2017/12/21

Notícias do dia

Apple admite finalmente estar a abrandar iPhones com baterias velhas; a Magic Leap revela finalmente os seus óculos de realidade aumentada; malware põe Androids a gerar Monero e até pode estragar baterias; temos em promoção de lançamento o Leagoo M9 a €51; espreitamos ao divertido robot educativo falante DOC; e o Reino Unido quer internet a 10Mbps para todos em 2020.

Neste mês de Natal, não só temos os nossos 31 dias de prendas - hoje com um smartwatch Alcatel MoveTime MT10 - como temos também quatro smartphones para oferecer no Apps do Android, e no nosso Clube AadM+ temos um fabuloso Xiaomi Mi Mix 2 para oferecer; pelo que a oportunidade para terem algo extra para adicionar os presentes debaixo do "pinheirinho" está a uns cliques de distância.

Amazon encerra serviço de armazenamento de música dos clientes



Depois de ter acabado com o serviço de armazenamento ilimitado, a Amazon volta a demonstrar os riscos de se confiar (demasiado) na cloud, com mais um encerramento: desta vez o do serviço associado ao Amazon Music que permitia aos clientes armazenarem as suas próprias músicas.

O serviço Amazon Music continuará a funcionar, assim como o acesso a todas as músicas compradas através do mesmo; mas as músicas enviadas pelos utilizadores deixarão de ficar disponíveis a partir de Janeiro de 2019. Ou seja, mais uma vez, todos aqueles que confiassem na cloud como repositório "imortal" dos seus conteúdos... vão ter que se convencer de que a única coisa em que podem confiar é nos discos que têm em casa (ou numa máquina na cloud mas por sua conta).


Apple clarifica "proibição" de apps baseadas em templates



Depois de ter assustados developers e empresas com o anúncio de que iria deixar de aceitar apps criadas a partir de templates genéricos, a Apple vem corrigir a situação com explicações adicionais. Afinal o que se passa não é proibir estas apps de entrarem na app Store, mas sim a de evitar que um developer ou empresa que se dedica a esta actividade envie dezenas ou centenas de apps em nome dos seus clientes.

As apps baseadas em templates continuarão a ser permitidas na App Store, mas terão que ser submetidas pelo cliente final e não pela empresa que criou a app. Ou seja, a Apple quer que - por exemplo - uma app de um restaurante fique associada na App Store a esse restaurante, e não à empresa que criou a app.


MoviePass já superou 1 milhão de utilizadores



Sem grandes surpresas, a táctica de deixar as pessoas irem ao cinema todos os dias por menos de $7 por mês está a surtir efeito, com a MoviePass a já ter superado 1 milhão de utilizadores por conta desta promoção.

Era um resultado mais que esperado, sendo que em Agosto, quando reduziu os preços para uma mensalidade fixa de $9.95, o número de clientes aumentou de 20 mil para mais de 150 mil numa única semana.

Resta agora a pergunta de saber como é que este serviço manter-se viável a longo prazo, já que será economicamente incomportável suportar 1 milhão de clientes que decidam ir ao cinema todas as semanas (já nem falo em ir todos os dias) e que paguem apenas $7 por mês - quando o serviço tem que suportar o custo do bilhete normal pago aos cinemas.


Pokemon Go ganha realidade aumentada via ARKit em iOS



Embora tenha sido um jogo que ajudou a dar visibilidade aos modos de realidade aumentada, o Pokémon Go só agora vai receber uma actualização que lhe permite tirar partido do ARKit do iOS 11 e de todas as funcionalidades avançadas que isso permite.

Seguir e caçar os Pokémon no mundo real vai passar a ser feito de forma bastante mais realista e com tracking de alto nível, havendo também que ter cuidado redobrado na aproximação aos Pokémon para não os "assustar". Curiosamente, ao aproveitar o ARKit, a Niantic diz que o impacto na bateria será também substancialmente menor do que quando se utilizava o jogo no modo de realidade aumentada original, feito por eles - o que por si só já será suficiente para justificar que se volte a experimentar este modo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. "será economicamente incomportável suportar 1 milhão de clientes que decidam ir ao cinema todas as semanas (já nem falo em ir todos os dias) e que paguem apenas $7 por mês"
    Conforme se comprarem muitas pipocas e bebidas ou não :D

    ResponderEliminar