2014/11/19

As piores "inovações" do Lollipop


O novo Android 5.0 Lollipop vem com inúmeras melhorias e muitas coisas boas; mas vem também com bugs e algumas "inovações" do Google que poderão merecer bastantes críticas por parte dos utilizadores. Eis as principais.

Vamos ignorar por momentos os bugs que por agora originam situações caricatas, como a utilização do modo lanterna (se a deixarem ligada até se desligar automaticamente após alguns minutos) impedir o acesso à câmara até que façam reboot; ou o bug que impede apps como o Cerberus possam tirar fotografia a quem introduzir o código errado no nosso Android (e que desde Agosto tem sido dado como corrigido sem nunca o ser).

Mesmo sem estes (e outros) bugs, há muitos aspectos que não irão ser consensuais, e cuja única esperança é que o Google se ajuste aos desejos dos utilizadores, ou que faça prevalecer a sua posição ignorando-os (como por vezes faz.)


Já por cá falamos do modo silêncio, que esperamos ser também um bug e não uma opção; e que impede que se tire o som a um smartphone mantendo as notificações e o led de aviso. Actualmente estamos limitados ao modo de vibração, ou cortar absolutamente tudo - incluindo alarmes - e sem hipótese de ver as notificações que entretanto tivessem sido recebidas.




Enquanto anteriormente tínhamos o acesso às apps recentes, agora temos uma nova visualização com "cards" de todas as apps que vamos abrindo e que se vão acumulando - e que persistem até após um reboot. Um sistema que facilita a acumulação de dezenas e dezenas de apps, e que se torna ainda mais confuso graças ao novo sistema que apresenta as múltiplas páginas abertas no Chrome (e outras apps que se actualizem para o Lollipop) como cards independentes. A ideia até pode ser boa - gerir diferentes páginas de uma app como sendo acessíveis como processos independentes - e até tem sido considerado uma vantagem por muitos, mas considerando toda a confusão que ali se acumula... faltará ver se os supostos benefícios realmente se concretizam no dia a dia. (No caso do Chrome, é possível desactivar este novo modo e continuar a usar a gestão de tabs "à moda antiga".)



Se são daqueles utilizadores que regularmente saltava para as definições a partir do atalho na área das notificações, poderão ficar frustrados por agora isso obrigar a um gesto adicional. Ao puxarem a área das notificações para baixo só terão acesso às notificações, sendo necessário um gesto adicional de puxar novamente para baixo para expandir a área de modo a que surjam opções adicionais - incluindo o atalho para as definições. É certo que poderão aceder directamente a esta menu expandido fazendo o gesto com dois dedos, mas ainda assim... talvez não tivesse sido pior terem mantido este precioso atalho acessível imediatamente na área de notificações como estava anteriormente.


E por último temos a estupidificação das opções no botão de power (imagem no topo do artigo). Enquanto que anteriormente o botão de power nos dava acesso a diferentes opções, como modo silencioso (o tal que desapareceu), modo airplane, reboot, ou desligar; no Lollipop o botão de powe dá apenas acesso a desligar o equipamento. Enquanto em versões como o CM até já ganharam opções adicionais como fazer capturas de ecrã, no Android original o Google optou por seguir o caminho inverso e remover todas as opções.


Terão sido estas as melhores opções, ou será apenas a habitual resistência à mudança? Digam-me vocês...

10 comentários:

  1. Não tenho a certeza, mas penso que usar dois dedos para puxar o menu das notificações traz imediatamente o das definições.

    ResponderEliminar
  2. E se activarem o modo developer será que têm essa opção para activar ?

    ResponderEliminar
  3. A parte de ver as aplicações abertas é exactamente igual ao 4.4.4 mas com novo interface..basta arrastar para o lado e desaparecem...

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião há mais "inovações" duvidosas, que o Carlos já aqui falou, como o desperdício de espaço, no Nexus 4 no ecrã de Definições apenas são mostradas 6 opções com igual número de espaços em "branco".
    O Material Design até pode ser engraçado, mas tenho algumas dúvidas que seja prático.

    Esta situação de desperdiçar espaço parece-me ser é uma boa forma da Google justificar o enorme Nexus 6. :)

    ResponderEliminar
  5. Posso confirmar que o Cerberus consegue realmente tirar fotos como anteriormente.

    As alteracões no menu de Desligar serão, na minha opinião, para reduzir ou eliminar a redundância da maneira como o utilizador conseguiria fazer determinada accão.

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente não vejo problema nenhum na necessidade do swipe adicional necessário para aceder às definições a partir das notificações (embora isso possa ser facilmente resolvido).
    Tenho a mesma opinião em relação ao multitasking. Gosto mais da nova versão. Mesmo tendo 10-20 apps abertas (com separadores do Chrome pelo meio) não acho que seja confuso ....

    ResponderEliminar
  7. A mudança que de início mais confusão me causou foi realmente as definições de silêncio. Funciona de forma diferente do KitKat. Mas é só uma questão de hábito ....

    ResponderEliminar
  8. Recebi ontem a OTA e ainda nao testei a fundo...mas do que fiz hoje posso dizer que com uma utlização mais pesada que o normal tenho mais horas de ecrã e mais bateria :D (2h10min com 58%)

    Quanto ao multitasking gosto muito mais agora e acho super facil e pratico...e até é rápido de fechar as dezenas de apps que uso, é uma questão de habito!

    Quanto as faltas de modo silencioso acho que isso deve ser um bug....outra coisa que nao gostei foi o modo poupança de bateria colocar estas barras todas laranja :( acho mesmo feio lol

    ResponderEliminar
  9. Carlos, apesar de como indicas ter desaparecido o modo silencioso que se acedia rapidamente com as teclas de volume, agora consegue-se o mesmo efeito ativando o modo prioritário.
    Exige que cliquemos no ecrã, mas também acrescenta a possibilidade de definirmos uma duração ou aplicações que possam fazer-se ouvir.
    Ou seja, a afirmação "Actualmente estamos limitados ao modo de vibração, ou cortar absolutamente tudo - incluindo alarmes - e sem hipótese de ver as notificações que entretanto tivessem sido recebidas." é falsa.

    ResponderEliminar
  10. E eu a pensar que a camera do N5 estava a ficar pifada... Afinal é um bug e chato diga-se!

    Também acontece se a pessoa sair e entrar na camera/alternar com a laterna...

    ResponderEliminar