2012/04/19

Traffic Shaping na Zon - o Desespero Continua


A novela do traffic shaping na Zon continua - infelizmente - a fazer desesperar os utilizadores. A seguir temos a gravação de uma longa conversa de um utilizador com o serviço de apoio ao cliente, que mecanicamente dá as respostas "oficiais" da Zon e que em pouco ou nada servem para solucionar ou explicar o problema.

Neste caso, temos um cliente que contratou o serviço de 100 "Megas" da Zon, esperando usufruir essa velocidade - pela qual paga - mas que, vá-se lá imaginar porquê... apenas é atingido durante as horas da madrugada, ou seja... precisamente quando será suposto estar-se a dormir.

A conversa prossegue, na linha que todos conhecemos... de que, se se escondem por trás das "PUAs" - políticas de utilização aceitável/responsável - o minimo que se pode exigir é que essas regras e valores estejam publicamente e claramente visíveis para que todos os saibam.

Dá-se até o caso caricato da assistente dizer que esta redução da velocidade se dá caso o utilizador ultrapasse o "limite"... Ora... então como é que explicam estar a vender internet *ILIMITADA*?

Verdadeiramente uma vergonha - e uma vez mais, relembro que o que mais critico não é propriamente a throttling/traffic shaping feito para manter as condições da rede (embora para isso, que não publicitem aos sete ventos que têm internet a "100/200/300" Megas, se não os podem cumprir)... mas sim a total ausência de transparência e respeito pelos clientes.

Se estão a vender internet com limite de 500GB, ponham isso preto no branco!
Se as velocidades que alegadamente vendem aos clientes não podem ser cumpridas nos períodos úteis quando as pessoas mais as vão utilizar... então que sejam claros quanto a isso.

Porque, convenhamos... estar a pagar para ter um serviço de "100 megas"... que apenas pode ser usada durante algumas horas da madrugada... não será propriamente aquilo que um cliente tem em mente quando adere a este serviço.


154 comentários:

  1. Carlos cria uma folha do excel ou algo onde um cliente zon e meo já agora possa colocar onde a zon e meo faz traffic shapping só para um utilizador saber com o que pode contar caso queira mudar..

    eu torrents é a 100Kb até à meia noite, nao sou um utilizador que passe dos 50Gb de downloads por mês quando há meses que nem aos 10 chego..

    é triste criar um torrent com fotos e videos da familia para partilhar com familiares no estranjeiro e receber a estas tristes velocidades.. é preciso deixar o portatil de uns dias para os outros para que se consiga algo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos pelo apoio, mesmo o muito obrigado, tudo começou contigo, vistos ter sido uma novela criada por ti...e irei continuar...lógico que com a ajuda de um amigo meu que me explicou como as coisas funcionavam em concreto para os poder combater, O meu amigo João Correia. A diferença é que esta novela não vai acabar tão cedo...lol...também vou dando novidades e vocês alguma coisa publiquem...

      Eliminar
    2. @Jóni: Grande parte da conversa é uma boa lição de redes e protocolos (se isso foi tudo explicado por um Amigo, o gajo é mesmo bom).

      Tenho serviço Zon mas nunca estive para me chatear muito com aquela treta. É uma ligação doméstica que na verdade justifica-se apenas pelo serviço de TV.

      Quando tentei "brincar" mais um bocado e precisei de fazer algumas configurações no modem/router desisti. Nem sequer posso fazer port forwarding porque a Zon "escondeu" o utilizador root.

      Outra coisa que me apercebi foi que tinha o serviço Zon Fon activo sem nunca o ter pretendido. Não confirmei mas julgo que o reset ao modem/router, por omissão, deixa o serviço activo.

      Apoio a vossa luta (que também é minha) e farei por divulgá-la (neste momento é o melhor que posso fazer, estando envolvido noutras lutas).

      Eliminar
    3. Para desactivares esse serviço basta acederes ao router e desactivares...é muito simples alguma dúvida diz que eu explico. Quanto ao meu amigo que me explicou como tudo funcionava, o trabalho dele é tecnico de redes...e por isso eu ter compreendido como o sistema funcionava após 2 horas em conversação com ele...lol

      Eliminar
    4. Diz-me como se faz isso por favor.

      Mail:kinkagaanilhas@gmail.com

      Eliminar
  2. Nao posso dizer que tenho pena de quem é cliente da ZON....eu já estou vacinado há muito tempo! Nao deve haver serviço tão miserável em Portugal..,ok, talvez o da clix possa estar ao mesmo nível. Se a Moody's olhasse para eles, dava FF aos dois!

    ResponderEliminar
  3. Amigos, eu tenho "printscreen"'s da estonteante velocidade de 689.... bytes(!)/ seg.. Da sapo.. Verdade, o serviço era apenas de 4Mb.. mas.. Bytes?!?! Foi ha pouco mais de um ano!! E agora, com pen (nao tenho mais nenhuma alternativa ao sapo sem ser essa), de manha ate as 14h, 100kb/seg.. das 14h as 20h, 50kb/seg.. das 20h as 00h, 20kb/seg.. Depois dessa hora, 300, 400kb.. "marabilhoso"!! Tenho de mudar de casa.. pra holanda!!

    ResponderEliminar
  4. Marco desculpa mas publiquei como resposta a ti...sory...

    ResponderEliminar
  5. Eu já desisti... pedi a redução da velocidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não irei desistir até conseguir resolver alguma coisa...sei que as coisas não irão mudar muito visto que a meo está a comprar a zon, mas isso ainda irá demorar e não é certo...enquanto isso reclamo somente os meus direitos...veremos no que dá!

      Eliminar
  6. Pois fui apanhado noutra guerra bem pior...
    Cai na asneira de aderir ao cartão Jumbo... agora não me consigo livrar deles...
    È de dar em doido ... telefonam-me 15 vezes por dia + mensagens SMS + cartas...
    E tudo porque dizem que lhes devo 22 euros ... e depois de lhes responder já devo 38 euros... é a loucura...

    Aqui vai a minha carta aberta:
    A/C: ONEY

    Registo nesta data que os ataques de V.Exas à minha pessoa continuam a verificar-se nomeadamente através de inúmeros contactos telefónicos, SMS e cartas.

    Estas situações que continuamente têm perturbado o meu descanso, desgastando-me psicologicamente não podem continuar!

    A titulo de exemplo registo as duas comunicações recebidas hoje, sendo uma delas a carta refª DRC_4atrasp_Ct com um ataque ao meu bom nome onde se pode ler:

    "...informamos V.Exas que procedemos à comunicação da informação à Central de Riscos de Crédito do Banco de Portugal e à Credinformações."

    Considero esta situação inadmissível, que não corresponde à verdade, pelo que solicito a retificação imediata da mesma!

    Nesta mesma carta, também se regista uma nova tentativa de roubo, pois referem-se a um valor em atraso de 38,74 euros!!!!!!!!

    Este valor que desconheço e o qual rejeito não corresponde também ao transmitido por V.Exas na vossa comunicação do dia 21 de Março/12:

    "...Como o nosso objectivo é prestar um serviço de qualidade aos nossos clientes e face ao exposto solicitamos o pagamento de 22,91 € ... A Oney irá proceder à anulação dos restantes valores gerados."

    Considero toda esta situação muito estranha e insólita e pouco digna de V.Exas, mais parecendo um "Golias" a querer saquear o que não lhe pertence!

    Pelo exposto, visto que estou certo dos factos que apresentei e porque sinceramente já não consigo aguentar mais este verdadeiro pesadelo, reitero na integra as minhas comunicações anteriores e solicito que até dia 20/04/2012 tenham toda esta situação definitivamente resolvida pois caso contrário serei forçado a:

    - Apresentar queixa na Polícia dos factos acima referidos;
    - Ao Banco de Portugal;
    - No vosso livro de reclamações em Faro;
    - À Deco;
    - Continuar a não fazer compras ao vosso Grupo;
    - Apresentar toda esta situação insólita à Comunicação Social;
    - Apresentar nas Redes Sociais os factos tal como eles são, bem como todo o registo que tenho efectuado de todos os vossos contactos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo passa-se a mesma coisa: cartão substituído e cobrado sem autorização, cartas registadas nunca respondidas, chamadas automáticas a toda a hora “custos de devolução” que surgiram do nada… quadrilha de ladrões, portanto. Fiz queixa ao Banco de Portugal, aguardo resposta. Entretanto, não vou pagar nem um cêntimo do que acho que não devo. Já agora: o seu caso teve alguma evolução positiva?

      Eliminar
    2. Comigo passa-se a mesma coisa: cartão substituído e cobrado sem autorização, cartas registadas nunca respondidas, chamadas automáticas a toda a hora “custos de devolução” que surgiram do nada… quadrilha de ladrões, portanto. Fiz queixa ao Banco de Portugal, aguardo resposta. Entretanto, não vou pagar nem um cêntimo do que acho que não devo. Já agora: alguma evolução positiva do seu caso?

      Eliminar
  7. No meu caso com serviço meo 15 mbps, tenho actualmente 6 mbps... No início ainda era 12 e tinha os 12 no entanto baixaram me para os 8 mbps passado uns meses devido á instalação de novos clientes na zona. Agora estou com 6 megas porque lembram-se de me baixar a velocidade dos 8 para os 6 constantemente. Quando estou com 6 ligo para o apoio (chamada a pagar) para me voltarem a pôr a velocidade nos 8 mbps, até que se voltem a lembrar de colocar nos 6 de novo.
    É uma vergonha isto, alteram as velocidades sem sequer avisar o cliente.
    Gostava de encontrar uma forma de combater isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito complicado pois é um soldado contra um exercito!...

