2015/11/21

Porque motivo é tão difícil chegar ao espaço?


Ainda há pouco falávamos de que nem sequer a própria NASA tem actualmente capacidade para levar astronautas até ao espaço; o que poderá originar a pergunta: afinal, porque é assim tão complicado abandonar o nosso planeta e chegar ao espaço?

O problema principal é a gravidade, essa força que insistentemente teima em nos puxar "para baixo". Para a contrariarmos é necessário criar uma força em sentido contrário, mas para criar essa força temos que usar combustíveis, e esses combustíveis aumentam a massa e o peso que temos que elevar, o que obriga a ter mais combustível, o que faz aumentar o peso, e... já estão a ver o problema.

Há quem esteja a tentar contornar o problema combinando um avião com foguete, de forma a poder usar a sustentação do ar enquanto há atmosfera suficiente, e só mudar para o modo "foguete" quando já se aproxima da fronteira com o espaço. Mas por enquanto ainda temos que depender dos foguetes tradicionais para nos fazer chegar ao espaço, e que normalmente usam vários estágios, de modo a que se possa ir poupando peso progressivamente, descartando os módulos já gastos. Foi esse um dos grande avanços que permitiu criar foguetes capazes de transportar até ao espaço cargas de peso elevado (como a que permitiu transportar o Homem até à Lua).

Mas, fiquem com uma explicação em termos simples que nos chega da combinação de esforços do Minute Physics e de Randall Munroe (criador do XKCD).


Actualização: também já temos um artigo a falar da importância da velocidade orbital.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)