2014/08/10

Cabo submarino de Inglaterra ao Japão torna-se possível graças ao aquecimento global


A instalação de cabos submarinos é uma tarefa que apresenta enormes dificuldades, mas que é essencial para permitir as comunicações globais necessárias para o mundo moderno. Agora, há um novo cabo que está a ser planeado e que percorrerá meio globo, e que só se torna possível graças às alterações das condições climáticas que temos sentido.

O cabo em questão vai ligar o Reino Unido ao Japão, passando pelo norte do Canadá e do Alaska. São mais de 16 mil quilómetros de cabo, que há poucas dezenas de anos seriam impossíveis de colocar, pelo seu trajecto no círculo polar Ártico estar continuamente coberto por placas de gelo intransponíveis. Só que com o aquecimento global, esse gelo já desapareceu, permitindo avançar com os planos para esta nova rota, que escapará aos trajectos habituais e que muitas vezes passam por regiões "complicadas" (como o médio oriente) onde conflitos ou o fácil acesso podem permitir a sua interrupção a qualquer momento.

Ainda assim a tarefa continuará a ser bem complicada. Os responsáveis pelo projecto terão que analisar detalhadamente todo o percurso, sabendo em que zonas o cabo terá que ter "folga" suficiente para enfrentar as correntes; em que secções terá que ser ancorado firmemente ao solo; que zonas terá que evitar para escapar a deslizamentos submarinos; etc. etc.

Por muito desejável que este novo cabo e as suas comunicações possam ser... torna-se mais uma prova evidente para todos aqueles que têm recusado reconhecer que as alterações climáticas estão a atingir um nível que é mesmo impossível de negar.

1 comentário:

  1. Wow, impressionante como um cabo desses não rompe, funciona a temperaturas extremas e consegue ter esse comprimento..wow!

    ResponderEliminar