      Eliminar
    2. Isso é verdade! E não adiante de nada fazer reclamações na deco e entidades desse género. O melhor a fazer é insistir nas tentativas para que resolvam os problemas até que alguém do lado de lá se decida a fazer realmente alguma coisa, ou sair beneficiado como no meu caso de uma redução de 5€ na mensalidade.

      Eliminar
    3. Porque não adianta fazer queixa na Deco?

      Eliminar
    4. Porque eles não vão fazer nada para mudar a tua situação.

      Eliminar
    5. Pois a deco ajuda, caso sejas associado e pagues a cota todos os meses o que por acaso é a minha situação, mas mesmo assim eles simplesmente se dão apoio juridico, liguei para lá para saber como resolver e eles dizem que primeiro terei de descutir com a empresa, só depois da discução por escrito, remeter para eles, e esperar...e esperar...e já sabem no que vai dar...em nada...já da anacom não obti esse resposta...veremos no que vai dar....

      Eliminar
    6. boas, Tiago Sousa, eu ja resolvi muita coisa com a deco contra a zon por perdas de velocidade. eles tiveram que dar a velocidade certa e um credito na factura. por isso aconselho vivamente pedir ajuda a deco quem nao for socio pode tambem pedir ajuda pelo custo de 10 euros

      Eliminar
  8. Carlos Cardoso20/4/12 09:21

    Bom dia amigos,

    Eu tenho o serviço 24Mb/1,5Mb incluído num pacote TV (antigo "Funtastic", salvo erro) e estou muito satisfeito com o serviço. Em relação à Net, tenho tido sempre a velocidade contratada salvo um ou outro caso isolado, portanto, nada a dizer.
    Ontem e nem de propósito, contratei o serviço ZON Iris de 100Mb/8Mb pelo mesmo preço que estava a pagar e vocês vêm-me com esta!

    Não estou a gostar...

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensas tu Carlos que estás a ter o serviço contratado. Experienta usar a net com o protocolo UDP (P2P) (utorret) e verás que na realidade não tens a velocidade contratada.

      Eliminar
    2. Jóni, houve uma altura (ainda eu era cliente ZON) que o simples facto de se fazer tráfego UDP abrandava tudo. Até o TCP. Agora tenho MEO, que tb já começou a fazer traffic shapping ao UDP na minha zona. Só de madrugada tenho boas velocidades nisso.

      Os ISPs têm de poder gerir as suas redes, fazer algum traffic shapping. Agora dar prioridade absoluta ao TCP e meter o UDP nas couves... enfim... Era capaz de ser melhor abrandar tudo, todos os protocolos, quando a zona estivesse saturada. Creio que a Comcast nos EUA (o primeiro ISP a limitar bittorrent) acabou por ser obrigada a algo deste género pelo regulador. Por cá, a ANACOM parece que não quer saber.

      Cortar o tráfego UDP nem lhes resolve grande coisa. O pessoal foge para serviços de download via TCP e acaba por fazer o mesmo tráfego.

      Eliminar
    3. Vale a muito a pena fugir, imagina o trafego que eles poupam usando estes metodos...a meo faz traffic shaping somente em banda larga, nos pacotes fibra já não acontece isso pois os novos contratos já vem com um limite de 600G...e por isso não usam esse metodo, sei disso pois contactei a meo para me informar...e eles tem conhecimento que a zon utiliza esse método.

      Já a anacom, está informada que a zon comete esse acto "ilegal" com os seus clientes, pois já tem diversas reclamações mas nada em especifico, neste caso eu estive a falar com eles e irei elaborar uma reclamação especificando todos os factos. E assim poderão fazer alguma coisa. Pelo que o técnico da anacom me informou todas as reclamações são devidamente vistas e revistas, e que se a reclamação for bem elabora, a minha reclamação não será em vão.

      Eliminar
    4. Jóni, poupam tráfego de upload por limitarem os P2P. De resto, pelo menos comigo, não poupam.

      Eu tenho MEO Fibra e tenho traffic shapping nos torrents durante o dia. Há quem não tenha, tal como há gente com ZON que diz também não ter, depende da zona. Eu ao início tb não tinha. Recentemente voltei a instalar utorrent para sacar uma coisita e pimbas. Lá estava o TS que eu pensava ser exclusivo da ZON.

      PS: Que raio de cabo sata é esse que falas? Só conheço o SATA de ligar discos nos PC. Um amigo que trabalhou na zon tb desconhece. Muito menos cabos que derretam com excesso de tráfego (era preciso uma corrente eléctrica louca). E coaxial escreve-se assim :)

      Eliminar
    5. Dá-se nome ao cabo coaxial, cabo sata também...pelo menos aqui na minha zona, quando aos erros de português não ligues...é uma forma de escrever e não rever o que escrevi. Pois se reparares é um simples cabo de antena...aqui na zona nem chamam cabo coaxial, e sim cabo sata...não será por esta confusão do portugues que se irão resolver os problemas de certeza....lol...Isso é o que menos me preocupa...mas que estou a ser roubado, isso sim preocupa-me!

      Eliminar
    6. Quanto ao cabo derreter, pela informação de quem me está a apoiar nesta reclamação o cabo tem um limite maximo de 400mbps, a cima disso a propria "corrente" que o cabo trás até casa do cliente causa tal aquecimento que a infra-estrutura não aguenta...e cede...penso que é assim pelo que me foi explicado...mas se quiseres que me informe ao promenor diz...que escrevo-te uma resposta completa e bem elaborada...lol...mas penso que não será necessário...alguma coisa diz...!

      Eliminar
    7. Jóni, acabo de te mandar uma resposta no G+ para não encher aqui o blog do Carlos com um testamento. https://plus.google.com/u/0/111097426968446299927/posts/J3RX9b8KqUB

      Fica aqui um resumo. Estive a pesquisar e que um cabo coaxial só consiga transmitir 400mbps é completamente falso.

      Pela norma DOCSIS 3.0 um cabo coaxial pode transmitir sinais RF (rádio frequência) até aos 1000MHz, divididos em "canais" de 8MHz no sistema PAL europeu. Dá à vontade para mais de 100 canais. Num só canal dá para transmitir 50Mbit/s (já limpos de overhead do protocolo) em downstream, sendo possível agregar vários canais para conseguir velocidades superiores com um só cable modem. Isto dá um máximo teórico superior a 5Gbit/s de download!

      Claro que a maioria dos canais downstream estão ocupados com TV. Pelas minhas contas a ZON estará a usar no máximo 72 canais com TV (analógica e digital).

      Mesmo que a infraestrutura da ZON ainda esteja limitada a 850MHz, ainda devem sobrar uns 8 canais para transmissão de dados, o q dá os tais 400mbps. Mas isto é o pior cenário possível e não um limite teórico. A ZON pode sempre desligar mais canais analógicos e/ou actualizar os amplificadores da sua rede para 1000MHz.

      E sim, esses 400mbps são partilhados por todos os clientes ligados pelo mesmo cabo coaxial (por exemplo todos os moradores de um mesmo prédio).

      Mas não é simplemente meter fibra no lacete final que resolve o problema do traffic shapping, se o resto da infrastrutura não aguentar. O MEO está a provar isso mesmo. Também já está a fazer TS nalgumas zonas. Talvez esteja a ser vítima do seu próprio sucesso.

      Eliminar
    8. Dá-me um ou dois dias para te poder responder, irei-me informar com a pessoa que me forneceu a informação e depois postarei aqui...depois passa cá!...

      Eliminar
    9. Existem diversos tipos de cabos coaxiais.

      E2: 8,448 Mbps.
      E3: 34,368 Mbps.
      E4: 139,264 Mbps.
      E5: 565,148 Mbps. (maximo)

      A zon usa o cabo coaxial E5, com o máximo de capacidade 565mbps...retiranto o sinal que os cabos trazem para todas as televisões da rede onde estou ligado...devem sobrar esses tais 400 Mbits...digo eu...Tudo o que falei foi-me explicado por um amigo meu que é tecnico de redes...é a vida dele...suponho que sabe o que está a dizer pois transmite bastante conhecimento...mas como disse espera até conseguir falar com ele que ele explica-me passo a passo...e depois postarei uma resposta mais concisa que esta...mas pode-mos já partir do principio que vendo os limites temos os nosso calculos feitos.

      Eliminar
    10. Jóni, estás a fazer confusão. Isso são padrões (e velocidades) de linhas telefónicas. São o equivalente europeu das linhas T1, T2, T3, etc, americanas.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/E1
      http://manuel-ricardo.blogspot.pt/2011/05/transmissao-digital-multiplexacao.html
      http://www.ptws.net/suporte/knowledgebase.php?action=displayarticle&id=9

      E quanto aos limites do cabo coaxial, até há equipamentos HomePNA capazes de meter ethernet gigabit em cabo coaxial: http://www.suttleonline.com/catalog/homepna-coax-gige-adapter.html

      Eliminar
    11. Como eu te disse anteriormente, deixa-me falar com a pessoa que me de as indicações para enfrentar zon e depois poderei dizer-te alguma coisa...pois isso não é a minha área...quando ele me explicar o porquê de me dizer isso eu posto aqui...pois de cabos não percebo nada...deixa-me falar com ele, depois digo algo mal tenho alguma coisa...até podes ter razão...dá-me hoje e amanhã que já te digo alguma coisa!...lol

      Eliminar
    12. Bem amigo estive a falar com um meu colega o que ele me disse é que existem diversos tipos de expressura de cabo tendo dois condutores, e o cabo que a zon usa pode aguentar 600mbps mas estrá a danificar a infraestrutura...outra coisa que ele me disse que mesmo que a zon quisesse não poderia ter essa velocidade pois não tem condições em termos de ISP para tal...e explicou-me umas cenas que não percebi nada...resumindo se ele disse isso é pk tem razão..lol...

