O mais recente OxygenOS 16 da OnePlus aposta na AI e integração com o Gemini, mas também na inspiração no iOS - e até suporte para Apple Watch.
A OnePlus antecipou-se ao lançamento do OnePlus 15 ao revelar oficialmente o novo OxygenOS 16, o seu sistema baseado em Android 16, que entra na era AI com integração com o Gemini da Google - mas sem esconder a inspiração no iOS 26 da Apple.
Descrito pela empresa como "uma revolução", o OxygenOS 16 promete maior fluidez e personalização. Entre as novidades estão animações que agora podem acontecer em paralelo para sensação de maior velocidade, um lockscreen mais personalizável (ao estilo do iOS), e uma nova app O+ Remote, que permite aceder remotamente a PCs com Windows e Mac. O grande destaque, no entanto, é o Mind Space, agora totalmente integrado com o Gemini. Esta ferramenta passa a aceitar capturas de ecrã com scroll e notas de voz com até 60 segundos, permitindo que a AI crie conteúdos úteis com base nesses dados. Por exemplo, o utilizador pode pedir ao Gemini para transformar informação de voos e hotéis num itinerário completo de viagem, tudo directamente no smartphone e sem necessidade de subscrição dos serviços AI da Google.
De resto, se a aproximação visual ao iOS não for suficiente, depois de ter incluído compatibilidade AirDrop para as transferências com iPhones, desta vez o OxygenOS 16 chega com a promessa de poder ser usado com Apple Watches através do OHealth. A OnePlus diz que suporta notificações, mensagens, sincronização de exercícios e até telefonemas - mas vai ser curioso ver a reacção da Apple (que tanto poderá fechar a porta a esta integração, como aproveitar a oportunidade para mostrar à UE que os seus produtos até são "abertos" e usados pela concorrência).
A versão beta pública do OxygenOS 16 fica disponível já a partir de hoje (17 de Outubro) para dispositivos OnePlus lançados nos últimos três anos. A versão final será lançada oficialmente com o OnePlus 15, antes de chegar aos restantes smartphones e tablets da marca.
2025/10/17
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)





















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)