2008/06/28

MyRate - OBD II Data Logger

Ora aqui está mais um aparelhómetro interessante (ou não, dependendo de cada um.)

Trata-se de uma pequena ficha que podem ligar ao interface OBD II dos vossos automóveis (tal como sucedia naquele caso do Carman) e que guarda um registo do vosso estilo de condução.

Para que serve isso? Pois bem...está a ser usado pelas companhias de seguros, que dizem melhor poder calcular as vossas apóices conforme os vossos hábitos de condução. Supostamente, os "bons" condutores poderão usufruir de descontos de 40%.

(Era bom para mim, que ficava com desconto de 80%! :)


E se acham que conduzir moderadamente não compensa... vejam este gráfico dos consumos automóveis num teste realizado por uma revista alemã:


Entre conduzir a 80Km/h ou 140Km/h... vai uma grande diferença, gastando-se quase o dobro do combustível.
(Eu que o diga, que quando reduzi a minha velocidade média dos 100-110Km/h para os 80-90... senti logo uma redução nos consumos de cerca de 10% - por pouco que pareça, significa que ao fim de um ano, poupei mais de "1 mês" de combustível.)
Fica-se também com mais tempo para ver a pouca-vergonha que se passa nas nossas estradas, com dúzias de condutores ao telemóvel, a "cortarem" ultrapassagens para a frente dos outros carros, a zigzaguear por entre filas de trânsito como se o tempo deles fosse mais importante que o dos outros, etc. etc.

via [Engadget]

2 comentários:

  1. o Top Gear (season11, ep.01) testou um dos híbridos de que tanto se fala, neste caso um Toyota Prius e um BMW M3. Colocou ambos na pista de testes e pôs o Prius a marcar o ritmo de condução. O carro mais económico naquela média de velocidade foi o M3!!!
    O que só prova mais uma vez que é como se conduz que conta.

    ResponderEliminar
  2. O meu jipe, parado, gasta menos que a tua bicla a andar. :P

    Eu vi o TopGear... pudera... o Prius estava a cagar-se todo a andar sempre no limite; o gaijo no M3 estava quase a adormecer. Ehehe

    Um teste mais fixe teria sido irem conduzir em hora de ponta para o meio de Londres, e aí ja se ficava com uma ideia mais certa.

    ResponderEliminar