multicore e 40% menos consumo energético em cargas semelhantes.
Além disso, o chip estreia várias melhorias gráficas e de AI: GPU até 50% mais rápido, NPU optimizado, suporte até 96 GB de memória (incluindo módulos LPCAMM), e um novo motor de vídeo com AVC e AV1 de 10 bits, além dos codecs Sony XAVC. Há também controlo inteligente de energia para jogos, que desvia tarefas para os E-cores, e um sistema de shaders pré-compilados na cloud, semelhante ao usado pela Microsoft e Valve, para melhorar o desempenho nos jogos.

O Panther Lake será produzido parcialmente fora da Intel - e importa referir que apenas o bloco de computação usa o processo 18A. O lançamento das primeiras versões está previsto para o final de 2025, com mais modelos na primeira metade de 2026. A grande questão é se este novo chip será suficiente para fazer frente à ameaça ARM que se vai aproximando.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)