      Eliminar
  9. Ha uns anos atrás...também fiz o mesmo protesto do que tu. Deram-me respostas robô.
    Nem um dia dei para rescindir contrato com eles, a única forma que vão aprender (zon) é se preferem clientes a torto e direito.
    Para quem não consiga rescindir contrato...investiguem no google...há formas para quebrar fáceis mesmo dentro de fidelização. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o meu objectivo não é rescindir o contrato, é mesmo resolver a situação, impossivel de resolver e fazer com que a empresa seja responsavel pelo que está a fazer neste caso com todos os lesados.

      Eliminar
  10. Muito bom Jóni, espero que este video abra os olhos para esta situação, que o Carlos também tem dado a conhecer.

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho contratado 8 Mbps e tenho alturas que nem 1. Isto Meo. Vivo numa localidade que sou o único cliente MEO. Que estupidez. Mal servido e pagar tanto.

    ResponderEliminar
  12. Eu adorava SAIR do DNS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não do DNS mas do servidor DNS da ZON...lol

      Eliminar
  13. Nunca esquecer que estamos a falar de serviços FIBRA, por em ADSL(Cobre) existem muitos problemas de atenuação e os próprios routers adaptam-se às condições da linha para manter a ligação estável, logo pode haver problemas, até problemas com chuva ou tempo quente alteram as características condutoras do cobre. Daí as empresas dizerem "até Xmb".
    Agora a FIBRA tem problemas de atenuação ao fim de centenas de kms e não é afectada por variações climáticas... pode sempre alguém cortar o cabo, mas aí do 100 aos 0 lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me quando digo, Fibra é quando esta entra dentro de casa e só aí passa para Ethernet (Rede LAN)...
      Se a fibra vai até ao bastidor ou caixa de distribuição da empresa e depois usa cobre até casa do cliente então tem problemas de atenuação na mesma.

      Eliminar
    2. O problema é que a ZON trabalha com cabos quacsiais, cabos sata, e não podem garantir mais do que 400bm na sua rede, caso contrario o cabo derrete com o aquecimento, para não acontecer isso eles usam este sistema de reduzir velocidades em hora de ponta...

      Eliminar
    3. Coaxiais. Cabos Coaxiais...

      Eliminar
    4. ahaha...mais um a implicar como escrevi coaxial...ahaha...não te preocupes com isso "Anónimo"...lol...isso é o menos...

      Eliminar
    5. por isso que a partir dos 360mb montam a fibra ate casa dito pela ZON

      Eliminar
  14. Isto é um monólogo... Queixem-se às companhias directamente e não ao pessoal do call center que não tem culpa nem competências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei...o meu objectivo não foi ser um monologo...mas que culpa tenho eu que a zon tenha supostamente equipas tecnicas formadas que não são capazes de ajudar os clientes nos problemas deles quando são questionados...lógico que terei de reclamar á companhia...ainda estou a elaborar a reclamação que depois irei postar aqui. Pelo que a anacom disse, foi para enviar a gravação original e o motivo da minha reclamação para eles, ao mesmo tempo reclamar na loja da zon mais proxima no livro de reclamações...

      Eliminar
  15. Olha muda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas??...sou roubado e calo-me...a sério, se todos os dias fosses roubado pela mesma pessoa, não gostarias de parar com essa situação...é isso que eu quero mais nada...então sabendo que não sou o unico a ser roubado não me custa nada tentar resolver alguma coisa...ou pelo menos tentar...Estamos neste blog a discutir a resolução de um problema, criticando-o...e chegas aqui e resolves a situação fugindo á situação...eu quando levo uma chapada dou outra, e não me escondo...funciona do mesmo genero...Desculpa a expressão...mas há tipo de comentarios que são desnecessários...

      Eliminar
  16. Joni, nao sejas xato... muda e pronto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas??...sou roubado e calo-me...a sério, se todos os dias fosses roubado pela mesma pessoa, não gostarias de parar com essa situação...é isso que eu quero mais nada...então sabendo que não sou o unico a ser roubado não me custa nada tentar resolver alguma coisa...ou pelo menos tentar...Estamos neste blog a discutir a resolução de um problema, criticando-o...e chegas aqui e resolves a situação fugindo á situação...eu quando levo uma chapada dou outra, e não me escondo...funciona do mesmo genero...Desculpa a expressão...mas há tipo de comentarios que são desnecessários...

      Eliminar
  17. Vejam o que pelo menos a falar é qualidade, e não o serviço ZON que muitos de nós tem, e entendam muitos a velocidade verdadeira da fibra:

    http://www.youtube.com/watch?v=cthAkOBeRk0

    ResponderEliminar
  18. Já agora, comparem a transparência da ZON com a da Virgin Media (operador de cabo inglês) quanto à gestão de tráfego:
    http://help.virginmedia.com/system/viewArticleB.jsp?uuid=BA5B4C67-5ECA-4D20-A5E6-08007F1D10E7

    Logo para começar admitem que fazem. Revelam os horários e os limites de tráfego dentro desse horário (que se atingidos implicam redução de 50% na velocidade), etc. A ANACOM devia obrigar os ISPs nacionais a preencher um formulário como aquele que está em baixo, e publicar essa informação para os consumidores poderem comparar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A zon até poderia fazer este traffic shaping legal, desde que estivesse no contrato já ninguém se iria chatear, o que me chateia é a pensar que iria ter uma coisa tenho outra!

      Eliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. O cabo não derrete se a velocidade de transmissão tentar ser superior ao rating do cabo. Simplesmente passa-se o mesmo fenómeno que num tubo de água de menor diâmetro. A velocidade da água não aumenta, logo o caudal diminui.
    Quanto mais caudal eles cortarem aos clientes mais clientes conseguem servir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvido que a certa altura 400mbps fosse o limite absoluto para cabo coaxial. Afinal, já foi 10mbps, via Ethernet, e a distâncias relativamente curtas (ainda cheguei a ver placas de rede com ligação coaxial). E talvez nessa altura, para enviar mais de 400mbps, fosse preciso usar frequências na ordem dos vários gigahertz, e os cabos derretessem. Não sei. Estou a especular, mas uma coisa que descobri é que quanto maior a frequência maior a atenuação do sinal segundo a distância. Logo é preciso maior potência inicial e/ou cabos melhores. Ver a figura III nesta página:
      http://www.standard-wire.com/coax_cable_theory_and_application.html

      Actualmente porém é possível ultrapassar os 400mbps, usando as tradicionais frequências até 850MHz, quanto mais com o "upgrade" para 1000MHz. Eventualmente será preciso um pequeno aumento de potência visto que as modulações QAM superiores, como a 256-QAM que permite os tais 50mbps por cada canal de 8MHz, são mais suscetíveis ao ruído. É preciso uma SNR (relação sinal/ruído) melhor. Mas tanto quanto percebi isso tem sido resolvido ao nível dos equipamentos, filtros, etc, que actualmente lidam melhor com o ruído.

      Eliminar
  21. Jóni eu fico a aguardar por um novo desenrolar da historia. Pois eu estou bastante insatisfeito com o serviço da ZON

    ResponderEliminar
  22. Jóni vai dando notícias. Também fui vítima da pua (500gb) . A minha gestora de conta disse que a Pua é uma medida imposta pela Anacom para todas as operadoras. Gostava de saber se isso é verdade ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso...oh...eles são é uns ladrões com muito estilo...lol..ahaha...vou dizendo alguma coisa quando tiver noticias!

      Eliminar
  23. sofro da mesma novela farto de me keixar tenho k ficar kom este serviço pk nao tenho fibra da meo na minha zona :((( tou farto disto

    ResponderEliminar
  24. O pessoal queixa-se da zon e vendo toda a situação revelada pelo Carlos que eu acredito 100%. A mim aconteceu uma situação e parecida mas na cabovisão que foi resolvida porque eu insisti com os conhecimentos que tenho e até "os humilhei", e acreditem malta se estivesse ao meu alcance financeiro teria uma empresa que com advogados a trabalhar online etc destruía este marketing enganador e/ou obrigava-os a corrigir as falhas/incapacidade que têm em quase todos os níveis, desde os noobs no atendimento, ligações no terreno etc, é claro que respeito o trabalho de cada funcionário mas não respeito nem aceito a mentira.

    ResponderEliminar
  25. Tenho aqui a dar a dica de que pela MEO não tenho tido qualquer problema desde que coloquei (isto MEO FIBRA atenção! em que tenho fibra até ao terminal que está exactamente por baixo do meu televisor e ao lado da box), 50Mb "prometidos", 50Mb cumpridos... velocidades de download e upload exactamente como prometido pelo contracto. Algo que não acontecia antes de colocarem fibra dentro de minha casa, dado que apenas há pouco tempo vieram meter nos postes daqui da zona...


    De qualquer das maneiras, o meu irmão tem Zon Iris em casa dele, e por incrível que pareça, a "pseudo" fibra que a Zon lhe colocou em casa, consegue exactamente os 60Mb que o contrato lhe prometeu, por isso tenho apenas a expressar que é realemente uma pena que nem todos os clientes possam ter a sorte que pelos vistos ele tem ao ter aquilo que lhe foi prometido!...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo1/5/12 16:56

    Meus Amigos,
    A Zon continua com os 530gb antes de uma pessoa entrar em PUA.
    Eu tenho fibra a 120mb e devido a um problema existente na rede da zon que o router quando lhe dá na cabeça,reinicia-se 2 ou 3 vezes ate ficar novamente estável.
    Este problema já sucede a 2 meses e claro telefonemas muitos resolução nem vê-la.
    Conclusão não foi difícil chegar aos 530gb visto que perdi a conta as vezes que tive começar novamente a fazer download do mesmo ficheiro.

    ResponderEliminar
  27. André C1/5/12 20:38

    Pá, tu fazes aí uma confusão nessa chamada e mesmo nos comments que fazes aqui, tens mesmo de esclarecer essas ideias, não é só dizer umas palavras técnicas e achar que se está a falar bem.

