2007/12/16

Uma no cravo, outra na ferradura - da Alta-(in)Definição

Ainda há uns tempos cantava vitória, depois acalmou e disse que era um empate, mas agora o vento mudou novamente e Howard Stringer (CEO da Sony) vem dizer que o Bluray é superior novamente.

“We remain totally committed to Blu-ray. We believe Blu-ray has the best picture, more particularly the best security, the best capacity for future improvements and the amount of content we generate.“
Já nada me surpreende, mas ouvir um executivo dizer que este ou aquele formato tem a "melhor imagem", quando ambos podem ter exactamente o mesmo conteúdo (mesmos codecs, mesma resolução,) e muitos relatórios independentes até têm pontuado de forma mais positiva o "mastering" feito nos HD-DVDs, é sempre estranho.

Quanto à segurança, o sistema de milhões de dólares que iria resisitir por centenas de anos às tentativas de cópia já foi crackado e filmes de ambos os formatos circulam livremente pela internet (para quem quiser descarregar 40 ou 50Gb.)

Quanto aos "improvements" futuros, é melhor que haja - porque quem comprou um leitor irá descobrir que nem consegue usar as funções avançadas dos filmes Bluray que serão lançados com "Picture-in-Picture", etc. Isto, se até lá não se lembrarem de mudar outra vez de ideias e decidirem que os leitores antigos são um risco de segurança e que é melhor fazer com que deixem de funcionar - e que toda a gente compre leitores novos.

Com todas estas tretas, o que é certo é que muita gente vai esperar pelos leitores híbridos que lêem HD-DVD e Bluray antes de comprarem o que quer que seja. E se isso demorar muito, cada vez mais gente irá optar pelo modelo "online" - ainda para mais com as velocidades que se anunciam (até a Netcabo diz que vai ter 200Mbps até ao fim de 2008.)

Ou acham que alguém vai optar por comprar um leitor HD-DVD para ver os Transformers (exclusivo do formato,) e outro leitor Bluray para ver o Spider-Man (exclusivo Bluray)?
A grande maioria das pessoas ainda se dá por satisfeita com os DVD.

Estas "guerras" em nada benificiam o consumidor final, e têm apenas a ver com os executivos que ligam unicamente aos milhões que recebem mensalmente, tendo-se esquecido de onde realmente vem o dinheiro: do "povo".
Depois, quando vêem os lucros a diminuir, não acham que isso tenha a ver com as políticas estúpidas que têm implementado - não; é mais fácil culpar a "Pirataria" na Internet.

Caro Sr. Stringer, pessoalmente não irei comprar nenhum CD, DVD, ou Bluray da Sony; uma vez que vocês me consideram um ladrão quando eu pego num CD que comprei e o passo para o meu PC ou iPod, ou quando faço uma cópia para o ter no leitor de CDs do carro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)