Para as pessoas da minha geração o Amiga é algo de indescritível. Para todos aqueles que tinham crescido a sonhar com um ZX 81 e mais tarde um ZX Spectrum, esta máquina era o RollsRoyce dos computadores.
Com 4 canais de som capazes de tocar sons realistas (samples), a possibilidade de mostrar 4096 cores simultaneamente (numa época em que os PCs tinham o modo CGA com apenas 4 cores) e um sistema operativo multitasking em modo gráfico - que, diga-se a título de curiosidade, foi até à data o único computador capaz de ter simultaneamente várias janelas em resoluções diferentes - podia estar a trabalhar-se a 320x240 num programa, e a 640x480 noutro.
E pensar que foi num Amiga 2000 que acedi à internet pela primeira vez - no tempo em que esta era ainda um aglomerado de redes desconexas com meia dúzia de páginas (tudo em modo de texto); já para não falar das infindáveis surpresas que eram os jogos no Amiga 500. As coisas que se faziam com uma diskete de 800Kb - e hoje, só para um computador arrancar, gastam-se Gigabytes de espaço em disco....
Bem... para os mais saudosistas (ou meramente curiosos) aconselho vivamente a percorrem a excelente sequência de artigos da história do Amiga escrita pelo Jeremy na Ars Technica. Ainda não está concluída, mas podem ter a certeza que não se vão arrepender de ler o que já foi escrito até agora.
E deixo-vos um quote engraçado, que bem poderia servir de guia para o Bill Gates numa próxima apresentação de qualquer produto Microsoft:
"A close-up of the Amiga operator at the keyboard showed his fingers shaking slightly—there was a lot riding on these demos, and the software was brand new and still largely untested. Yet the Amiga performed masterfully in its first time on stage, without crashing once." :)
Se houver interesse suficiente, poderei traduzir estes artigos para Português (depois de obter autorização).
Parte 1 - a Génese
Parte 2 - o Nascimento do Amiga
Parte 3 - o Primeiro protótipo
Parte 4 - a chegada da Commodore
2007/10/23
This is your Amiga speaking...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
os artigos deste senhor levam-me às lágrimas! sniff..
ResponderEliminaré cada flashback nostálgico que me dá arrepios :D
A mim da-me vontade é de ir ver se o meu Amiga 500 ainda funciona... e procurar o stock de disketes 3.5" para ver se ainda funcionam.
ResponderEliminarSWIV! a fazer stream lido do floppy! Isso é q é tecnologia.
E tudo isto com um cpu com cerca de 8Mhz!
Ainda agora, com CPUs 500x mais potentes, duvido que se tenha uma experiência 500x superior à que o Amiga proporcionava.