    Quando falas em protocolo HTTP isso não faz sentido nenhum, o que tu queres dizer é o protocolo TCP! O protocolo HTTP nem sequer faz parte da mesma camada que o TCP e o UDP, é uma grande salada de frutas que misturas aí quando dizes isso.

    O que a ZON (e outras) fazem com o traffic shaping é limitar o protocolo UDP, e mesmo dentro do UDP creio que só o façam para dados P2P porque se usares o Youtube ou o Skype por exemplo consegues as velocidades contratadas e estás a usar o protocolo UDP na mesma.

    Depois quando dizes que está tudo bem se 'estiveres dentro do DNS da zon' isso também não faz sentido nenhum, tu podes usar os servidores de DNS que te apetecer, podes usar o OpenDNS até e não tens traffic shaping nenhum, o DNS só faz a ligação entre URL»IP_server mais nada, por isso não sei de onde vem essa ideia.

    Tendo dito isto, sofro bastante com o traffic shaping da zon, ainda agora tenho fibra100 e estou a sacar um torrent cheio de sementes e não passa dos 70Kb (certinhos). Se esperar até madrugada isto sobe num instante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem amigo, eu sou professor de música e não "informatico"...antes de ligar, informei-me com um amigo meu que é tecnico de redes, e explicou-me como as coisas funcionavam, e aí percebi que estava a ser roubado...pois não compreendia as velocidades lentas...tentei reclamar da melhor forma que compreendi apesar de saber que disse alguns erros...lol...mas pelo menos não faço como quase toda a gente que está calada...

      Eliminar
  28. Anónimo4/5/12 17:10

    So posso aplaudir o Joni pela sua luta contra essa "Mafia" ,que acham que os clientes são todos incultos e burros em informática e redes Internet, dando-se o direito ou pensam que podem lucrar abusivamente e recebem dinheiro INDEVIDAMENTE sem prestar o serviço que esta escrito nos contratos.

    So tenho pena que quem devia actuar neste caso a ANACOM anda olhar para o lado e pouca faz.

    São as pessoas como o Joni e outras que vão progredir e vão por estas empresas de comunicações na linha.O pior que podem fazer é desistir ou rescindir o vossos contrato ,porque para eles tanto faz, porque há mais alguns para enganar. Força na tua luta Joni!!!

    ResponderEliminar
  29. Bem amigo Carlos Martins, e outros companheiros daqui fala o músico que gravou a chamada...tudo começou com o notar das quebras de velocidade...nnca percebi nada disto...e quando vi este blog, resolvi tentar pesquisar o maximo, contar pessoas para entender tudo correctamente e hoje sim percebo um bocadinho mais de quando fiz aquela chamada...apesar de não compreender certas coisas...lol...mas faço o que posso graças ao apoio do meu amigo Carlos Martins divulgando toda esta telenovela...

    Continuando ontem dia 03/05/2012 fui á loja zon e foram 4 paginas no livro de reclamações vermelhinho que depois de digitalizar irei postar aqui...resolvi também reclamar para o eusoucliente, poderão seguir através deste link a reclamação e se puderem dar um apoio, agradecia imenso.

    Aqui está o link:
    http://www.eusoucliente.com/reclamacoes/abuso-2176

    Um abraço pessoal mal elabore por completo a reclamação a anacom postarei aqui para todos terem conhecimento.
    Agora é assim posso não ser um craque em informatica, posso não ser o Deus da linguagem informatica, mas sei que estou a ser roubado, e já compreendi como e porquê...e isso interessa...portanto valos lá continuar com isto para a frente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já viram o que está a acontecer ninguém responde á minha situação...!...lol...entretanto o "suposto" tecnico da zon ficou em dar noticias...já resolveu outros casos e o meu não respondeu mais!...lol...como isto é!

      Eliminar
  30. André C4/5/12 20:35

    Válter,

    Não te adianta reclamar com operadores de callcenter, ou em sites de reclamações online ou outros que tais porque vais estar sempre a lidar com empregados de muito baixo nível hierárquico e sem nenhum poder de decisão.

    Se queres realmente ter uma informação decente, ou ver alguma coisa mudada não vale a pena perderes tempo com esses empregados. Tens de falar com um nível hierárquico superior.

    E porque a Zon tem mais do que fazer do que andar a passar chamadas de clientes para os gestores e engenheiros responsáveis a única verdadeira maneira de ter contacto com eles é: ou pela ANACOM, ou em tribunal, caso contrário não vão perder tempo contigo.

    Relativamente aos protocolos, existem 2 protocolos principais de transporte: o TCP, e o UDP. Não mistures o HTTP porque se queres ser levado a sério por alguém com formação técnica tens de ser capaz de falar a mesma 'língua' que eles.

    O TCP é está relacionado principalmente com as páginas Web (HTTP) e downloads 'normais'. O UDP é o protocolo para vídeos de youtube por exemplo (aí não tens traffic shaping!). Portanto o problema está quando usas P2P (torrents principalmente) e torrents é protocolo UDP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado andré por mais uma explicação...fico agradecido!...

      Eliminar
  31. Anónimo8/5/12 20:45

    Quais são as novidades ?

    ResponderEliminar
  32. Daqui a pouco já posto as novidades...

    ResponderEliminar
  33. Como mencionei anteriormente apresentei queixa no livro de reclamações na loja da zon e já devo ter recebido 500 mil chamadas deles...a baixo a reclamação feita:

    Parte1:
    http://img801.imageshack.us/img801/3492/parte1ap.png

    Parte2:
    http://img839.imageshack.us/img839/2731/parte2k.png

    Parte3:
    http://img221.imageshack.us/img221/1158/parte3co.png

    Parte4:
    http://img823.imageshack.us/img823/4426/parte4v.png

    Peço desculpa a qualidade da imagem mas não consegui fazer melhor, dá para entender alguma coisa se copiarem a imagem e aproximarem.

    Moral da história no dia seguinte á reclamação acabou o Traffic Shaping, meus senhores tenho o prazer de informar que neste momento seja hora de ponta ou não em minha casa não há traffic shaping...tenho sempre a velocidade contratada...

    Mais conto que ainda não acabou...pois as reclamações estão feitas e irão continuar...pois liguei para a anacom hoje e disseram-me que já tem conhecimento da situação, e que a zon já foi avisada á cerca de um ano devido a esta situação no qual foi multada devido a esta pratica, entretanto começaram a reclamar novamente e pela informação da anacom irão dar o devido encaminhamento á situação pois pelo que me disseram a zon está novamente a publicar publicidade enganosa, e não estão a cumprir o contrato nem os requesitos minimos com os clientes.

    Como sei que provavelmente daqui a uns tempos irão praticar novamente o ts em minha casa, decidi não parar e ainda hoje a pedido da operadora da anacom irei completar a minha nova reclamação mas agora directamente para eles, no qual me foi pedido a gravação original da chamada e todos os meus dados...

    Amigos, isto é para provar aqueles todos comentarios que apaguei no video a dizer que não vale a pena reclamar etc etc...provo hoje que sim vale a pena reclamar, pois neste momento tenho o meu serviço e vocês senhores que não reclamaram e ainda vieram meter "nojo" estão a levar com o ts em cima.

    Portanto irei dar novidades visto que tenho ainda em espera resposta da reclamação da ZON, resposta da reclamação da Anacom referente há minha reclamação da ZON, resposta no eusoucliente, e aguardo resposta de hoje a reclamação que irá ser feita para a anacom a pedido deles.

    E mais digo meus amigos, posso não ser um tecnico de redes, posso não ser aquele tipo de pessoa que não entende 100% do assunto, peço desculpa pelos erros tecnicos na chamada cometido e mesmo nesta reclamação. O que interessa é que consegui explicar-me por palavras minhas e fiz-me entender e neste momento tenho as coisas "resolvidas" sem ninguém me dizer..."hei, já resolvemos o teu problema"...

    Bem quando tiver mais noticias dou...escuso comentários desnecessários!...
    E sem dúvida o meu muito obrigado ao meu amigo Carlos Martins que tomou por iniciativa propria divulgar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PARABÉNS!!!

      Acreditar sempre, se os trafulhas com 2 dedos de testa se safam, os honestos tbm o vão conseguir!

      Eliminar
  34. Hoje até ao final do dia irei postar aqui a reclamação para a anacom...abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Anacom só vê $ e não é o dos clientes... é o das operadoras...

      Eliminar
    2. Olha que talvez não...eles disseram-me que ja estão a interagir com a empresa, para resolver a situação!

      Eliminar
  35. Como prometido deixo a baixo a reclamação feita á "anacom":


    Jóni ****** ** ********
    **** da ******** nº* / 1º
    3***-2**
    *******
    Telefone - +35191*******
    nºCliente - C83*******
    BI - 1*******
    NIF - 2********

    Boa tarde venho escrever-vos a reclamar da operadora ZON TV CABO PORTUGAL SA

    É o seguinte irei começar desde o principio, pois é uma história muito longa.

    No dia 20 de Março de 2012, após ter visto a publicidade enganosa da "ZON", resolvi pedir que me contactassem para ter informações sobre o "produto", neste caso o pacote que hoje tenho instalado de 120mb contratuais de download e 8mb de upload. Não houve contrato escrito mas sim um contrato verbal em que me foi mencionado simplesmente isto. Eu todo contente com estas condições nem pensei duas vezes, aderi logo.

    Todo contente com a situação lá comecei eu a dar uso á minha internet até que...após umas duas semanas "PUM"...
    Cortes e cortes de Internet...Liguei para a linha de apoio tecnico a saber porquê no qual nunca me souberam explicar após "mil e uma" chamadas...até que comecei a pesquisar e descobri o nome técnico "Traffic Shaping".

