2015/11/11

iPad Pro já disponível em Portugal por €939

O mais recente e maior iPad até à data já está disponível em Portugal, com preço a começar nos 939 euros para a versão base com 32GB.

Depois dos iPhones terem crescido, também o iPad segue a mesma tendência. O iPad Pro de 12.9" é o mais potente iPad de sempre, e que tentará cumprir uma função dupla: tentar reavivar o interesse no segmento dos tablets (a gama iPad não tem acompanhado o apetite pelos iPhones); e também - e talvez mais importante a longo prazo - o de tentar mostrar que um tablet poderá substituir um "PC" tradicional para fazer todo o tipo de trabalho.

É este segundo aspecto que será mais interessante de analisar daqui por alguns meses, pois tecnicamente não haverá impeditivos para que tal possa acontecer (tirando alguns casos mais específicos) - mas o maior obstáculo será mesmo convencer as pessoas de que chegou esse momento. Desconfio que muitas pessoas continuarão a dar preferência a um portátil face a um tablet para fazerem "trabalho de computador", nem que seja por tradição.

Depois há ainda a questão dos preços. Com este iPad Pro a começar nos 939 euros e indo até aos 1269 euros, não há dúvida de que já se podem considerar portáteis bem jeitosos - e isto sem esquecer que estamos numa altura em que a Apple parece, finalmente, começar a sentir o efeito do preço elevados dos iPhones (que até já levou a um corte de 10% na encomenda de iPhones para o Natal).

Enfim... a ver se este iPad Pro terá algum impacto significativo, ou se será algo ao estilo do primeiro MacBook Air, que só veio a ter sucesso quando foi lançado o modelo da segunda geração, mais barato e funcional.

3 comentários: