2008/05/02

Farbrausch Debris

Façam-me um favorzinho...

Ora vejam este vídeo, e aguentem o primeiro minuto que é paradito, mas depois "aquece".



Infelizmente, mesmo assim, o vídeo não traduz o que é isto ao vivo e em alta-resolução, por isso... é aconselhável que o vejam nos vossos PCs "ao vivo" (desde que tenham uma placa 3D decente.)

E muitos dirão... "ah, mas não vou desperdiçar Megabytes nessa treta..."

E é aí que entra a parte fantástica e que demonstra a política de desperdício que existe também no mundo do software... é que tudo aquilo que viram, sete minutos de vídeo, música, objectos 3D, texturas em alta resolução, etc. ocupa... 179 Kb!

Depois venham-me dizer porque é que há gente a queixar-se que 50GB não chegam para um jogo qualquer...

Façam o download e vejam por vós mesmos, aqui [Farbrausch fr-041 Debris]

Se quiserem algo mais interactivo... podem sempre experimentar o jogo deles, um "First Person Shooter", nuns mais apetecíveis 96Kb! O kkrieger.

Agora, digam-me lá se se pode achar normal usar Gigabytes para instalar o que quer que seja, sem que o resultado obtido seja milhões de vezes superior ao que obtemos nestes minúsculos exemplos de programação radical.

3 comentários:

  1. Embora não deixe de ser espectacular, esses 147kb descomprimem-se em algo muito maior que deve comer memoria e CPU que é uma coisa louca ;o)

    De qualquer forma, não deixa de ser espectacular e concordo plenamente contigo sobre o facto de a política de desenvolvimento hoje em dia estar completamente errada e ser do tipo "compra um computador novo".

    Já há muitos anos que havia sempre alguém a dizer "um dia os computadores vão ser oferecidos e o software é que se vai pagar"...já estivemos mais longe disso :o)

    Hugz,
    Luís

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  2. É óbvio que sim.

    Mas é mesmo essa a questão:
    Com CPUs tão poderosos como os que temos hoje, como se justifica que se ocupem Gigabytes em coisas que basicamente fazem a mesma coisa que já se fazia há decadas atrás - e que na altura ocupavam poucas centenas de Kb?

    Lembro-me de programas como processadores de texto, bases de dados, etc. que se usavam a partir de disquetes. Hoje em dia, qualquer programa para fazer praticamente a mesma coisa ocupa milhões de vezes mais espaço, espaço esse que não se traduz em "milhões" de vantagens para o seu utilizador.

    Não tenho nada contra um software que use 20GB de espaço em disco, se tal for justificado.

    O problema é que muitas vezes acaba-se por encher espaço apenas porque "o espaço não custa"... Uma autêntica política do desperdício.

    Espero que com a proliferação dos dispositivos móveis - onde o desempenho e boa programação se notam melhor do que num CPU "brutamontes" de um PC actual - se comece a dar mais valor ao software bem programado.

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  3. Realmente é surpreendente.

    Em relação aos jogos, é abuso o que pedem de hardware de requisitos mínimos.

    Um jogo que nunca hei-de esquecer é o Motorhead:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Motorhead_(video_game)

    http://web.archive.org/web/20031215093333/global.dice.se/games/motorhead/

    Um jogo surpreendentemente bom e que pouco hardware necessita. Isto em 1998, os jogos já queriam uma boa máquina, mas este conseguia o mesmo efeito com uma máquina bem inferior.

    "The game engine had the ability to produce stunning visuals without the need for hardware accelerated graphics cards. DICE developed the engine from scratch, where it was also used in S40 Racing."

    Nunca mais vi um jogo assim.
    Agora é só comilões de espaço e para bons PCs..

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