2016/05/10

Notícias do dia

Os criadores da Siri demonstraram o Viv ao vivo; o Uncharted 4 é a nova referência nos jogos para a PS4; Facebook responde às acusações de que manipula e censura notícias; o PayPal deixa de dar protecção aos pagamentos feitos para crowdfunding; e uma proposta sobre como se podem acabar com os abusos dos direitos de autor dos ebooks nas bibliotecas.

Esta semana temos para te oferecer um fantástico telemóvel do tamanho de um cartão de crédito; e já de seguida as nossas habituais notícias do dia.


Facebook pode ser processado nos EUA devido ao reconhecimento facial




Para variar um pouco dos processos na Europa, parece que também nos EUA o Facebook terá que enfrentar os tribunais devido à funcionalidade de reconhecimento facial que aplica às fotos para encontrar amigos. Esta funcionalidade não está (oficialmente) disponível na Europa precisamente para não causar ainda mais problemas quanto à privacidade e recolha dos dados biométricos, mas também nos EUA há quem reclame de não ter dado qualquer autorização para ser "reconhecido".

Claro que importa referir que, embora nos serviços públicos estas limitações possam ser impostas... é inevitável que este tipo de tecnologia vá ficando cada vez mais acessível para todo o tipo de fins.


Vendas de PCs continuam em queda - atingem valor mais baixo desde 2011



A era "mobile" dos smartphones continua a ter um forte impacto nos computadores tradicionais, e as vendas de PCs, portáteis e tablets, continuam a cair. No primeiro trimestre deste ano, o número baixou 13% para os 101 milhões de unidades, o volume de vendas mais baixo desde o segundo trimestre de 2011.

Pior ainda, não há perspectivas de que o panorama venha a melhorar nos próximos anos, e esta queda deverá acentuar-se ainda mais.


Que novidades esperar para o Google I/O deste ano?



Temos mais uma edição do Google I/O na próxima semana (de 18 a 20 de Maio) e a grande questão é: o que terá a Google para mostrar? Com o Android N a já andar por aí em fase de testes, talvez as novidades possam centrar-se no potencial convergência do Android e Chrome OS; ou até numa nova aposta a sério na área da domótica, dando mais uso ao seu router OnHub como hub central para as nossas casas.

Também o Project Tango e o (esquecido?) projecto Ara dos smartphones modulares poderão surgir... mas o melhor mesmo seria a Google demonstrar uns óculos Magic Leap ao vivo, embora não me parece que se arrisquem a tal depois de toda a pompa e circunstância feita com os Glass... e que deram no que deram.


Chuwi Hi8 Pro - um tablet Windows 10 de luxo a €75 €86



Quem procurar um tablet Windows decente a preço reduzido, poderá querer espreitar o Chuwi Hi8 Pro, com ecrã de 8" (1920x1200), CPU Intel Cherry Trail Z8300 quad-core, 2GB/32GB, e que já vem com ficha USB Type-C para estar preparado para o futuro. Por apenas 75 euros será difícil encontrar melhor. (Actualização: a flash sale já acabou e o preço já subiu para os 86 euros... mas ainda assim é de aproveitar.)

Este modelo é uma evolução do já nosso conhecido Chuwi Hi8, que na altura já se comportava bastante bem com o Windows 10... pelo que, agora com um CPU ainda melhor, não há que enganar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


2 comentários:

  1. O Preço do Chuwi Hi8 inclui portes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para este valor já podes mandar via "direct" sem pagar mais (mas tens a opção do "seguro de transporte" por mais uns poucos euros.)

      Eliminar