2008/06/28

As (In)Seguranças e os DRM

Vivemos numa época curiosa... uma época onde, quando se compra alguma coisa se é tratado como um criminoso. Em que, *todas* as vezes que queremos ver um DVD que compramos, temos que gramar com minutos de trailers e avisos do FBI a dizer coisas como "Cuidado! Ver este filme num autocarro é ilegal!"

No entanto quando depois alguém decide desligar um servidor de autenticação que vos permite transferir as músicas que compraram para onde vocês quiserem... isso é outro assunto. Por sorte, algumas vezes eles até vos fazem o favor de adiar isso, dando-vos mais uns anos de música... a vossa música pela qual pagaram.

A ironia da coisa? O tal DRM da Microsoft era chamado de "PlaysForSure" (toca de certeza) mas torna-se agora num "Não toca de certeza."

O mais engraçado é imaginar os milhões gastos nestas tecnologias que apenas prejudicam os consumidores, usando - ainda por cima - a desculpa de que tudo isto serve para beneficiar o cliente final!!!

Depois admiram-se com os níveis de pirataria, com a facilidade de as pessoas poderem usar aquilo que querem, quando querem e como querem.
Isso seria o mínimo indispensável que poderiam oferecer a quem paga por um produto, não?

Lembram-se das tretas das regiões nos DVDs? Os milhões que gastaram nisso, e hoje em dia qualquer leitor de DVD de 30 Euros simplesmente ignora essa treta e reproduz qualquer DVD... já para não falar na infame protecção CSS que era inquebrável - erro que foi cometido novamente nos Blu ray, e que não evita que cópias de filmes em Alta-Definição andem pela Internet (e que até apareçam leitores Blu ray region-free.)

Mas isto não se aplica unicamente aos filmes e música...

Ainda hoje dou recebo uma mensagem de um amigo que teve que mandar a sua PS3 para a oficina e que após uns meses lá recebeu uma PS3 de substituição:

Ora ainda bem que fiz o backup da PS3
32 gigas guardadinhos para não perder nadica de nada
agora vou a restaurar e...

Não é possivel recuperar o backup dado que ele foi feito numa consola diferente.

como diria o socrates... Porreiro pá... Porreiro
Liguei para a linha de assistência da Sony... Não sabem de nada... É a primeira vez que lhes poem esse problema. Normalmente as pessoas apenas fazem o backup dos saves numa pen
Pois... mas o GT 5 tem quase 3 gigas de updates... e aquilo demora quase 1 dia a sacar
Pois... que se lixe... não sabem de nada, nem querem saber. Mas quando é altura gastar 1/10 de um ordenado normal em cada jogo que queira jogar... aí já sabem tudo.

E provando que mais vale tarde do que nunca, quem tiver passado por situação semalhante na Xbox360, que fique a saber que agora têm uma ferramenta para resolver este assunto: Microsoft's Xbox 360 License Migration Tool.


Depois temos os fanáticos da segurança... que fazem com que apagar o vosso iPhone passe a demorar uma hora(!) para terem a certeza que os vossos dados não são apanhados pelo FBI, ou por algum terrorista.
Não tenho nada contra a segurança... mas daí a ter que gramar uma hora de seca se quiser "limpar" um telemóvel... vai uma boa distância. Quando muito, que oferecessem a opção de limpar o telemóvel em modo "rápido" ou "seguro", e cada um escolhia por si. Mas aqui ainda se pode dar um desconto... já se está a imaginar qualquer dia um título sensacionalista: "iPhone mal apagado revela segredos de Estado!"

Olhem se agora os Sistemas Operativos da maioria começassem a implementar o mesmo, e de cada vez que apagassem um ficheiro, tivessem que esperar uns minutos para ele usar um método seguro.


Nem de propósito, deparo-me com este artigo no BoingBoing, sobre como a suposta segurança da população serve de desculpa a que sejam implementadas medidas que reduzem essa mesma segurança.

Eu próprio já tive uma dessas experiências interessantes que mostram como as nossas liberdades rapidamente desaparecem. Tinha comprado um Nokia que vinha com uma fantástico cartão SD de 256Mb (uau!) - e sim, foi há pouco tempo, numa altura em que estes cartões 256Mb seriam já uma raridade!
Como oferta, tinha lá no cartão uma música dos U2, e um jogo qualquer. Eia, muito obrigado, ofereceram-me uma música e um jogo!
A primeira coisa que fiz, quando cheguei a casa, foi arrancar aquele cartão e meter-lhe um que tinha no monte de "cartões de memória obsoletos porque já não dão para nada" com 1GB.

Lá meto eu o cartão original no leitor, para o copiar integralmente para o novo SD mais espaçoso e...
Impossível copiar!
Ah pois... aqueles ficheiros estavam protegidos - pela primeira vez vi o "Secure" do SD (Secure Digital) a funcionar. E a sensação, deixem-me que vos diga, não é nada boa.

Nem me dei ao trabalho de procurar na net para saber como dar a volta ao problema... música é coisa que não me falta - e felizmente os muitos CDs que tenho não expiram passados uns anos... (embora alguns CDs antigos comecem a ficar suspeitamente descoloridos - e não sei se tocarão daqui a mais meia dúzia de anos.)

Mas se pensam que nessa altura irei recomprar tudo isso, em versões digitais com DRM, estão bem enganados.

Já muitos CDs recomprei eu, tendo as versões dos mesmos albuns em vinil. Se calhar pensam que o pessoal não aprende, e que depois de ter comprado a mesma música pela enésima vez, e os mesmos filmes em VHS, DVD, Blu ray, e sabe-se lá em que futuro novo formato; vai continuar a fazer o mesmo.

Por essas e por outras, já deixei de comprar música que queria, porque vinha em CDs com aqueles sistemas pseudo "anti-cópia"; e frequentemente tenho que me abster de comprar jogos por usarem sistemas semelhantes.
(Por exemplo, um jogo recente requer activação online para ser jogado - sempre que é instalado, e sempre que haja uma mudança no hardware ou no sistema operativo.)
Ou seja, instalam o jogo, mais tarde fazem upgrade à placa gráfica, depois trocam de disco... PIMBA! Já não jogam...
A resposta do "suporte técnico": Ah, tem que comprar outra cópia do jogo!

Isto admite-se?

Até os Cylons sabem que o DRM não é bom para a saúde!


Novamente, tive a "sorte" de ser um desses contemplados que teve que lidar com os "special bits". O processo de autenticação do jogo Quake Wars estava a ser apanhado pela Netcabo como sendo um pacote de dados P2P, e simplemente... era apagado na maior parte das vezes. Ah pois! Estive eu meses, em sessões de debug com os programadores do jogo, a experimentar versões beta sucessivamente, em busca de uma solução a um problema que a Netcabo garantia não existir... e que até hoje nega implementar.

Conselho a todas estas empresas: deixem-se de tretas! Poupem os milhões que andam a desperdiçar nesses sistemas de protecção e passem a tratar os clientes *pagadores* como estes merecem ser tratados; com respeito!

Senão, onde é que isto vai parar? Com os clientes cumpridores a terem que pagar pelos faltosos?

Acho que é mesmo caso para dizer: "E os burros, são eles???"

2 comentários:

  1. Aqui está um grande texto que reflecte aquilo que cada vez mais se está a tornar, infelizmente, numa realidade. Parabéns pelo blog.
    Apesar de não ser hábito comentar, sou leitor assíduo. ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Andre.

    Quanto ao post... eu bem tento não ser demasiado pessimista quanto a estes temas, mas de vez em quando - quando estou mesmo a "estourar" - tenho que desabafar por qualquer lado. :)

    ResponderEliminar