2015/11/30

Tribunal sueco recusa bloqueio do Pirate Bay pelos ISPs


No país natal do The Pirate Bay, um tribunal sueco recusou os pedidos das editoras e entidades anti-pirataria, dizendo que os ISPs não podem ser obrigados a bloquear o acesso a um site por não terem qualquer envolvimento nas possíveis infracções que um site possa cometer.

Demonstrando que na nossa Europa se vão usando muitos pesos e muitas medidas, sendo que nalguns países se facilitam cada vez mais os processos de bloqueio a todo o tipo de sites indesejados sem que seja sequer necessário recorrer aos tribunais (independentemente de tal táctica não ter qualquer efeito prático na redução da pirataria), na Suécia - terra natal do famigerado The Pirate Bay - um tribunal decidiu precisamente pelo oposto.

Por muito que as entidades anti-pirataria gostasse, um Tribunal de Estocolmo rejeitou o seu pedido de que os ISPs fossem obrigados a bloquear o acesso ao Pirate Bay. Novamente, não que isso tivesse qualquer efeito prático, pois não faltam países onde isso está a ser feito, e em resposta foram criados dezenas (ou centenas) de formas de acesso alternativas, que se vão multiplicando de cada vez que nova tentativa de bloqueio é implementada.

Neste caso, as entidades anti-pirataria queriam culpabilizar o ISP (Bredbandsbolaget ) que se recusou a bloquear o acesso ao Pirate Bay, dizendo que este deveria ser considerado cúmplice das suas ilegalidades. No entanto, o Tribunal optou por dar razão ao ISP, que diz que se limita a ser um meio de acesso à internet, tratando todos os dados e acessos por igual, e que não será a sua função interferir ou censurar o acesso à internet.

Seria uma excelente decisão, mas certamente as coisas não se vão ficar por aqui, pois os queixosos ainda poderão apelar da decisão...

1 comentário:

  1. Vamos culpar as "Juntas Autónomas de Estradas" deste país e de todo o mundo, por disponibilizarem as estradas para alguns idiotas assassinarem vários cidadãos inocentes, quando aqueles que não sabem usar as viaturas que lhes dão...

    ResponderEliminar