2025/10/01

OpenAI lança Sora 2 com rede social a acompanhar

A OpenAI revelou o Sora 2, que atinge novos níveis de realismo na geração de vídeos AI.

A OpenAI apresentou o Sora 2, a nova versão do seu modelo de geração de vídeo e áudio. A primeira versão, lançada em Fevereiro de 2024, foi vista como o "momento GPT-1 do vídeo", ao demonstrar pela primeira vez comportamentos básicos como a permanência de objectos. Agora, com o Sora 2, a empresa diz estar a entrar no "momento GPT-3.5", com capacidades muito mais avançadas na simulação do mundo físico.

O grande destaque do Sora 2 é a forma como lida com as leis da física. Em vez de "dobrar" a realidade para cumprir um pedido textual, como faziam modelos anteriores, consegue lidar com falhas naturais. Por exemplo, se um jogador de basquetebol falhar um lançamento, a bola pode bater no aro e cair, em vez de desaparecer magicamente dentro do cesto. O modelo também demonstra movimentos complexos como saltos olímpicos, e outras acrobacias. Além disso, o Sora 2 dá um salto na controlabilidade e persistência de estado, permitindo criar sequências mais longas e detalhadas sem quebrar a coerência visual. É capaz de gerar vídeos em estilos realistas, cinematográficos ou anime, sempre acompanhados por áudio sincronizado, incluindo música, efeitos sonoros e até vozes. A tecnologia também suporta a inserção de pessoas, animais ou objectos reais em cenários gerados por AI, mantendo a aparência e voz de forma fidedigna.




Até pode ser usado para gerar "bloopers" das gravações AI inexistentes!


Além de servir como resposta ao Veo da Google, que estava a ganhar grande popularidade, a OpenAI joga ainda outra cartada para tentar cimentar o uso do Sora 2. O novo modelo AI vai ser acompanhado por uma app social "Sora" que, ao estilo do TikTok, será dedicada à partilha e remixes de vídeos AI gerados pelo modelo - que podem incluir o próprio ou qualquer outra pessoa que deseje (validando o "receio" de que efectivamente não se pode acreditar no que se vê).
O grande problema é que o acesso à app fica severamente limitado por um sistema de convites, que pode acabar por repetir o erro do primeiro Sora, que demorou quase um ano até ficar efectivamente acessível aos utilizadores. No entanto, não deixa de ser uma boa táctica para ir gerando o "desejo" dos utilizadores, ao mesmo tempo que permite ir controlando os recursos de hardware disponíveis para a geração de vídeos.


Preparem-se para overdose de vídeos incríveis gerados pelo Sora 2 nas próximas semanas:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)