2013/05/21

Notícias do Dia

Estamos a oferecer um espectacular disco WD RED de 2TB; o Leap Motion mostra o que vale no Windows 8; o Arduino Yún marca a estreia dos Arduinos com WiFi de origem; as Philips HUE ganham integração com o IFTTT; e daqui a pouco não se esqueçam de acompanhar connosco em directo a revelação da nova Xbox da Microsoft.

Uma vez que se aproxima o último fim-de-semana do mês, relembro que - como é habitual - o nosso meeting mensal almoço-francesinha terá lugar já neste próximo sábado (dia 25). Se estiverem por perto, apareçam. :)

E agora, as notícias do dia... que hoje estão cheias de notícias Samsung (e não fiz de propósito!)

Samsung volta a "cortar" no Galaxy S4 Active 


A Samsung não quer deixar de parte todos aqueles que se sentirem atraídos pelas capacidades "aquáticas" dos mais recentes topos-de-gama da Sony, e por isso revelou desde cedo que o Galaxy S4 iria estar disponível numa versão mais resistente, à prova de água, que agora se concretiza: o Galaxy S4 Active.

O problema é que, tal como a Samsung fez no seu S3 Mini (e provavelmente no futuro S4 Mini), volta a cortar nas especificações do S4 original... o que não deixa de ser algo pouco "ético" para os consumidores que forem confiantes de que se trata de um "S4".

A câmara passa dos 13MP para 8MP, e o CPU baixa para um dual-core (embora pareça haver algumas contradições, com relatos de que poderá continuar a ser um quad-core). O que é certo é que nem devia haver espaço para dúvidas: um S4 Active/Mini, ou qualquer outra variante que fosse, deveria manter todas as características essenciais de um Galaxy S4, e não usar o seu nome com hardware que depois será equivalente ao de um S3 (ou até inferior).



Galaxy S4 com Android "puro" só nos EUA


Se estavam a adiar a compra de um Galaxy S4 para ver se apanhavam um dos que viria equipado com Android "puro", é melhor reconsiderarem. Ao que parece esta versão "Google" do S4 apenas irá está disponível nos EUA.

Também... ao preço de $649, que se traduziriam em 649€ deste lado do Atlântico, não haveria nenhuma vantagem económica em optar por esta variante (já se pode encontrar o S4 cá por esse preço). E a nível do firmware... mesmo não vindo de origem com um Android "puro", nada vos impede de alterar o firmware quando quiserem.


Samsung disponibiliza SSD de 960GB para Servidores

Se os consumidores domésticos já se renderam às vantagens dos SSD face aos discos rígidos tradicionais, aos poucos também os utilizadores profissionais os vão adoptando nos seus servidores. Para quem precisa de alta-velocidade, fiabilidade e capacidade, poderá agora dar uso aos SSD SM843T da Samsung concebidos para utilização em servidores e data centers. Este SSD tem interface SATA 6.0 e capacidade de 960GB, oferecendo um desempenho seis vezes superior ao de um disco convencional e reduzindo os custos de energia em 30%.

Para os que se preocupam com a questão da longevidade dos SSD, este SM843T aguenta o equivalente a 20 mil terabytes escritos sequencialmente. (Ou seja, se se reescreverem o disco completamente a cada dia, poderão fazê-lo durante mais de 50 anos!)


Galaxy Tab 3 vai ter CPU Intel?
Há quem diga que o próximo tablet Galaxy Tab 3 da Samsung vá abandonar os CPUs ARM e passar a usar um CPU Atom da Intel. A confirmar-se, seria uma excelente promoção para a Intel, que se tem debatido para conquistar o mercado mobile, e que não poderia ser melhor vindo de uma empresa que produz os seus próprios chips (a Samsung fabrica os seus CPUs Exynos).

Mas, precisamente por isso... parece-me muito estranho que a Samsung faça esse "favor" à Intel. A única explicação que encontro para que tal acontecesse seria se: a Samsung não tiver capacidade para produzir os Exynos em quantidade suficiente (mesmo assim poderia usar outros chips ARM, como faz nos smartphones); ou se os CPUs Intel realmente tiverem um desempenho manifestamente superior e notório, que justifique a mudança de arquitectura do sistema. Veremos...


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada


1 comentário:

  1. A Samsung vai fazer um favor à Intel ... porque a Intel pôs-se a jeito.

    http://www.tudocelular.com/apple/noticias/n28612/Intel-iphone-ceo.html

    ResponderEliminar