2015/02/18

Notícias do Dia

Projecto no Indiegogo promete lâmpadas LED RGB programáveis a 20 euros cada; o Lidl já aceita pagamentos por cartão contactless; os novos Lumia 435 e 532 chegam a Portugal por menos de 100 euros; parece que a Apple também tem projecto secreto de carro sem condutor; a NSA tem no seu conjunto de ferramentas malware capaz de infectar o firmware de discos rígidos; e o curioso Neptune Duo que inverte as funções de smartphone e smartwatch.

E antes de passarmos às notícias do dia, já temos um novo gadget para te oferecer esta semana: um controlo remoto de 4 canais com caixa de relés que te permite ligar/desligar qualquer equipamento eléctrico.


Yandex ataca Google-Android na Rússia


O Yandex é o maior motor de pesquisa na Rússia, e agora parte para a ofensiva contra o Google e a sua presença no Android. Para que um fabricante possa ter acesso a um Android "certificado" e com acesso à Play Store é necessário usar o Google como motor de pesquisa; algo que o Yandex considera ser uma posição monopolista e de concorrência desleal.

Vamos lá ver se os tribunais russos se deixam convencer pela resposta que o Google dará, de que os fabricantes são livres de poderem usar o Android com qualquer outro motor de busca que desejem... mas perdendo o acesso aos seus serviços.


Antenas activas prometem sinal WiFi melhorado


Ainda no outro dia vimos que a propagação do sinal WiFi é algo bastante complexo e agora há quem queira fazer algo quanto a isso. A Ethertronics está a aplicar a tecnologia de antenas activas usadas nos equipamentos móveis aos routers WiFi, e que permite ajustar os padrões de emissão de modo a maximizar a força do sinal e alcance para cada dispositivo ligado. O resultado serão ligações mais estáveis, com maior velocidade, e a maior distância, mesmo em casos onde tradicionalmente tal seria "impossível" (como atrás de múltiplas paredes).

Esperemos que rapidamente cheguem ao mercado...


Apple patenteia sistema que usa smartphone como óculos de realidade virtual

Já temos os óculos de cartão do Google, e a Samsung tem o seu GearVR, mas isso parece não ter impedido a Apple de conseguir uma patente para uns óculos de realidade virtual onde se encaixa um smartphone que lhe serve como ecrã.

Já sabemos o que a casa gasta, e provavelmente a Apple só se aventurará no mundo da realidade virtual depois de outros terem chegado ao mercado com os seus produtos de primeira geração - o que nos faz relembrar que os Oculus Rift são esperados nas lojas antes do final deste ano.


Nexus 5 com Android 5.1 "apanhado" no Geekbench


Parece que está para breve a chegada do Android 5.1 para o Nexus 5, que agora foi apanhado num resultado do Geekbench. Uma actualização que se espera vir corrigir alguns problemas na gestão da memória, autonomia, notificações, assim como a habitual dose de correcções de bugs e melhoria na estabilidade. Os utilizadores que têm sofrido com estes problemas agradecem... (e pode dizer-se que já sofrem há mais tempo do que deviam!)


Google celebra 270º aniversário de Volta com doodle electrizante


Embora haja quem diga que electricidade já era conhecida e utilizada nas civilizações antigas, na era moderna há um nome ao qual a associamos, e que teve direito a um Google Doodle em sua comemoração: Alessandro Volta - o homem que inventou a pilha eléctrica moderna, e graças ao qual medimos a "voltagem" em "volts". :)


PT admite erro humano no "apagão" que deixou clientes offline


O "apagão" que deixou offline os sites de dezenas de grandes clientes empresariais da PT continua a dar que falar, e agora a empresa vem confirmar os rumores que já andavam a circular pela internet: de que realmente se tratou de uma falha humana. Os rumores indicavam que a situação teria sido causada por um técnica da EMC que teria ido substituir um disco, mas que inadvertidamente terá desligado todo um sistema de storage que estava em utilização.

... Sempre é melhor que alguém ter decidido apagar tudo para ganhar alguns petabytes de espaço... :)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)