    Comecei então a ler o contrato e a enfrentar a empresa com a situação em que simplesmente se defendiam com priorizações de protocolos, então aí rebentou e começou a história a sério no qual irei mencionar a baixo o motivo da minha reclamação.

    ResponderEliminar
  36. Reclamação:

    Após ler o contrato da "ZON" que não assinei, e nem me ter sido mencionado algum tipo de condições gerais, ter pedido o meu contrato verbal para o ouvir, e obter a informação da parte da "ZON" que não tem o meu contrato verbal, pois as chamadas são gravadas aleatoriamente, ter reclamado vezes sem conta para a operadora, ligando para as equipas técnicas mencionando o meu problema, fazer todos os testes indicados pelos operadores e nenhum dar correcção ao meu problema resolvi reclamar a alguém que penso que poderá fazer bem mais que eu, visto eu ser uma agulha no palheiro.
    O que acontece é o seguinte a Internet funciona através de protocolos, UDP e TCP"http", o que acontece é o seguinte a empresa "ZON" acha-se no direito de intervir na ligação do cliente, a que ele paga ao final do mês, e diminuir-lhe a velocidade drasticamente sempre que lhe apetece ou convém, resumidamente a "ZON" pratica o sistema "Traffic Shaping" aos seus clientes bloqueado certos protocolos como por exemplo o mais afectado o protocolo UDP, reduzindo a velocidade por vezes a 95% ,tanto em download como upload, mas também é praticado esse Traffic Shaping por vezes no protocolo TCP. O que quando aderi á ZON aquela senhora simpática que me explicou o que tinha direito não me avisou. Resumindo em toda a comunicação social a ZON passa uma grande publicidade enganosa...pois não existem 120mb de download e 8mb de upload para ninguém, pelo menos permanentes.

    ResponderEliminar
  37. Eu pergunto-me que autoridade tem a ZON de intervir na ligação que um cliente que paga ao final do mês, bloqueando-lhe as velocidades nestes protocolos. Nada disso vem mencionado no contrato, simplesmente é uma forma de arrecadar milhões, o que não pode ser assim. Contratei um serviço de Internet completo e não em part-time para só funcionar em certas partes do dia, resumindo é um serviço nocturno pois todos os seus clientes só tem a sua velocidade contratada de madrugada. Li o contrato diversas vezes e nada diz no contrato que a zon tem a permissao de reduzir a velocidade ao cliente quando quiser. Penso que este traffic shaping acontece devido á sua infra-estrutura não aguentar com todos os contratos que tem, e assim vêem-se obrigados a diminuir a velocidade para conseguirem ter o serviço activo para todos os clientes. O que eu não tenho nada a ver com isso, a ZON é uma empresa que presta serviços, no qual eu quando aderi contratei um serviço completo como podem verificar no contrato que envio em anexo neste email, e não é o que acontece pois tenho um serviço ilimitado cheio de limitações que não vêem no contrato, com 120mb de download e 8mb de upload que só posso usar de madrugada e nem sempre. A isto chama-se um roubo em primeira pessoa, neste caso a mim.

    Após "mil e uma" reclamações, a ZON teve a "lata" de me dizer que os clientes estão abrangidos numa politica de utilização razuavel mencionada no contrato no anexo 2, no ponto 3.1, o que por incrivel achei piada perguntando se estava abrangido nessa politica de utilização, no qual me dizem que não. Resumidamente a ZON não cumpre, não fornecendo a velocidade contratada a todos os seus clientes em Portugal, ou então neste caso só dando a velocidade num período nocturno ou com menos congestionamento de tráfego. Para além de aplicarem o sistema ilegal "traffic shaping", digo ilegal pois é um roubo visto este sistema estar programado nos servidores da Zon, o que lhes permite monitorizar todas as ligações podendo bloqueá-las.

    Mesmo sabendo de todo o esquema aplicado por esta empresa milionaria, que o que quer é ter clientes, mesmo não tendo condições para lhes prestar os serviços contratados, e que ninguém faz nada contra eles pois provavelmente um advogado deles ganha num mês o que eu ganho num ano, entre conhecimentos, o que nem vale a pena comentar...Resolvi calar-me sempre até hoje que já não bastava reduzirem-me a internet no protocolo UDP, hoje reduziram-me todo o tipo de ligações e protocolos incluindo o TCP"http" que a ZON diz ser o protocolo proritario, pois numa internet contratada de 1MB de upload tinha um upload de 200kbps o que eu vejo literalmente que estão a brincar comigo e com o meu dinheiro pois já nem nos protocolos prioritários impostos por eles verbalmente e não no contrato cumprem.

    Resolvi então ligar novamente para a operadora, pedindo para falar com a linha "mais tecnica" da zon, pois normalmente eu ligo, atende-me um operador que passa para uma equipa tecnica, e que essa equipa tecnica passa para outra, resumindo já tive o cumulo de me passarem 5 vezes a chamada para equipas técnicas superiores. O que após estar em conversa com o técnico do call center que a zon contrata para atender os seus clientes, fazendo testes e testes, mudámos frequências do router, fizemos o possível e o impossível para resolver a situação, até que o técnico desistiu dizendo que fez tudo o que tinha ao seu alcance, que já não poderia fazer mais nada, sendo obrigado a desligar a chamada pois não me conseguia ajudar, indicando-me para fazer uma reclamação à Zon por escrito, como já sei que essas reclamações são respondidas como se fossem maquinas nunca dando razão ao cliente resolvi reclamar à única entidade que poderá fazer algo.

    Neste momento tenho uma velocidade miserável de upload permanente e de download e ninguém resolve, nem a própria zon consegue resolver.

    ResponderEliminar
  38. continuação...

    Em anexo envio uma chamada gravada por mim, em que informo a operadora que está a ser gravada em que a operadora confessa usar o sistema traffic shaping. Para os técnicos que vão ouvir a chamada gostaria de informar que quando me refiro a cabo "sata" na chamada áudio queria-me referir ao cabo coaxial usado pela zon. Essa chamada foi gravada ainda eu tinha pouco conhecimento sobre a situação e portanto ter alguns erros técnicos, mas penso que a cima explico perfeitamente bem o que está a acontecer e a chamada dá bem para explicar toda a situação.

    Para terminar peço por tudo que vocês a unica entidade capaz de resolver a situação, sendo vocês seres humanos e não maquinas que resolvam este roubo, chega de empresas com lucros incríveis continuarem a roubar o pobre povo português, façam alguma coisa. Pela informação que tenho quando vos contactei a ultima vez disseram-me que já tinham diversas reclamações sobre o mesmo assunto, que esta reclamação não seja em vão e que façam alguma coisa para impedir este roubo, o cliente pretende um serviço completo e não em part-time, que funcione correctamente e não com cortes constantes durante o dia.

    Outro ponto que gostava de frisar e que gostaria que vocês analisem, é que a zon para alem desta pratica com os seus clientes, também através do seu ZON HUB o router "maravilhoso" da haway que só dá problemas, conseguem ter acesso a todo o tipo de ligações que o cliente tem, sabendo até ao certo quantas ligações estão activas e provenientes de onde, permitindo até um técnico entrar no nosso router, o que considero invasão de privacidade não o técnico ter acesso ao router mas sim a zon ter acesso ás ligações do cliente, pois entendo que esses controlos devem ser feito a mandato judicial para controlo das ligações de um cliente por certa e determida ilegalidade e não permanentemente como eles fazem. Mas não irei por este ponto, pois o que me interessa é que resolvam a situação a cima descrita.

    O meu muito obrigado, irei aguardar uma resposta da vossa parte.
    Cumprimentos
    Jóni ****** ** ********

    P.S. Verifiquem neste link a telenovela "zon" que também é falada
    Parte - 1
    http://abertoatedemadrugada.com/2010/03/traffic-shaping-na-zon-carta-aberta.html

    Parte - 2
    http://abertoatedemadrugada.com/2012/04/traffic-shaping-na-zon-o-desespero.html

    P.S. Informo também uma reclamação no "http://www.eusoucliente.com/" que nunca foi respondida-
    http://www.eusoucliente.com/reclamacoes/abuso-2176

    ResponderEliminar
  39. vou arranjar tempo e fazer o mesmo .. senão mudo para uma net móvel(mudo nada, mas claro considero em mudar o tarifário para um tarifário que se adeque à velocidade que a zon me dá LOL 1Mb(100KB) de download) .. aí o operador quer é que se gaste o trafego o mais rapido possivel ...

    ResponderEliminar
  40. Tenho pena não teres publicado o meu último comentário Jóni :((

    Atenção que as operadoras moveis tambem estão a fazer "traffic shaping" com a dita "PUR" politica de utilização responsável imposta pelas três operadoras moveis TMN,Optimus e Vodafone que diz o seguinte:

    " Para garantir uma elevada qualidade de serviço a todos os clientes, sempre que a tmn verifique a ocorrência de situações suscetíveis de ter impacto negativo no nível de qualidade dos serviços prestados sobre a rede poderá aplicar uma política de utilização responsável a todos os clientes que excedam quinze GB de utilização no decurso de um mês, reduzindo a sua velocidade até ao final desse mês para cento e vinte e oito kbps."

    Isto aplica-se as Bandas Larga Ilimitada moveis (que não é nada banda larga só até 15GB depois "traffic shaping" para 128Kbps algo imperdoável)

    Petição: https://www.facebook.com/peticaopur

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou eu que aprovo os comentários...Não sou o administrador do blog...O administrador é o user Carlos Martins, ele é que faz a aprovação dos comentários...

      Eliminar
    2. Meus amigos já obtive a resposta da parte da zon, vão ver a ridicula resposta que me deram...mais logo posto aqui...

      Eliminar
    3. Não tinha aqui nenhum comentário "por moderar"... Como bem sabem, não sou apologista da censura! :)

      Eliminar
    4. Estranho, não compreendo o porquê do rapaz ter dito aquilo!

