2025/10/17

Microsoft reforça aposta AI no Windows 11 com "Hey Copilot"

Com o fim do Windows 10, a MS quer entra numa nova era de sistemas AI, colocando os utilizadores a falar com o Windows 11.

A Microsoft está a preparar uma revolução no Windows 11, transformando o sistema operativo num "AI PC" que o utilizador pode controlar por voz. À medida que o Windows 10 se aproxima do fim de suporte e o Windows celebra 40 anos, a empresa olha para o futuro com uma visão clara: um computador que conversa e age por conta própria, através do Copilot.

Segundo Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo e director de marketing da Microsoft, o objectivo é reescrever o sistema operativo em redor das capacidades AI e criar um computador verdadeiramente "inteligente". As novas capacidades estão agora a chegar ao Windows 11, integrando funções AI em todos os PCs, mesmo sem o hardware específico dos Copilot Plus PCs. A principal novidade é o comando por voz "Hey, Copilot!" que os utilizadores poderão usar para falar com o PC e executar operações ou obter ajuda.




O Copilot ganha novas funções de Visão e Acção. A primeira, já em distribuição global, permite que o assistente veja o que está no ecrã e ofereça apoio em tempo real - desde guiar o utilizador em aplicações a resolver problemas ou até ajudar em jogos. A segunda, ainda em testes no programa Copilot Labs, dá à AI a capacidade de executar acções localmente, como editar ficheiros ou gerir pastas.

A Microsoft também vai integrar o Copilot directamente na barra de tarefas do Windows 11, com acesso rápido à pesquisa, voz e visão. Apesar de o histórico da empresa com assistentes de voz (como a Cortana) não ser a melhor, a Microsoft acredita que desta vez a integração da AI mudará o comportamento dos utilizadores. E para o provar, está a lançar uma nova campanha publicitária com o slogan "Conheça o computador com quem pode falar", marcando o início de uma nova era em que o PC deixa de ser apenas acessível via teclado e rato, e passa a ser um assistente com quem se pode falar - ao estilo do futuro idealizado em séries como Star Trek.

1 comentário:

  1. Aqui está um exemplo da introdução de funcionalidades porque sim. Agora, Copilot vai estar integrado e a ajudar a pesquisar ficheiros, suponho eu. Encontrar ficheiros no Windows nunca funcionou bem e eu sempre usei aplicações externas para esse fim (a minha favorita é o freeware Agent Ransack). Há mais muito exemplos. Bom, bom, seria um OS leve e desenhado do ponto de vista do utilizador, em vez da manta de retalhos em que se transformou.

    ResponderEliminar