2011/05/23

Análise Dell XPS L502x


A procura e compra de um portátil por parte do Nuno Barros, serviu de mote para a criação de mais uma análise a um portátil, que ele gentilmente cedeu para publicação no Aberto até de Madrugada.

Assim sendo, deixo-vos com a análise do Nuno sobre o seu novo portátil: um Dell XPS L502x.




O Processo de Escolha

Chegada a altura de comprar um portátil, foram muitas as dúvidas e indecisões na escolha do modelo mais indicado para mim. Os modelos que estavam “em cima da mesa” eram estes:


Rapidamente o leque de escolhas ficou resumido ao Asus e ao Dell, por serem os únicos com resolução Full HD (1920x1080). E de seguida, foi necessário vê-los ao vivo para escolher.

Na impossibilidade de ver os modelos exactos que pretendia, tive que me basear nos seus “irmãos” das mesmas famílias. Na mesma superfície comercial consegui ver um Asus N53SV e um Dell XPS L501, que são praticamente iguais aos modelos que me interessavam.

Não gostei do teclado do Asus, pois afundava quando se teclava e a qualidade de construção parecia um pouco fraca; já o Dell aparentava ter a robustez que procurava. Estava decidido: a escolha final recairía sobre o Dell XPS L502x.


Nesta decisão também pesaram as opiniões de algumas pessoas de confiança que têm tido um contacto mais directo com esta marca a nível empresarial.

Chega então a altura de fazer uma breve análise a este portátil.


O Dell XPS L502x

Características

  • modelo: Dell XPS L502x (502-4029)
  • processador: Intel Core i7-2630qm (Sandy Bridge)
  • memória: 6 Gb DDR3-1333 (1x4Gb + 1x2Gb)
  • disco rígido: 640Gb (7200rpm)
  • display: 15,6” Full HD (1920x1080)
  • placa gráfica: Nvidia GeForce GTX 540 (2Gb)
  • leitor óptico: BluRay
  • audio: sistema JBL com subwoofer
  • webcam: 2 MP
  • bateria: 9 células
  • portas: 2xUSB 3.0 + eSATA/USB + HDMI + Mini DisplayPort + LAN + Leitor SD
  • peso: 3,0 kgs (com transformador: 3,5 kgs)


Primeiras impressões



A embalagem, para além do portátil, contém o transformador e uma pequena caixa com os manuais e DVD com “Drivers & Utilities” (apenas o essencial).

A grande surpresa quando olhei para o portátil pela primeira vez, foi para o leitor óptico. As especificações deste modelo no site do distribuidor e algumas lojas online indicam que vem com DVD-RW, mas na realidade vem com leitor BluRay, o que foi uma surpresa bastante agradável, quase como um bónus.






Todo o aspecto geral é bastante agradável, com uma boa qualidade de construção.
De referir, também pela positiva, o facto deste Dell trazer muito pouco “crapware” (McAfee Antivírus trial, Office 2010 Starter, PowerDVD e Roxio Creator Starter).


O teclado é muito agradável, tem um bom espaçamento entre teclas possibilitado pela inexistência do teclado numérico no lado direito.

Relativamente ao touchpad, funciona bem, mas só ao fim de alguns dias me consegui adaptar às suas funcionalidades.


O display tem uma boa qualidade de imagem que combinada com a resolução Full HD (1920x1080) o torna numa excelente característica deste portátil. A nível gráfico, este modelo inclui um processador integrado da Intel e uma placa Nvidia GeForce GTX 540 com 2GB que apenas é utilizada “em caso de necessidade”, o que optimiza o consumo de energia.

O sistema de som JBL (colunas em ambos os lados do teclado e subwoofer na base) proporciona um som de qualidade superior ao que normalmente encontramos nos portáteis.


Como um dos objectivos de utilização do portátil será a virtualização, comprei um dimm de 4Gb para fazer o upgrade para 8Gb (substituindo o dimm de 2Gb). Para aceder aos dimms, basta retirar a tampa inferior.


Índices de Desempenho do Windows 7

O índice de desempenho foi executado com os 6Gb de memória originais e com a placa gráfica Intel, o que afectou o desempenho gráfico.
O resultado final do índice de desempenho foi 5,8.

E qqui ficam os resultados de alguns testes de benchmarking:



Os resultados do PCmark7 podem ser consultados aqui.

