O início de 2026 não traz boas notícias para a Tesla, que continua a registar quebras nas vendas na Europa.
Os problemas da Tesla na Europa continuam em 2026. Dados recentes mostram que as matrículas da marca caíram 44% em Janeiro face ao mesmo mês do ano passado, assinalando o terceiro ano consecutivo de descidas para a Tesla na região.
A Noruega registou a quebra mais acentuada, com uma queda de 88% e apenas 83 carros matriculados. Embora o fim de vários incentivos fiscais aos eléctricos no início do ano já fizessem prever uma redução da procura, a dimensão da queda superou as expectativas mais pessimistas. Países como os Países Baixos e a França também registaram recuos significativos, de 67% e 42%, respectivamente, enquanto pequenos crescimentos na Suécia e na Dinamarca tiveram pouco impacto no total, a par da pequena queda de 3.1% (para 377 unidades) em Portugal.
Há vários factores que podem ajudar a explicar este cenário. A actual gama da Tesla começa a parecer desatualizada, mesmo com as tentativas de restyling e as versões "Standard" mais acessíveis (mas com menos equipamento) não conseguiram inverter a tendência. Ao mesmo tempo, a concorrência está mais agressiva, com marcas chinesas como a BYD a entrarem na Europa com preços mais competitivos, e até fabricantes tradicionais como a Volkswagen já ultrapassaram a Tesla em vendas totais de eléctricos no continente.
A imagem pública e as mudanças nas regras também pesam negativamente. As posições políticas do CEO Elon Musk afastaram muitos compradores europeus, e a redução de apoios estatais torna os modelos da marca menos atrativos em diversos países. Também não ajudará que muitos Tesla estejam a chumbar nas inspecções periódicas, levantando velhos receios sobre a qualidade mecânica dos veículos. A Tesla anunciou também que irá deixar de vender a opção FSD este mês, passando a oferecê-la apenas como subscrição, e também vai deixar de produzir os Model S e Model X.
2026/02/03
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)