2017/12/12

Notícias do dia

Euforia das Bitcoins está a levar pessoas a fazerem hipotecas; NOS disponibiliza mais de 110 canais sem box no Norte; que smartwatches Android Wear vão receber Android 8 Oreo; ESA cria "GPS" mais preciso e rápido; Google corrige Home Mini; e chaves de descodificação Blu-ray UHD 4K aparecem na net.

Neste mês de Natal, não só temos os nossos 31 dias de prendas - hoje com um eBook FCA à escolha - como temos também quatro smartphones para oferecer no Apps do Android, pelo que a oportunidade para terem algo extra para adicionar os presentes debaixo do "pinheirinho" está a uns cliques de distância.

Samsung prepara-se para monopolizar produção de RAM e Flash



A Samsung já é um dos maiores produtores mundiais de chips de memória DRAM e Flash NAND, mas no próximo ano vai mais que duplicar o investimento nas suas linhas de produção (com mais 26 mil milhões de dólares) levantando sérios receios de que esteja a preparar-se para dominar por completo este sector.

Considerando que a Samsung já é responsável pela produção de metade dos chips DRAM e NAND no mercado, e este investimento seja igual ao que a Intel, TSMC e a SK Hynix (os três maiores produtores seguintes) prepararam... já dá uma ideia da ordem de grandeza desta jogada. Por um lado, o aumento de produção seria bem vindo, pois há necessidade de baixar os preços tanto das memórias RAM como das memórias Flash; mas por outro lado, se a Samsung dominar o mercado, fica com o poder de definir os preços que bem entender.

Veremos como as coisas correm ao longo dos próximos anos...


Apple compra Shazam



Depois dos rumores, a confirmação: a Apple comprou o Shazam, popular app de reconhecimento de música. Mais do que permitir o reconhecimento de música (o Shazam já tinha integração com a Siri) a aquisição trará vantagens a nível de direccionar clientes para o Apple Music (em vez de permitir que se escapem para o Spotify) depois das músicas serem reconhecidas - assim como os projectos que têm desenvolvido com tecnologias de realidade aumentada e que também serão do interesse da Apple.

... Para quem gostava do Shazam tal como estava, será melhor começarem a adaptar-se ao funcionamento do SoundHound....


Nintendo já vendeu 10 milhões de consolas Switch



Depois do sucesso da Wii e do não-sucesso da Wii U, a Nintendo já conseguiu demonstrar que a sua nova consola - a Switch - é um sucesso, com mais de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, e sem contar com as vendas deste Natal, que seguramente representarão mais alguns milhões de unidades.

Jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey já se tornaram em clássicos instantâneos, e serão referência para muitas gerações futuras que deles se recordarão com o mesmo carinho que relembramos jogos da NES e SNES. Escusado será dizer que, se ainda não decidiram as prendas de Natal... uma Switch é uma excelente opção, nem que seja como "auto-prenda"! :)


Comic Con Portugal 2017 arranca esta semana



É já esta semana que Matosinhos se volta a encher de muita cor e animação com mais uma edição da Comic Con Portugal, que se realiza de 14 a 17 de Dezembro na Exponor.

São muitas as caras conhecidas e acarinhadas pelo público que irão estar presentes, incluindo Daniela Ruah, Dominic Purcell, Edward J. Olmos, Katherine McNamara, Madison Iseman, Kirsten Vangsness e - confirmação de última hora - Clark Gregg,o incansável agente Coulson de Agents of SHIELD.

E bem a propósito da estreia do mais recente filme Star Wars, este ano teremos direito 500m2 de área dedicada exclusivamente a Star Wars, que estará presente no evento de forma oficial. Enfim... nestes dias, todos os caminhos vão dar à Comic Con.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)