2015/07/16

Neil Young remove as suas músicas dos serviços de streaming por "falta de qualidade"


Diz a biologia que a audição se vai degradando com a idade, mas no caso de Neil Young a idade parece estar a dar-lhe cada vez mais motivos para se preocupar com a sua qualidade - culminando agora com a remoção das suas músicas dos serviços de streaming, por "não terem qualidade suficiente".

Neil Young parece não se importar com a possibilidade de simplesmente desaparecer da audição das novas gerações, optando por remover as suas músicas dos serviços de streaming. Uma opção que até se poderia compreender se fosse feita por motivos económicos, mas que se torna mais complicada de aceitar face à sua desculpa de que tal se deve à "falta de qualidade".

Certamente ainda se recordarão do seu PonoPlayer, que pretendia ser um music player com garantia de qualidade sonora superior - mas que depressa demonstrou que afinal... a maioria das pessoas continuava a preferir ouvir música tocada num iPhone.

Aliás, culpabilizar o streaming da falta de qualidade torna-se ridículo, quando se sabe que existem muitos outros factores que terão impacto ainda mais significativo na qualidade com que se ouve música, a começar pelos earphones/headphones utilizados... para não falar naqueles que escutam as músicas usando as pequenas colunas dos seus smartphones. Em pior situação fica quando se lhe pergunta porque motivo agora quer retirar a sua música do streaming, quando durante décadas não teve problemas em deixar que a sua música fosse ouvida em cassetes (e até os velhinhos "cartuchos" de 8 pistas), com qualidade deplorável face a qualquer serviço de streaming actual.

Será talvez uma tentativa de chamar a atenção e tentar fazer com que mais alguns fãs se possam eventualmente interessar pelo seu PonoPlayer - mas o cenário mais provável é que simplesmente acabe por descobrir que o seu nome irá sendo progressivamente esquecido pelas novas gerações: aquelas que actualmente já interrogam: "mas afinal quem é aquele senhor velhote? Paul McCartney? Afinal o que é ele fazia?"

2 comentários:

  1. Seja por que motivo for, é pena que o Neil Young esteja a tornar-se cada vez mais desconhecido pelas novas gerações. Alguns dos temas compostos por ele foram autênticos marcos na história da música.

    ResponderEliminar
  2. O problema dele é que tá a ficar um velho ranzinza e já não precisa de dinheiro!

    ResponderEliminar