2017/12/12

ESA cria "GPS" mais preciso e rápido


Hoje em dia os requisitos para os sistemas de posicionamento global (GPS) são muito mais exigentes do que eram no passado, e a ESA desenvolveu um sistema chamado Fast-PPP que promete fazê-lo usando os satélites já existentes.

Os sistemas de posicionamento global actuais, que nos dão precisões de 5-10 metros podem ser suficientes para nos levar até ao destino, mas é preciso algo melhor para nos guiar com precisão até uma porta específica ou para garantir que um veículo autónomo não esteja a circular na faixa errada (ou em cima de um passeio).

Fast-PPP (Fast Precise Point Positioning) foi desenvolvido pela ESA em parceria com uma equipa espanhola, e promete uma precisão de 10-20cm. Este sistema também recorre a valores de correcção obtidos pelas estações terrestres de sistemas GPS como o Galileo Europeu, mas adiciona um factor de correcção adicional que compensa interferências da ionosfera, permitindo obter um posicionamento de alta precisão de forma bastante mais rápida do que os sistemas tradicionais.


Em vez de precisar de uma ou duas horas para obter um posicionamento de alta-precisão, com o Fast-PPP isso pode ser atingido em apenas 10 ou 20 minutos.

Para além disso, o sistema é capaz de tirar partido das frequências utilizadas pelas quatro redes existentes (GPS, Glonass, Beidou e Galileo) para aumentar a precisão e continuar a funcionar mesmo em caso de falha de uma das redes.


... Agora será apenas uma questão de tempo até que este sistema possa ser usado em aplicações comerciais... fazendo-nos sonhar com o dia em que o "GPS" nos poderá dizer precisamente em que local é que se deve tocar à campainha quando chegamos ao destino. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)