2007/12/16

Sir Arthur C. Clarke faz 90 anos

Hoje é um dia especial para Sir Arthur C. Clarke, e - de certa forma - para toda a Humanidade.

Hoje, 16 de Dezembro de 2007, Arthur C.Clarke faz 90 anos.

Não colocaria aqui esta lembrança se não se tratasse de uma das pessoas que mais admiro, e responsável por muitos dos "bichinhos" que tenho na cabeça.

Desde a fantástica série de TV O Misterioso Mundo de Arthur C.Clarke dos anos 80, recheada de enigmas e que nos espantava a cada novo episódio, até aos fabulosos livros que escreveu (e que também originaram clássicos do cinema, como 2001: Odisseia no Espaço) este senhor tem lugar assegurado na memória de milhões de pessoas espalhadas por todo o Mundo.

E para quem pensar que as suas "previsões" e ideias são apenas coisas teóricas... Há 62 anos, um (mais) jovem Arthur C. Clarke da British Interplanetary Society enviou uma carta que foi publicada na edição de Fevereiro de 1945 da revista Wireless World sugerindo uso de satélites geo-estacionários para permitir comunicações globais:

“I would like to close by mentioning a possibility of the more remote future--perhaps half a century ahead. An ``artificial satellite'' at the correct distance from the earth would make one revolution every 24 hours; i.e., it would remain stationary above the same spot and would be within optical range of nearly half the earth's surface. Three repeater stations, 120 degrees apart in the correct orbit, could give television and microwave coverage to the entire planet.”

Hoje, a órbita geo-estácionaria - também conhecida como órbita de Clarke (adivinhem porquê) - e a cintura de Clarke têm mais de 330 satélites, responsáveis por grande parte das comunicações mundiais.

No seu aniversário disse ainda:
"Se me concedessem três desejos, ... Gostaria de ver provas de que existe vida extra-terrestre. Sempre acreditei que não estamos sós no universo, mas continuamos à espera que o E.T. nos telefone ou nos envie algum sinal."

"Em segundo lugar, gostaria de nos ver abandonar a nossa dependência do petróleo e adoptar energias limpas e renováveis. As alterações climáticas serviram para demonstrar a urgência desta medida. ... Não podemos deixar que o carvão e o petróleo cozam lentamente o nosso planet.."

Por fim, Clarke desejou a paz para o Sri Lanka, local onde tem vivido nos últimos 50 anos.
Se me dessem a hipótese de conhecer uma qualquer lenda viva da actualidade, Arthur C. Clarke seria sem dúvida a minha escolha.


[YouTube Video]

3 comentários:

  1. foi ontem, mas o raio da notícia nao entrou quando devia.
    o blogspot devia ter a possibilidade de notícias "auto-agendadas". :)

    ResponderEliminar