2014/06/10

VLC vai ter suporte para Chromecast


Boas notícias para os fãs do VLC com um Chromecast, depois de aparentemente a coisa ter passado despercebida aos developers do VLC, o suporte para Chromecast está agora prometido para muito breve.

Curiosamente, a primeira versão do VLC com suporte para Chromecast será o VLC para iOS, mas logo seguido da versão para Android. Um pouco mais demorado mas também nos planos está o suporte para Chromecast para todas as restantes versões do VLC (Windows, Mac, Linux) - uma notícia que me agrada particularmente (se funcionar como planeado, poderá poupar-me a necessidade de outro media-player na sala. :)

Infelizmente, implementar o Chromecast nas versões desktop parece ser mais complicado do que nas plataformas mobile, pelo que por agora nem sequer são dadas datas para que isso possa estar disponível. Mas para a versão iOS foi indicado que isso poderá chegar dentro de 4 a 6 semanas. Esperemos que isso sirva para incentivar os developers responsáveis pela versão Android para que não queiram ficar mal e se apressem a fazer o mesmo (e os das versões desktop também.)

3 comentários:

  1. Há algo que ainda não percebi: se eu tiver um filme num NAS 1080p DTS MKV, e fizer playback por meio do VLC iOS (por rede) e enviar para o Chromecast, quem é que faz o decode?

    Ou seja, continua o meu dispositivo iOS a gastar bateria, ou assume todas as funções o Chromecast? E se se assume, o chip do Chromecast tem potência para descodificar MKV 1080p DTS com legendas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Chromecast não suporta DTS!!! Tens que ter um Plex Server (ou algo do género) que faça o decode para o formato suportado pelo Chromecast. Para quem tem um NAS ou algo do género, se calhar o melhor mesmo é ter uma Box Android com o AML S802. Claro que é mais caro, mas pelo menos faz aquilo que pretendes.

      http://www.minix.com.hk/Products/MINIX-NEO-X8-H.html

      Existem outras caixas mais baratas, esta é só a melhor que existe neste momento.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta Diogo. Eu tenho um PC com o XBMC que faz as delícias da casa, mas procurava para a minha 2a TV algo mais acessível, e a 35 euros seria a melhor opcao...mas teria que conseguir reproduzir sozinho de NAS os meus backups MKV 1080p DTS...

      Eliminar