2016/05/18

HP começa a vender a sua primeira impressora 3D

Será apenas justo que a HP, que tanto fez pela impressão, também esteja presente na nova fronteira da impressão 3D. E isso é feito com uma impressora de luxo que, mesmo custando 200 mil dólares, é anunciada como sendo altamente económica.

Pelo preço facilmente se percebe que não estamos a falar de impressoras "caseiras", e estas Fusion Jet 3D apresentam-se como tendo um preço 50% inferior ao de sistemas idênticos, e capaz de imprimir peças 3D a velocidades dez vezes superiores.

À primeira vista isso é conseguido de forma idêntica à evolução que as impressoras tiveram sobre as plotters. A maioria das impressoras 3D económicas é equivalente a uma plotter, que apenas consegue deixar um filamento num único ponto de cada vez (e por isso demorando horas até para criar peças simples). Nestas Fusion Jet 3D da HP, a impressão é feita usando uma barra com 30000 micro-orifícios, à semelhança de uma impressora jato de tinta com cabeça a toda a largura. O resultado é uma impressão muito mais rápida, consistindo apenas em varrimentos idênticos ao de um scanner para cada camada a imprimir.


Por agora estes preços de 200 mil dólares (ou 130 mil da versão mais económica) parecem completamente obscenos, mas bastará lembrar que também as impressoras laser custavam valores astronómicos em tempos, e que agora são acessíveis a todos os que as queiram comprar. A HP diz que ao contrário das impressoras domésticas, que apenas servem para criar protótipos, estas Fusion Jet 3D podem ser usadas para criar pequenas séries de peças finais que poderão ser utilizadas para todo o tipo de coisas.

Vamos lá ver quanto tempo demorará para que esta tecnologia chegue aos 100 euros... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)