      Eliminar
  41. Eu por mim fazia uma cartinha aos senhores a dizer que iria fazer o meu próprio crédit shaping, ou seja sempre que me cortassem banda, cortava-lhes o pagamento. ;) Se todos reclamarmos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahha...gostava de ver isso...uma grande barracada!...ahah

      Eliminar
    2. Peço desculpa ainda não ter postado a resposta da zon á minha reclamação...mas eu trabalho ao fim de semana o que me foi impossível, amanhã vou ver se arranjo tempo e posto aqui para toda a gente ver o ridículo da resposta da parte deles...!

      P.S: Pararam de praticar TS, mas foi só na semana da reclamação...continuou novamente e como eu sou muito chato e só trabalho ao fim de semana...esta semana vou-lhes fazer a vida negra...aha...

      Abraço pessoal!

      Eliminar
  42. estou com o mesmo problema inventam e inventam e nada resolvem falta so mais 10meses pa acabar o meu contrato..para que ter uma internet de 100mb visto que so posso ver paginas http e videos no youtube pk para o resto ta tdo limitado seja em software ou websites que usem o protocolo udp..tais como soundcloud..puttlocker zippyshare e mtos outros.. das 9h da manha as 2h da manha e ts a força toda em tcp e no p2p e das 17h as 3h da manha

    http://www.eusoucliente.com/reclamacoes/limitacao-de-velocidades-no-protocolo-udp-e-tcp-2234

    ResponderEliminar
  43. Sinceramente não sinto esse tipo de problemas no uso do protocolo UDP. Ontem fui ao isohunt e saquei a 2 MB. Talvez tenha sorte na zona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende da hora a que usas-te Blogas...tudo depende da hora...mas se só sacas-te a 2MB quer dizer que estavas a usar uma velocidade de 16.77mbps.

      Visto por aí se tens uma net de 100mbps só estás a usar 16mbps...
      Mesmo que tenhas 30mbps no teu pacote, continuas com o mesmo problema só usas 16mbps...estás constantemente a ser roubado mas subtilmente...lol

      Eliminar
    2. Bem amigos como prometido posto a baixo o link da resposta da ZON á minha reclamação feita no eusoucliente.com, a esta reclamação:
      http://www.eusoucliente.com/reclamacoes/abuso-2176

      http://www.eusoucliente.com/reclamacoes/continuacao-abuso-2200

      Visto não me conseguirem esclarecer por telefone resolveram-me dar uma resposta ridícula por carta, poderão confirmar aqui nos link's a baixo a carta redigida por eles:

      Pag1:
      http://img641.imageshack.us/img641/5853/cartazon.png

      Pag2:
      http://img690.imageshack.us/img690/7006/zon2.png

      Lógico que depois de uma resposta destas não me irei calar...e irei responder á letra...
      Mal elabore a resposta á mesma irei postar aqui.
      Cumprimentos a todos.

      P.S: Esta carta destina-se á resposta da reclamção no "eusoucliente" pois em resposta ás 4 paginas preenchidas no livro de raclamações na loja da ZON, ainda está para chegar a resposta por escrito.
      Pessoal pouco a pouco iremos vencer.

      A anacom já me deu razão e diz que está a entrar em contacto com a empresa para resolver a situação...mal tenha novidades vou postando!

      Eliminar
    3. Ok, percebido. Estou como tu a ser roubado à fartazana

      Eliminar
    4. Foi mesmo resposta da treta a ver se o assunto fica esquecido

      Eliminar
    5. ahha...já lhes respondi...vê a baixo o link:

      http://www.eusoucliente.com/reclamacoes/traffic-shaping-2250

      Eliminar
  44. Boas,

    Como fazes para calcular a tua velocidade real usando a tua velocidade de download?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Utilizas uma aplicação Utorrent ou Btnext...e confirmas...para confirmar o upload é facil, crias um torrent, e enias a um amigo teu e dizes para ele fazer download do torrent assim confirmas a tua velocidade maxima de upload...e podes ir controlando...eu como sou uploader do Btnext confirmo sempre pois sou sempre o unico a enviar para muitas pessoas...quanto á velocidade de download...terás de procurar um torrent com muitos seedr's...mas reais e fazer download vendo a velocidade maxima atingivel...mas á outras formas...lol...esta é a mais simples!...

      Eliminar
  45. Boas Jóni!

    A ZON está mesmo a abusar, depois de tentar mil e uma coisas aqui em casa para ter velocidade razoável, descobri a tua SAGA! E sem dúvida sofro do mesmo mal!
    Um exemplo básico, facebook abro as janelas que quiser, se tento abrir dois ou três jornais online, fico a ver navios!
    Acho que vou começar uma saga como a tua nos meus tempos livres!!
    E se tiveres algumas dicas a dar eu agradeço!!

    Abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha lê toda a telenovela que o nosso amigo Carlos Martins começou...começa a ver desde inicio...vê as reclamações e irás compreender o que acontece...

      Eliminar
  46. Boas amigos, como disse já tenho novidades...
    Entretando já respondi á carta que me enviaram. Visto ter sido enviado através de uma reclamação no eusoucliente, respondi para lá. Poderão seguir o testamento neste link:

    http://www.eusoucliente.com/reclamacoes/traffic-shaping-2250

    Aqui está a resposta á carta que me mandaram...ainda estou a aguardar mais uma carta da reclamação feita em loja no livro de reclamações. Mal a tenha postarei aqui para toda a gente acompanhar a situação!

    ResponderEliminar
  47. Mas porque estas operadora andam a roubar o pessoal e reduzem a velocidade isto tem haver com a situação economica do País, o que realmente esta por de traz disto?

    Mais consumo há na rede mais as operadoras tem que pagar aos seus serviços exteriores, com servidores etc.

    Ou a rede não esta bem elaborada ;

    Qual a verdadeira razão ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdadeira razão é simples. Vender gato por lebre. Perfiro muito mais ter menos megas de velociade e ser real do que ter quilhões de megas e provavelmente nem estou a usar metade.

      Eliminar
    2. Isto é tudo um controlo de custos...quando menos internet fornecerem aos clientes menos pagam...

      Eliminar
  48. se houver alguma petiçao on line contar este tipo de roubos assinarei por baixo de imediato,sou novo aqui mas tambem estou a ser vitima desse problema a 1 semama,ja corri tudo ameacei rescisoes agora vou avançar para a anaco e para o livro de reclamaçoes e como o meu contrato acaba dentro de 3 meses se calhar a te o rescindo antes!!

    ResponderEliminar
  49. nao vale a pena fazer nada disto pk nao vai dar em nada tenho o mesmo problema que tu eu e milhares de utlizadores desta operadora (zon)..andei 1 ano nisso escrevi cartas pa tdo que é entidades (zon,anacom,defesa do consumidor,deco,eusoucliente) tudo que te vao dar e respostas ridiculas e desculpas dizem que vao falar ca empresa em questao e nada aconteçe, ja liguei milhoes de vezes pa zon ja falei com o apoio ao cliente e equipas tecgnicas umas 60 vezes nada fizeram ja ca vieram a casa tecgnicos 2 vezes mudar o router e nada mudou ja reparam uma anomalia de zona e nada mudou ate mensalidades eles me ofereçiam a borla pa me calar mas o problema com o traffic shapping em tcp e udp nunca mudou...amigo quanto ao traffic shapping é tempo perdido podes andar a queixar-te o tempo que quiseres a unica soluçao e mesmo mudares de operador de internet pk eles nao vao deixar de fazer TS a uma so pessoa se o fizessem teriam que deslimitar uma zona inteira e sabemos bem se o fizerem eles nao tem banda (ligaçao) pa dar a todos clientes nessa zona...eu tenho que manter este serviço de (merd*) porque momento nao existe fibra na minha zona por enquanto ja me informei e la para o fim deste ano a pt vai instalar fibra na minha zona senao tambem a muito tinha mudado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a tua situação...mas continuarei...alguma coisa tem de se resolver!

      Eliminar
  50. Também já sofri do mesmo contra a zon e o Meo marchar marchar .
    Já se provou que as internetz conseguem vencer, criem um movimento para combater isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tipo de movimento...é muito complicado...ninguém irá criar um novo artigo no codigo civil que não permita a nivel nacional praticar este roubo!...vamos tentando fazer o que pudemos...estou a pensar em avançar para tribunal...mas ainda estou a pensar devido aos custos!.

      Eliminar
  51. É isso ... os custos dos tribunais é a grande mais um advogado;

    Mas estamos a ser roubados por essas operadoras isso é um facto !!

    Só conseguimos vence-los se TODOS se juntam-sem em representação de um advogado ;

    Só assim ,todos unidos por uma causa !!

    Porque as entidades competentes como a ANACOM nada fazem e olhem para o lado ,uma vergonha.

    ResponderEliminar
  52. Parece que a ANACOM vai receber em breve recomendações para intervir... da Comissão Europeia. A Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia, pediu aos reguladores um relatório sobre "net neutrality". Que saiu ontem. http://blogs.ec.europa.eu/neelie-kroes/netneutrality/

    Entre 20 a 50% dos utilizadores de net móvel têm contratos que permitem bloquear VoIP e/ou P2P. E 20% dos operadores de net fixa aplicam limitações ao P2P nas "horas de ponta", afectando até 95% dos utilizadores de um país.

    Posto isto, diz que vai preparar algumas recomendações.

    «First, consumers need clear information on actual, real-life broadband speeds. Not just the speed at 3 am, but the speed at peak times. The upload as well as the download speed.»

