Numa situação algo curiosa, a SpaceX anunciou alterações ao limite de velocidade no uso do Starlink Mini. Não a velocidade dos dados, mas sim a velocidade física de deslocação do terminal. Isto porque, aparentemente, o Starlink Mini, a versão portátil do terminal Starlink, estava a ser usada para disponibilizar internet em voo em jatos privados.
Agora, o serviço reduziu a velocidade máxima, de 885 km/h para 724 km/h - velocidade que parece ter sido cuidadosamente escolhida para impedir o uso nos jatos privados de classe superior, mas que continua a permitir o seu uso em aviões mais "modestos". Para quem desejar continuar a usar Starlink nos aviões mais rápidos, a SpaceX recomenda a subscrição de um plano (bem mais dispendioso) adequado para essa função.
Starlink figured out that a lot of people were using a Starlink mini in their jets.
— Preston Holland 🛩️ (@prestonholland6) October 23, 2025
So they lowered the speed.
Now you can only do it in light jets and down.
No more Starlink mini in Phenom 300/CJ4 and up. pic.twitter.com/MYLRGAxLa3
Fez-me recordar uma história de que, em décadas passadas, alguns aviões de combate na Alemanha apanhavam ocasionalmente alguns estanhos aviões a voar a alta-velocidade junto ao solo. Veio a descobrir-se que afinal eram alguns casos pontuais de carros que ultrapassavam os 300 km/h e passavam a ser detectados pelos sistemas de voo - levando a que fosse necessário ajustar a velocidade mínima relativa ao solo. Algo que provavelmente pode estar prestes a repetir-se... :)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)