2016/11/16

Apple já começou a fazer a "limpeza" de apps obsoletas da App Store


Quando se fala de remoção de apps da App Store normalmente é para criticar a Apple, mas desta vez está apenas a fazer aquilo que é necessário fazer para garantir que as apps que os utilizadores por lá encontrem continuem a ser relevantes.

A Apple já tinha enviado uma mensagem aos developers a alertar que iria remover apps "obsoletas" da App Store, e para que estes tratassem de as actualizar se quisessem que as mesmas permanecessem disponíveis, e agora parece ter dado início a essa fase de limpeza, com o número de apps removidas a ter aumentado substancialmente no mês de Outubro.



A Apple está a remover apps que já nem funcionam nos iOS mais recentes, apps que não passem nas processes de aprovação actuais de apps, e também apps que não tenham sido actualizadas "há muito tempo". Este último ponto poderá ser um pouco crítico, pois poderá ser usado para justificar a remoção de apps que, mesmo sendo antigas, continuariam a funcionar devidamente (e a ser úteis para alguns utilizadores) - mas se for esse o caso, é de esperar que o developer se possa dar ao trabalho de fazer uma mini-actualização para garantir que a mesma escapa a essa cláusula.

Se por um lado isto é compreensível e desejável, por outro lado também nos faz pensar na questão da volatilidade dos criações digitais actuais. Tal como actualmente temos pessoas que gostam de revisitar jogos e software antigos, seria interessante ver a Apple a dedicar também parte da sua atenção a um esforço de preservação que permitisse manter o acesso a esse histórico digital das "apps obsoletas" (mesmo que não o fizesse directamente, podia fazer parcerias com o Internet Archive ou outros projectos que se dedicam a isso.)

... Senão, não posso deixar de ficar algo triste com o facto de, daqui por 10, 20 ou 30 anos, não poder confrontar as memórias nostálgicas com a realidade de ver essas apps a correr ao vivo.

4 comentários:

  1. Quem comprou essas Apps, podes voltar a fazer o download, simplesmente não vai aparecer para novos compradores.

    Acho bem, 50 mil é uma gota, mas é muita coisa, deve ser mais que as que há para Windows Phone...

    ResponderEliminar
  2. Grande parte da limpeza na App Store resulta de os "developers" deixarem de pagar a taxa de membro do Apple Developer Program - 99 dólares/ano. As suas apps são retiradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada a ver com isso.

      Eliminar
    2. Como não? Quem não paga os 99 dólares/ano provavelmente abandonou o desenvolvimento das suas (todas) as apps.

      Mas também pode continuar a pagar e abandonar parte das apps - que agora são varridas.

      Nos dois processos muito boas apps vão à viola o que não deixa de ser uma pena - mas as apps não atualizadas dão problemas ou são inseguras.

      Eliminar