2016/09/24

Disco da Voyager vai ser replicado por projecto no Kickstarter


A Voyager já saiu do nosso sistema solar e a bordo leva um dos mais famosos discos de sempre; um disco dourado que pela primeira vez vai ser replicado em vinil graças a um projecto do Kickstarter.

É difícil não ficar sem palavras quando nos lembramos que uma sonda lançada em 1977 continua a funcionar passados 40 anos, sendo neste momento o mais distante objecto feito pelo Homem. Dos seus onze instrumentos, cinco continuam a funcionar e a enviar dados para a Terra, e espera-se que assim continue a fazer até cerca de 2025, altura em que deverá - finalmente - ficar sem energia, mas continuando a sua viagem em direcção ao espaço profundo (daqui por 40 mil anos, passará a apenas 1.6 anos luz da estrela Gliese 445).

Mas o que nos traz aqui hoje é algo que leva a bordo: uma colecção de discos dourados contendo informações sobre a Humanidade e a Terra, e que Carl Sagan equiparou a uma verdadeira cápsula do tempo para nos dar a conhecer a quem, eventualmente a viesse a descobrir. São sons de todo o planeta (também lá está uma amostra de português) e também imagens, que serviriam como cartão de apresentação a uma outra raça extra-terrestre... assumindo que teriam capacidade para decifrar as instruções que seguem com os discos, sobre como os reproduzir e interpretar os seus dados (interrogo-me se fossemos nós a receber algo idêntico, o conseguiríamos fazer. ;)


Para celebrar o 40 aniversário, um projecto no Kickstarter pretende recriar estes discos numa versão em vinil acessível a todos e, sem grandes surpresas, já superou amplamente o valor pretendido (neste momento já se aproxima do meio milhão de dólares).

Se estiverem interessados, este pedaço de História está à distância de 98 dólares, e uma espera até Agosto de 2017.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)