    «Second, consumers also need clear information on the limits of what they are paying for. Clear, quantified data ceilings are much better than vague “fair use” policies»

    «Third, consumers also need to know if they are getting Champagne or lesser sparkling wine. If it is not full Internet, it shouldn’t be marketed as such»

    Não vai porém ao ponto de querer obrigar os ISP a fornecerem "internet completa" em todos os casos. Quer deixar que sejam os consumidores a poder escolher. O que até pode soar bem em teoria, mas na prática... E se nenhum ISP de um determinado país oferecer "internet completa" (e sem traffic shaping)? E se os ISP com "internet completa" só operarem nos grandes centros urbanos? E se as operadoras móveis, para proteger o negócio de voz, meterem os tarifários com "internet completa" a um preço 10 vezes superior aos tarifários com VoIP bloqueado? E há ainda a questão de que o serviço fixo de internet cada vez mais é vendido em conjunto com TV e telefone. Mudar de fornecedor nem sempre é assim *tão* simples quanto a senhora Kroes quer fazer querer.

    ResponderEliminar
  53. Recentemente tenho vindo a notar que nas horas que a ZON aplica o TS, o facebook é afecto de uma maneira incrível. Já testei vários sites e o facebook é o único que demora N tempo para carrega ou então simplesmente nem abre. Alguém está a passar por isso?

    ResponderEliminar
  54. Bem meus amigos, tenho novidades Bombásticas...após toda esta novela, reclamações como vocês podem analisar a cima, fora aquelas que não tiveram conhecimento, após isto tudo começando por intentar uma acção judicial contra a empresa no qual não aconteceu.

    A situação foi "resolvida" da minha parte. Ora bem...
    Após estas reclamações contactou-me o gestor da ZON, não o gestor de clientes...lá o chefe deles, um senhor extremamente educado, que pelo que soube á postriori acompanhado por tecnico da asae ricardo, nem percebo o porque da asae, pensava que era a anacom que geria isto tudo...lol...bem resumidamente.

    O senhor gestor Rui, como disse anteriormente, homem 5 estrelas, ligou-me e contou-me tudo...disse que sim a Zon pratica o Traffic Shaping, que é obrigada a fazer isso para garantir as velocidades a todos os clientes, pois nem toda a ZON fibra é fibra e por isso limitarem para não danificar a infra-estrutura...etc...etc...como vocês já sabem.

    Resultado, visto que ele disse-me que não poderia fazer nada e que seria assim e nada iria mudar...fizeram-me uma proposta fazerem-me um credito de 101 euros, todos os anos, isto com o sentido de como a internet só funciona em part-time então eu também só a pago em part-time o que dá um desconto de 8 ou 9 euros por mês...sendo suspostamente esse metade do valor da internet...no qual após reflectir eu aceitei.

    Resumindo meus amigos que tem o mesmo problema que eu...penso que poderão fazer o mesmo...neste momento não pagarei factura do mês de Junho nem de Julho...pois a ZON fez-me o crédito para compensar a situação...com a condição que daqui a um ano fazer o mesmo para compensar o serviço contratado não estar a ser garantido ao cliente.
    Ficaram também em rever os contratos informando num ponto este bloqueio de protocolos...

    Eu resolvi alugar um server 100/100 agora tenho velocidade no server e em casa o normal, só durante a noite...aceitei...mas as reclamações para a anacom continuam...depois irei obter resposta...

    Portanto meus amigos tudo tem solução, não se pode é desistir, agradeço que façam o mesmo para ver se eles resolvem de uma vez por todas a situação!...

    Mais novidades vou contando!

    ResponderEliminar
  55. Anónimo6/6/12 16:51

    Parabéns !!

    Mas a situação não esta bem resolvida porque a ZON ou todas as operadoras fixas e moveis umas com "PUR" outras pela "PUA" estão a enganar os seu clientes.

    Não se pode vender um serviço que não corresponde a realidade, isso é publicidade enganosa e tem que ser punida.

    Se agora as operadoras estão a pensar em compensar os seus clientes um a um e somente aqueles que queixam e que realmente metem um processo judicial contra eles, é a mesma coisa como apagar pequenos fogos mas não extingue a grande incompetência em oferecer um serviço "gato por lebre". Ainda não vi a ANACOM a tomar medidas ou uma explicação sobre isto tudo !Esta tudo no mesmo saco!! Ai se o Zé povinho engana alguém ,caiem todos em cima ,finanças,ASAE autoridade GNR,PSP etc e estes empresas enganam a descarada sem lhes acontecer nada.São estes que estragam o nosso país tão bonito esses sim ,vão emigrar e NUNCA metam ca os pés .Exploradores para não falar pior!!

    ResponderEliminar
  56. lolol o joni eu ja recebo facturas gratis desde o ano passado por causa do traffic shapping e nao tive k fazer essa novela toda ,,,eles automaticamente me ofereçeram 6 facturas gratis ate ao final do meu contrato em março do ano k vem..quanto a velocidade eu comprei uma vpn tenho a velocidade total a todas horas do dia lol...boa sorte continua a tua novela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aluguei um server agora sim sei o que é ter velocidade....

      Eliminar
  57. Anónimo9/6/12 12:32

    pois amigo joni tive ouvir o seu video no youtube muitas das coisas que relata la uma delas sendo que a pt consegue dar as velocidades contratadas ao cliente nao e verdade a pt tambem faz TS durante o dia ao seus clientes fibra nos tarifarios meo fibra e sapo fibra so para nao falar que a sincronizaçao do router da pt e feita a 90mb download e sendo o contrato de 100 e eles anunciando 100mb garantidos na tv assim como no seu site online a unica coisa boa na fibra da pt e que pagas um upload de 10mb e consegues obter ligaçoes de 24mb/26mb de upload ,assim como a a PT a Clix tambem usa TS no tarifario clix fibra hoje em dia quase todas as operadoras usam o ts as unicas 2 que nao fazem ou quase que nao se nota é a cabovisao e na vodafone fibra....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim acredito perfeitamente...mas sem dúvida é muito mais agressiva quando falamos de TS...as outras empresas disfarçam melhor não deixando o cliente por vezes um dia inteiro com 50kbps de upload e 100kbps de download num serviço de 100 fibra...lol

      Eliminar
  58. Respostas
    1. Veja a cima já tem o primeiro desenvolvimento do desenrolar da historia...espero em breve postar mais novidades!

      Eliminar
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  60. boas Joni, fiz ontem contrato com a zon (fibra 100 megas) se a velocidade baixar muito eu tambem faço uma reclamaçao, ja que uso muito o protocolo p2p.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz...não sejas tolo...mas vais passar muito mal!...como eu passei!...e ainda hoje estou á espera das respostas da Anacom...lol...alguma coisa haverão de dizer!....depois postarei aqui!

      Eliminar
    2. Joni, apos uns downloads e tal deu pra testar bem a net, e pra ja nao tenho razao de queixa, a velocidade nao baixou, nao sei se eles contigo fizeram isso apos um determinado tempo, mas pra ja esta tudo bem aqui

      Eliminar
  61. É verdade que a Zon teve de pagar uma multa pela públicidade enganosa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não...a zon pagou uma multa de 600 não sei quantos milhares pela pratica de TS á cerca de um ano no aviso em que foi feito...isto pelo que ouço falar e leio, apesar de não saber se é verdade...e agora visto que as reclamações estão a voltar novamente...não sei como será!....

      Eliminar
    2. Bem e após responder ás perguntas tenho a dizer que apesar a solução não ser esta, e o TS continuar a ser aplicado e a própria ZON dizer que não irá para com o TS resta-me a resposta da anacom que veremos qual será. Visto que a acção em tribunal não será apresentada devido ao meu acordo com a empresa. Amanhã irei ligar para a anacom para ver como estão as coisas!...mal tenha noticias aviso!

      Eliminar
  62. Boas caros amigos,

    Como expectador destes episódios e também protagonizando alguns eu próprio (recentemente o 4G) posso afirmar com toda a certeza que nem reclamando isto vai lá. E porquê?? Porque a suposta entidade que regula as comunicações e que devia proteger os interesses do cliente (que ao fim ao cabo é quem lhe dá vida sem clientes não há serviço logo não há necessidade de regulação :) ) é quem impõe este tipo de medidas.

    As PUA's ou PUR's como lhes quiserem chamar e o Traffic Shaping são medidas que a ANACOM aconselha os operadores a tomar, e que por muito que nos custe a aceitar basta perceber o funcionamento das redes e ser razoável para chegar à conclusão que são necessárias. É impossível a qualquer operadora suportar Lisboa, Porto ou qualquer cidade que seja toda a 100mb ao mesmo tempo, é por e simplesmente impensável, daí as medidas.

    O que nós podemos, ou melhor, devemos exigir é a mudança dos termos no contrato e o termo da publicidade enganosa.

    As PUA's são necessárias?? OK sem problemas, mas porque dizer que o tráfego é ilimitado e guardarem-se nas alíneas dos contractos? Porque não ser claro e evitar os problemas aos clientes? Contra isso é que temos que lutar, este tipo de publicidade enganosa que os operadores praticam e a ANACOM patrocina.

    Já agora para por um bocado de lenha na fogueira e desta vez sobre o serviço 4G nacional, segundo as operadores, as PUA's entram em vigor (num serviço 4G de 100mb por exemplo) a partir dos 15Gb de download + upload. 15Gb a uma velocidade de 100Mb. A partir dai a velocidade desce para uns miseros kbps, tão baixo que é o mesmo que o corte da internet. E mesmo assim eles consideram isto um serviço ilimitado... Eu compreendo as PUA's mas "p*** cus pariu" para tentar enganar o pessoal num contrato de 24 meses com esse tipo de serviço...

    Boa noite e desculpem o desabafo à muito entalado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo-te perfeitamente....tenho amigos que estão a passar pelo mesmo!...mas não aderi mesmo ao serviço devido apó usas 15G ficar com 128kbps de velocidade...ridiculo!...se não é 128kbps é pouco mais!...ridiculo...

