2015/07/02

Notícias do Dia

A venda de música em Portugal está a subir; Facebook remove todos os posts colocados via dlvr.it limpando milhares de páginas; o Nexus 6 baixou para os 419 euros; fomos ver o Super Mario Maker da Nintendo na Wii U; e ainda a prova de que é possível encontrar smartwatches... por 20 euros.

Antes de passarmos às notícias do dia, o habitual lembrete de que têm mais uma pergunta que vos pode valer um exemplar do livro FCA que temos para vos oferecer este mês:


Xiaomi já vendeu 34.7 milhões de smartphones este ano



O ano ainda vai a meio, mas a Xiaomi já está de parabéns. Na primeira metade de 2015 a empresa já vendeu quase 35 milhões de smartphones; número que representa um crescimento de 33% face ao mesmo período no ano anterior, e que só poderá aumentar com a expansão que tem feito para outros mercados (como o Brasil.)

Por cá, bem gostaríamos de contribuir também para este aumento do número de Xiaomis vendidos... mas para isso seria interessante a disponibilização de uma loja oficial na Europa que desse aos portugueses o acesso aos seus smartphones, tablets, e demais produtos (que vão desde os power banks, a balanças inteligentes e mais.)



Google Photos reconhece jovens negros como gorilas




Depois de ter passado pelo susto do espaço ilimitado não ser ilimitado, o Google Photos volta a ser criticado, desta vez devido ao seu sistema de reconhecimento automático, que tem feito algumas pessoas de raça negra serem erradamente reconhecidas como gorilas.

Esperava-se que o Google já tivesse tido mais cuidado nesta área, uma vez que ainda recentemente o Flickr passou pelo mesmo problema. De qualquer forma, o Google foi rápido a reagir, removendo a tag respectiva e prometendo dedicar mais recursos para garantir que isto não volte a acontecer. (De qualquer forma, tratando-se de reconhecimento automático, haverá sempre a possibilidade de erros - mesmo que algumas vezes isso possa ser considerado ofensivo: como um campo de concentração ser catalogado como campo de férias.)


iTunes 12.2 revela iPods em novas cores



A chegada do iTunes 12.2 com Apple Music conta também com imagens que fazem prever a chegada de iPods em novas cores para breve. Uma imagem no programa da Apple revela um iPod Touch em azul mais escuro, um iPod nano dourado/bege, e um iPod shuffle em rosa brilhante mais carregado.

Como no iPod Touch é apresentado o dia 14 na app do calendário, espera-se que estes novos iPods possam ser revelados nesse dia. Saberemos daqui por duas semanas.


Prince retira músicas dos serviços de streaming



Prince, o artista que já foi conhecido como "The artist formerly known as Prince" parece continuar a achar que a forma mais mediática de se dar a conhecer é recorrer a técnicas pouco convencionais - que desta vez passa por retirar as suas músicas de serviços de streaming como o Spotify e Rdio (e todos os outros, imagina-se).

Neste caso, trata-se de um artista consagrado que ainda é lembrado por algumas gerações habituadas aos tempos das cassetes e CDs... mas... será que hoje em dia algum novo artista se poderia dar ao luxo de tomar tal opção? Imagino que para as gerações actuais e futuras, se não existir no streaming... simplesmente não existe.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada



3 comentários:

  1. «Google Photos reconhece jovens negros como gorilas»
    Se algo idêntico tivesse acontecido a um "branco" pouco alarido teria sido feito, mas como aconteceu a uma "minoria" é logo uma tempestade num copo de água.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso do Flickr, também tinha reconhecido uma mulher branca... mas como dizes, isso não "dá notícia". :)

      Eliminar
  2. Gosto bastante de Prince, mas acho que o gajo está a ficar senil.
    Será que ele vive neste planeta?

    ResponderEliminar