2014/09/20
Rosetta já tem local para aterrar no cometa
Depois de mais de uma década a viajar no espaço, a sonda espacial Rosetta aproxima-se finalmente do seu objectivo: o de lançar um módulo que irá aterrar no cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko; marcando a primeira vez que uma sonda terrestre aterrará de forma suave num destes misteriosos visitantes.
A viagem da Rosetta não tem estado livre de perigos, sendo que chegar até este ponto já é uma grande vitória (não só por ter conseguido sobreviver aos 10 anos de viagem, como também por ter conseguido entrar em órbita deste cometa). Mas agora todas as atenções se centram sobre o pequeno Philae, que a 11 de Novembro deverá desprender-se da sonda e aterrar suavemente no seu alvo, onde fará todo o tipo de medições e análises "no local".
Para isso foram considerados diferentes locais para a aterragem, cada um com os seus prós e contras, mas finalmente a ESA parece ter decidido qual seria o mais apropriado, mesmo não sendo tão plano quanto seria desejável. Este local fica próximo de uma zona que poderá entrar em forte actividade quando o cometa se aproximar do Sol, proporcionando uma "vista da primeira fila" para este fenómeno.
Mas para isso, primeiro será necessário aterrar no cometa e fixar-se a ele de forma segura. Um acontecimento que todos nós quereremos acompanhar em directo e ver concretizado com sucesso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)