      Eliminar
  63. Sabem como a ZON e outras conseguem fazer o controle dos pacotes ?
    Porque os conseguem identificar. Caso contrário ... Puxem pela cabecinha ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque existe um maravilhoso Router Haway (ZON HUB) que controla todo o tipo de ligações que o cliente tem activas e monitoriza todo o seu tráfego incluindo s protocolos utilizados permitindo bloqueá-los

      Eliminar
  64. Anónimo3/7/12 04:01

    Eu, felizmente, tenho tido "alguma" sorte...

    Nunca reparei nesse "traffic Shaping",porém, acredito que exista!

    Consigo obter velocidades de 1 a 3Mb/s em Torrent...

    Só me queixo, ultimamente, da lentidão para abrir páginas, a TV está lenta...
    Bem, resumindo, chamei os "técnicos" e substituíram um "cabo coaxial" supostamente da "Fibra"...

    Contudo, o número de utilizadores na minha zona aumentou drasticamente... Pergunto-me se isso não terá efeito...

    ResponderEliminar
  65. Bom dia
    gostaria de ajuda, tb instalei o Zon 100MB mas so me da entre 70 a 80 depende das horas, será ke tb estarei a sofrer de TS?
    ja reclamei, mas so disseram que garantem apartir de 70% lol ker dizer n me venderam 70MB mas sim 100MB e n vou pagar 70 mas sim 100% da factura certamente!!
    havera maneira de me colocarem os 100MB a rolar?
    gracias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo uma politica do regulamento da zon eles só tem de te fornecer até 70% do valor contratado. Rídiculo mas quando a isso não tens hipotese de pegar...agora na pergunta sobre o traffic shaping, sim claro que sofres sem dúvida alguma...normalmente das 15:00 ás 02^:00 da manhã

      Eliminar
  66. Sugestão, uma vestoria da parte da DECO serviço de apoio ao consumidor e desmascarar isto

    ResponderEliminar
  67. Olá Joni,li com interesse todo este teu percurso, diria mesmo calvario... Pergunto agora a Ti e a todos, como mero consumidor e com conhecimentos muito basicos de informatica, portanto nada de TERMOS COMPLICADOS, e o mais simples possivel. Dos 2 principais operadores Meo e Zon qual é o que detem velocidades mais "Reais", será a Meo por supostamente ter fibra ate á porta de casa ? O serviço Sapo sera identico ao do Meo ? E a Vodafone alguem me sabe dizer alguma coisa ? Obrigado a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento somente a clix não pratica traffic shaping...de resto opta pela meo...mas clix é o melhor!

      Eliminar
  68. Olá Joni,e a todos os demais intervenientes. Li com atenção e curiosidade todo este percurso, diria mesmo calvario... Mas agora pergunto como consumidor e com conhecimentos muito basicos de Informatica...(atenção ao palavreado tecnico) Das 2 principais operadoras Meo e Zon, qual destas tem velocidades finais mais "Reais" ? Sera a Meo, por supostamente ter fibra ate á casa do cliente? Como ficam os restantes operadoras ? Tera o Sapo velocidades iguais ao serviço Meo ? E a Vodafone alguem me sabe dizer algo ? Obrigado

    ResponderEliminar
  69. Como está o caso Jóni ? Tudo na mesma ? Estava a pensar mudar para a zon, mas tudo isto deixou me assustado. Tenho Clix adsl e telefone e zon na tv . Acabando a pagar cerca de 70 eurs. Queria mudar mas zona só existe zon e meo e qualquer mudança implica uma fidelização de 2 anos o que deixa entre a espada e a parede no que fazer..

    ResponderEliminar
  70. Eu nunca tive traffic shapping... até há uns tempos atrás...
    ainda ontem estava a fazer o download a 100kbps... quando dá-se as 2h:00 e a velocidade sobe... para 3Mb's...

    Enfim, pensei que isto já tinha acabado! Verdadeiramente lamentável!

    ResponderEliminar
  71. Quando lançaram os 100Mb, eu que estava nos 30 passei para os 100 com nova fidelização.
    Com os 30 estava a usar a net em ambos os protocolos (TCP e UDP) sem constrangimentos (Traffic Shaping), desde que passei para os 100Mb passei a sofrer de TS ao ponto de não conseguir ter metade do rendimento em UDP do que tinha nos 30, nos quais esgotava a largura de banda sem problemas e a qq hora do dia ou noite.
    Começaram as reclamações, telefonemas de meia hora com técnicos, testes e mais testes, semanas à espera de diagnósticos, até que resolveram o problema "remotamente".
    Nos últimos 2 meses passei novamente a ter TS, telefono para o Apoio Cliente, fazemos um teste, 100Mb no teste deles, 300 kbps na minha utilização normal... E depois de tanto argumentar com os técnicos do Apoio Cliente que até então haviam negado qualquer modelação do serviço de internet contratado por mim como sendo de 100Mb, estes passaram a utilizar o termo "Prioritização de Protocolos", um termo eclético, que significa o mesmo que modelação de tráfego ou TS, e cujo admitir por sua vez passou a ser uma forma de expiar os seus pecados e dar ao cliente a sensação de que pratica tal política para o bem do mesmo.
    A teoria é dar prioridade ao que eles acham ser a "comum" utilização da internet, ou seja, TCP, que não é mais que me darem 100Mb para fazer pesquisas no Google, fechando a torneira ao protocolo UDP ao ponto de estrangular o mesmo a menos de 1 décimo da ligação publicitada e contratada por mim.
    Claro que argumentei que se contratei uma ligação de 100Mb e quero usar uma boa parte num protocolo que está barrado por eles e não tenho ao mesmo tempo necessidade alguma de ir ao Google fazer qualquer pesquisa, porque carga de água deve o meu ISP modelar a minha largura de banda desta forma?
    Resposta pronta do técnico: A infraestrutura não permite que sejam utilizados os 100Mb por todos os utilizadores que os contrataram.

    Conclusão, não tenho os 100Mb que contratei, porque estes apesar de contratados não são meus em exclusividade, são dos vizinhos, meus e da zona em que resido e da infraestrutura que pelos vistos também deve ir ao facebook de quando em vez. E aqui realmente cabe tudo...
    O motivo de toda esta novela é a publicidade enganosa motivada pela sua gula que promete 100 Mb e nem metade entrega porque a sua infraestrutura tecnicamente não o permite fazer a todos os clientes que aderiram e entretanto aos que foram migrados automaticamente para as novas velocidades.

    O que dai advém é a minha tentativa de desligar o serviço, alegando quebra de contrato por parte do meu ISP ao não me entregar a largura de banda contratualizada.
    Fala com a fidelização, não podem retirar a fidelização ao cliente, pedem mais testes e o envio de um técnico a casa, acedi prontamente. O técnico diz que nada pode fazer (óbvio) em relação ao que me queixo. Ligam-me passado dias a tentar fechar a minha reclamação, digo que não acedo a tal e que me queixo do mesmo que me queixava antes dos testes... agendam novo contato por parte da fidelização, mais do mesmo, novo pedido feito por eles à área técnica, novamente a técnica a dar-me razão e novamente a fidelização a dizer que nada podem fazer e que se desligar o serviço pago mais uns meses que é o que vem no contrato. E os 100Mb, não estão no contrato...

    Ao fim de 3 longos sets de ténis entre a fidelização e a área técnica (1 mês nisto) finalmente percebi o que se estava aqui a passar.
    Qualquer pessoa menos “informada” (desculpem a falta de modéstia) já teria acedido aos argumentos técnicos/administrativos dados pelo apoio ao cliente, qualquer pessoa com um pouco menos de perseverança já estaria farta de reclamar o mesmo, sempre com pessoas diferentes, o que nos leva a contar sempre a mesma lenga lenga... infinitamente.
    E o esquema é tão somente este... o jogo do empurra até que o cliente se farte...
    Eu pela minha parte pedi sempre uma de duas coisas.
    O cumprimento integral do contrato por parte do meu ISP ou a resolução do mesmo sem custas para mim.

    A novela continua...

    ResponderEliminar
  72. O facto é que este jonhy "utilizador esporádico do serviço NET", use este discurso apenas para obter 100 euros de crédito anual.
    Se o faz por qualquer outro motivo, a causa só poderá ser falta de inteligência. Não entendo como o Jonhy afirma que o serviço MEO não faz trafic shaping mas pretende manter contrato com a ZON, que afirma praticar trafic shaping.

    Se és tão esclarecido tecnicamente e consegues terminar contrato a qualquer momento, segundo afirmações tuas, porque é que não trocas de operador ? Inteligência ou Novela do Crédito ?



    ResponderEliminar
  73. Bom dia,

    Aprendi muito com vocês.

    Peguei em todo o conhecimento que vocês deixaram aqui e liguei para a ZON. Expliquei o que vocês explicaram a eles... e sabem o que me disseram?

    "Relativamente Às velocidades de Torrents, não garantimos velocidades acessiveis. Não temos soluções para elas". E eu respondi: "O meu contrato termina agora no dia 26 de Novembro.. Têm a certeza que não têm solução?" Eles disseram que não.

    A minha pergunta aqui é: O que vocês fariam no meu lugar? Livro de reclamações? Dar queixa à DECO? Ou simplesmente sair da ZON e ir para MEO?

    Onde vivo só existem duas operadoras.. Zon e Meo.

    Aguardo pela vossa opinião.

    ResponderEliminar
  74. Tanta coisa para ter 8,75€ de crédito mensal?! LOL

    ResponderEliminar
  75. Finalmente parece que sempre se ganha alguma coisa quando se reclama!?

    http://www.noticiasaominuto.com/economia/238606/anacom-proibe-ofertas-anunciadas-como-ilimitadas

    ResponderEliminar
  76. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar