2017/11/29

Huawei prepara câmara 3D à "Face ID"

A Huawei não quer ficar para trás na corrida tecnológica, e já revelou estar a trabalhar num módulo de câmara 3D semelhante ao do Face ID que a Apple estreou no iPhone X... mas melhor.



A Huawei aproveitou a apresentação do seu novo Honor V10, para dar a conhecer alguns dos trabalhos que está a desenvolver, nomeadamente na área do reconhecimento facial. Esta foi a grande arma utilizada pela Apple para o seu iPhone X com Face ID e a Huawei demonstra a sua capacidade de reacção para rapidamente trazer uma solução idêntica para o mercado... e melhorada.


A frente do smartphone apresenta um grupo de sensores, que em conjunto com uma câmara IR e um micro-projector laser, vão permitir fazer o reconhecimento 3D em tempo real do rosto do utilizador, permitindo, entre outras funcionalidades, o desbloqueio do equipamento quando o utilizador legítimo é reconhecido. A Huawei refere que este sistema é capaz captar 300 mil pontos 3D, dez vezes mais do que os que são utilizados pelo iPhone X permite para o reconhecimento facial.


Os Animoji foram uma das sensações na apresentação do iPhone X, pelo que não foi propriamente inesperado ver a Huawei recorrer aos mesmos para demonstrar as vantagens do seu sistema, que expande a gama de expressões faciais reconhecidas, onde não falta um deitar a língua de fora, algo que actualmente não é reconhecido pelo sistema da Apple.

Não deixa de ser curioso o facto de, mais uma vez, a Huawei mostrar em palco uma comparação directa da sua tecnologia com a da Apple. Já o facto de estes Animoji poderem não ter a mínima utilidade, é outra questão, sobre a qual o público ainda terá de se pronunciar (bastando referir que os SMS também foram criados como sendo algo que "ninguém iria utilizar"... e bem sabemos como isso correu... :)

Resta agora saber quando é que a Huawei irá fazer chegar esta tecnologia ao público, uma vez que tinha sido estimado que iria demorar um ou dois anos para os fabricantes de componentes reagirem ao Face ID e terem alternativas disponíveis em volume. Se a Huawei conseguir incluir isto no seu próximo topos-de-gama P11, ficaria demonstrado que isso teria sido conseguido de forma bem mais rápida.

... Ficamos a aguardar pelo P11! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)