2015/07/02

Google Photos ilimitado afinal tem limite?


Parece que o nosso "ilimitado com limites" está de regresso... e desta vez aplicando-se ao Google. Vários utilizadores estão a queixar-se de que o suposto espaço ilimitado para fotos no Google Photos afinal chega ao fim, direccionando-os para o pagamento de espaço adicional.

Quando o Google nos apresentou o seu Google Photos independente do Google+, um dos grandes argumentos que utilizou foi a capacidade de armazenar um número ilimitado de fotos. Na verdade, esta capacidade ilimitada de fotos já existia para fotos com resolução inferior, tendo sido apenas actualizada para permitir fotos de até 16MP, às quais é aplicada compressão (quem quiser continua a ter a opção de guardar as fotos completamente originais - mas nesse caso sendo o seu tamanho contabilizado).

Mas agora surgem relatos de vários utilizadores que ao enviarem uma grande quantidade de fotos, na ordem das 20 mil, se estão a deparar com um limite, mesmo tendo optado pela modalidade "ilimitada".

Ora, seria um grande retrocesso ver o Google a recorrer a estas artimanhas, que habitualmente são coisa que estamos habituados a ver utilizadas pelas operadoras, servindo também para todos os que vão dizendo que o Google "já não é o que era". Pessoalmente, ainda tenho esperança que isto não passe de um qualquer bug ao lidar com elevadas quantidades de fotos (ainda me lembro do tempo que enfrentei um bug idêntico no Blogger/Picasa, de ao chegar ao limite de fotos num álbum ele não criar outro automaticamente, impedindo o upload de novas fotos). Mas se não for o caso, podem sempre recorrer à Amazon para guardarem as fotos originais sem limite de espaço por apenas $1/mês (e que é a opção que utilizo, mesmo usando também o Google Photos.)


Actualização: parece que afinal era mesmo bug e o Google já veio clarificar que o espaço é mesmo ilimitado. Ufa. :)

3 comentários:

  1. Pois... aparentemente foi o meu problema. Agora estou desconfiado para retomar a sua utilização... até porque apaguei tudo e deixei a conta "a zeros".

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/7/15 13:46

    Oh C'mon, bastava ler os comentários para ver que há casos onde isso não acontece e poupava-se toda uma noticia inutil lol

    ResponderEliminar
  3. O que me incomoda muito é o gerenciamento precário dos arquivos. A gente leva um tempão selecionando as fotos, faz o download e a seleção se perde, impedindo que deletemos, ou arquivemos, ou copiemos, imediatamente as fotos já baixadas - daí temos que selecionar tudo novamente comparando foto a foto com as que já foram baixadas.
    Devia haver uma forma de colorir os nomes dos arquivos com cores personalizadas e de modo permanente (mas editável). Algo assim.
    E não deveria-se perder a seleção dos arquivos (eles deveriam ficar selecionados até quando quiséssemos durante uma sessão).
    #Googlephotos

    ResponderEliminar