2015/10/28

O Facebook e a "extorsão" para a promoção de artigos


No mundo das redes sociais, o Facebook pode querer fazer-se passar como o nosso melhor amigo, no entanto parece ficar cada vez mais claro que é um amigo interesseiro e que parece estar a perder a vergonha de nos pedir dinheiro de cada vez que nos vê.

O Aberto até de Madrugada sempre se centrou e focou na sua presença na web e na sua comunidade (mailing list/Google Group), mas isso não impediu que também estivéssemos presentes no Google+, Twitter, e - para o caso em questão - no Facebook. A ideia é a de facilitar o acesso aos nossos conteúdos para quem usa estas plataformas... mas no caso do Facebook, a coisa começa a tornar-se ridícula.

Temos todo o gosto em escrever os artigos e notícias que achamos relevantes e de interesse para todos os que gostam de "tecnologia" (e coisas relacionadas), e temos também o privilégio de contar com um número sempre crescente de leitores e visitantes. No Facebook isso tem-se traduzido por notificações constantes de que os nossos conteúdos estão a gerar bastante interesse - que na realidade são apenas um chamariz que nos sugere que se pague para que esses artigos sejam vistos por ainda mais gente!

Ou seja... para o Facebook não chega que alguém coloque lá conteúdos interessantes (que beneficiam a sua própria plataforma) como, quando tal acontece, a sua sugestão é que ainda se pague para que eles possam ser vistos por mais pessoas. Ora... não sei em que mundo é que o Facebook vive, mas parece-me que estão a subverter completamente a forma como as coisas deviam funcionar. Se eu estou a contribuir com conteúdos que agradam aos leitores, seria do seu próprio interesse promover esses conteúdos, para que os utilizadores do Facebook vissem que há coisas de qualidade na sua plataforma (na verdade, a haver pagamento, deveria ser o Facebook a pagar por estes conteúdos "de sucesso".)

Assim, parece ficar bem explícito que para o Facebook, a ideia é esconder as coisas de interesse, e tentar aliciar (leia-se: extorquir) quem se aventura a usar a sua plataforma, para que esses conteúdos chegassem a quem os pudesse achar interessantes.

9 comentários:

  1. Infelizmente é mesmo assim... Por mais seguidores que tenhamos, os conteúdos chegam misteriosamente cada vez menos às pessoas...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente é mesmo assim... Por mais seguidores que tenhamos, os conteúdos chegam misteriosamente cada vez menos às pessoas...

    ResponderEliminar
  3. Ultimamente tenho notado o "impingimento" de sugestões constantes de páginas web (sobretudo de plataformas comerciais) diria de 10 e 10 post´s o que não me agrada nada e que não se podem contornar.

    Sinto que já tive mais controlo nessa parte (tendo anteriormente eliminado tudo o que é publicidade das laterais do facebook com Ublock´s e sobretudo os convites para qualquer tipo de joguinhos, etc...). Parece que agora passaram a atacar a "parte principal" da página e não há como fugir.

    Se fossem conteúdos interessantes, como o Carlos fez alusão, tudo bem, só que não o são...

    Realmente, devem pensar que são um canal de TV para cobrarem a presença destacada de conteúdos, mas esquecem-se que cada vez mais o público procura o facebook para ver páginas subscritas e seus conteúdos e não os post´s dos amigos/personalidades como no início...

    ResponderEliminar
  4. https://youtu.be/l9ZqXlHl65g

    Sobre este tema, este vídeo é interessante.

    ResponderEliminar
  5. É por isso que desisti do facebook desde Agosto.

    ResponderEliminar
  6. Como marketer, também sofro com isso diariamente e acho que estão a esticar a corda. Com mais de 24K seguidores os nossos conteúdos nunca passam das 2K impressões. Mas se pensarmos bem, a Google faz exatamente o mesmo com o Adwords, sempre a tentar que o nosso investimento aumente com a desculpa da "otimização". O Facebook vive e paga as suas despesas com a receita de publicidade, que vem quase exclusivamente de empresas como as nossas.

    ResponderEliminar
  7. É por esta e por outras que quase não dou uso ao Facebook.
    A timeline do FB é exímia em mostrar-nos o que não queremos ver e para ver o que os nossos amigos mais chegados e páginas preferidas partilham somos obrigados a subscrever as suas partilhas via notificações (isto quando estas não falham).

    ResponderEliminar
  8. O FB para seguir algum site é ridiculo!
    Acabamos por perder metade dos posts!

    Eu sigo os mesmos sites no FB e G+ e enquanto no G+ eu vejo todas as publicações, no FB perco sempre umas quantas.

    Mas ainda assim, sites como o AADM eu sigo pelos feeds mesmo, pois não há melhor :)

    ResponderEliminar
  9. Vergonhoso mesmo.. Tenho sentido cada vez mais dificuldade em encontrar uma notícia que me interesse no Facebook... Uso cada vez mais Twitter e Google+

    E já agora estou a ver quando surge uma nova rede social... Sim porque o Facebook vai cair... A única coisa que me surpreendeu foi mesmo a app "messenger" que cada vez está melhor e mais optimizada.

    Já tou a ver daqui a dias o WhatsApp e Instagram a seguir o exemplo do Facebook, tendo em conta que está debaixo da sua alçada

    ResponderEliminar