2015/10/23

Celso Martinho sai do SAPO


O SAPO recentemente celebrou os 20 anos de vida, mas não se esperava que este marco fosse também sinónimo do fim de uma era, com a saída de Celso Martinho do projecto que ajudou a fundar.

Com a PT a ter sido adquirida pela Altice, muitas têm sido as transformações feitas na empresa, e isso incluía também toda a equipa do SAPO, que seria recolocada em Aveiro (um verdadeiro regresso às origens, se assim se poderá dizer) num único pólo destinado a centralizar toda a actividade de investigação e inovação.

Tal mudança fez com que muitos dos veteranos do SAPO, as pessoas que afinal lhe davam a sua "alma" optassem por sair e seguir outros rumos, e a saída de Celso Martinho parece ser o indicador definitivo de que o SAPO, como o conhecíamos, deixará de existir.

Já sabemos que as mudanças raramente são pacíficas, e resta agora saber se, quando as coisas estabilizarem, se teremos direito a um novo SAPO renovado e rejuvenescido, diferente, mas que se mantém fiel às suas origens e deixará orgulhosos os seus fundadores... ou se será uma concha oca e sem alma, que se irá desintegrando ao longo do tempo, olhando para os velhos feitos do passado como conquistas que nunca mais verá regressar...


Uma coisa é certa, tendo tido o privilégio de, por várias vezes ter "chateado" o Celso pessoalmente por alturas dos inesquecíveis Codebits, tenho a certeza de que não irá ficar parado e continuará a perseguir os seus sonhos, quaisquer que eles sejam - e deveremos em breve ter novas notícias dos seus projectos para o futuro.

Actualização (25/11): e tal como previa, não demorou muito a termos novo plano de ataque para um futuro mais brilhante. :)

6 comentários:

  1. Por acaso pensei nesta situação aquando da confirmação a compra da PT pela francesa Altice. C'est la vie? Acho que ele tm projectos aliciantes em carteira, i.e. makers, etc e não lhe vai faltar oportunidades de o(s) por em prática.

    ResponderEliminar
  2. Apenas o conheço das interwebs, mas reconheço o papel marcante que teve num projecto que começou como mais um apontador entre muitos, mas que rapidamente ganhou destaque, cresceu de forma sustentada e sempre na linha da frente.
    Incrível como ainda me recordo das muitas pesquisas e algumas submissões efectuadas no "apontador" sapo.pt algures em 1996!
    https://web.archive.org/web/19971008182708/http://www.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Off-topic: Cabovisão está a bloquear sites de filmes estilo Wareztuga
    http://i57.tinypic.com/2cde907.png
    Isso acontece-me no tuga.io e tugaflix.com
    Através do popcorn time também não estou a conseguir ver nada... Coincidência acontecer na altura em que o Netflix chega a Portugal?

    ResponderEliminar
  4. Já corre nas cúpulas que a Altice vai tirar o tapete ao Sapo...

    ResponderEliminar
  5. A essência de certos produtos e serviços está toda a desaparecer do grupo PT. Não é só na SAPO, é em geral.

    Desejo imensa felicidade ao Celso, também como ex ET da muy nobre UA :)

    ResponderEliminar