2016/08/25

MIT cria MegaMIMO que permite WiFi nas mesmas frequências sem interferências


A saturação das frequências utilizadas pelo WiFi vai tornando cada vez mais frequentes os casos de congestionamento (e a fuga para os 5GHz, onde será apenas uma questão de tempo até que o mesmo se repita), mas o MIT pode ter a solução: o MegaMIMO.

O MIMO (multiple input, multiple output) é um sistema já utilizado por alguns routers e dispositivos, que recorre a múltiplas antenas, e que permite usar essa informação adicional para diferenciar entre comunicações sobrepostas usando a mesma frequência. Investigadores do MIT levaram o conceito ainda mais longe, aplicando-o a múltiplos access points em simultâneo com o MegaMIMO.

O sistema consiste em sincronizar as fases dos múltiplos access points de modo a que vários possam usar a mesma frequência sem interferirem uns com os outros. O efeito prático é o de que seria possível aumentar substancialmente (mais de 300%) a velocidade das transferências WiFi em locais congestionados; e a melhor parte é a de que o mesmo tipo de tecnologia também permitiria aumentar a eficiência das redes celulares.

Resta agora esperar que estas propostas e técnicas sejam adoptadas pelos fabricantes, e que os seus benefícios possam chegar até nós num futuro não muito distante - embora, neste tipo de produtos, isso seja algo que demorará anos a fazer-se sentir (ainda recentemente falamos do caso de só agora a Vodafone disponibilizar um router com WiFi gigabit.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)