Autonomia


A bateria de 9 células (que fica mais saliente do que a normal bateria de 6 células) provoca a elevação do portátil, o que chega a ser bastante prático na utilização diária.

Em funcionamento “normal”, com navegação na net e duas máquinas virtuais em funcionamento, após 4h de funcionamento, o Dell XPS L502x indicava ainda 35% de carga disponível.

Com a bateria cheia, o software BatteryCare apresenta uma autonomia de aproximadamente 6 horas.


Avaliação final

Para quem procura um portátil capaz de realizar as mais pesadas tarefas de computação e ainda assim ofecer uma autonomia razoável, encontrará neste Dell XPS L502x uma máquina à altura.


Como o portátil foi adquirido directamente a um distribuidor através da empresa onde trabalho, podem ver no KuantoKusta  uma listagem das lojas online onde poderão encontrar este Dell XPS L502x, nalgumas das quais está disponível por um preço inferior a  1.100€ .




Dell XPS L502x


Pontos positivos

  • Ecrã Full HD
  • Processador Core i7 Sandy Bridge
  • Qualidade de construção e autonomia
  • Leitor de BluRay

Pontos negativos

  • Peso

9 comentários:

  1. É só a mim que acontece ou quando ando interessado ou a ler sobre alguma coisa passados 2/3 dias há post no abertoatedemadrugada?

    Anteontem estive a procurar por portáteis FullHD e fiquei a "salivar-me" por esta máquina.

    ResponderEliminar
  2. @André
    Ainda bem que assim é! :)

    ResponderEliminar
  3. Boas, eu comprei o Asus Full HD há 1 semana e não acho a qualidade de construção nem o teclado tão débil. Estou super contente com ele, assim como acredito que os donos deste Dell assim o estejam.

    Sem dúvida duas referências actuais do mercado de portáteis.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. @André,
    Não fiques a "salivar", compra o bicho e depois "baba-te" com ele :)

    @Pedro,
    Fico satisfeito que estejas contente com o Asus que também é muito bom, no entanto quando comparei os dois modelos (na mesma loja) não gostei do teclado do Asus e achei o Dell superior.
    Mas as opiniões não têm que ser todas iguais :)

    ResponderEliminar
  5. Por acaso, no último portátil ASUS que comprei também se nota o síndroma do "afundamento" do teclado.
    Não percebo como é que uma marca como a ASUS opta por poupar uns "cêntimos" em vez de oferecer um teclado sólido - mesmo que depois cobrasse mais 1€ no preço final.

    ResponderEliminar
  6. Vagner Betzel13/11/11 00:25

    Ola meus amigos.... Eu comprei um notebook desses porem algumas configurações diferenciadas deste tais como o processador q e um core i5, a placa de video e de 1gb e o hd e de 500gb.... Porem estou com um problema no qual nem os tecnicos da dell resolveram para mim!! quando eu fico com o notebook ligado por um tempo eçe começa a apitar, ja liguei para a assitencia tecnica, o tecinico veio e trocou a placa mãe e as memorias dele porem continuo tendo este problema..... se alguem puder me ajudar a resolver este problema ficaria agradecido.... qualquer coisa me adicionem no msn..... vagner.betzel1@hotmail.com agradeço desde ja a ajuda de vc's....

    ResponderEliminar
  7. Guilherme5/1/12 14:13

    Excelente review, aacabei de adiquirir um, estou a espera para chegar, por sinal é a mesma maquina que a sua, mas com bateria de 6 celulas, por enquanto sera um notebook/desktop, e possuo uma base cooler master então não me preocupo muito com temperatura, estou muito satisfeito pela compra, estava em uma duvida um pouco diferente, estava entre este ou um macbook pro, mas pela oportunidade de ter um PC muito mais potente, optei por esta maquina, um abraço

    ResponderEliminar
  8. Acabei de adquirir este mesmo portatil e estou muito satisfeito até ao momento. No entanto fiquei com uma dúvida. Os vossos teclados são retroiluminados ou não existe essa opção para cá em PT. Eu vi umas reviews no youtube e os teclados são retroiluminados no entanto o meu não tem nada disso. Podem dizer-me se os vossos têm?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  9. amigo pode verificar no cpu-z ... se o Chipset é HM57 ou HM67 ?

    meu email: leonardodgl@gmail.com

    por favor me tire esta dúvida.

    ResponderEliminar