2014/08/07

Carregamento wireless uBeam de longa distância chegará ao mercado até 2016


O carregamento wireless - a dita "electricidade sem fios" - é algo que muitas pessoas já utilizam diariamente, e que nem obriga a grandes investimentos. Mas os sistemas actuais actuam apenas a poucos milímetros de distância, com melhoramentos a prometer alguns centímetros. Não é ainda a solução para quem desejasse ter electricidade sem fios a grandes distâncias. Isso poderá mudar em breve, com a chegada do uBeam.

Com o uBeam, a ideia é tornar o carregamento wireless tão conveniente como o uso de uma rede WiFi. Já tínhamos falado do uBeam o ano passado, como sendo uma tecnologia promissora baseada em ultra-sons; mas até ao momento ainda não vimos nenhum produto chegar ao circuito comercial. É algo que a empresa promete estar para breve, depois de ter concluído o fabrico dos seus protótipos finais.

A empresa diz que os primeiros carregadores uBeam chegarão ao mercado em 2015 ou 2016 o mais tardar, e irá ser o início de uma nova era de energia wireless. Os transmissores têm apenas 5mm de espessura e poderão ser instalados em paredes de forma camuflada, havendo também outros de maior potência destinado a recintos de maiores dimensões.

Ao contrário dos sistemas que usam radiação electromagnética, as preocupações com os riscos de saúde deste sistema deverão ser menores, uma vez que se trata unicamente de vibração no ar - sons - que no entanto não são audíveis para nós (e espero que também não o sejam para os animais, senão vai ser impossível ter animais de estimação por perto - a não ser que sejam daqueles que afugentem os mosquitos! ;)

A minha dúvida permanece no entanto: qual será a eficiência deste sistema; embora sem dúvida que me pareça atractivo a ideia de poder ter os equipamentos sempre carregados sem necessidade de lhes ligar um cabo ou de os pousar nas plataformas de carregamento.


Actualização (2016): um ex-engenheiro da empresa diz que a tecnologia "milagrosa" da uBeam não funciona.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)