... é o mexilhão.
É a coisa do costume: "Comprem música com DRM que isto é bom para vocês!"
- uns anos mais tarde -
"Ah, vamos acabar com os servidores de autenticação, azarito!"
A Microsoft anunciou o mesmo, mas depois teve que ceder e aguentar por mais uns anos, desta vez é a Yahoo que parece querer ir pelo mesmo caminho.
Depois de os servidores estarem encerrados, todos os clientes ficarão "encravados" com todas as músicas no seu computador actual. Em caso de upgrade ou de quererem trocar de computador, estão bem LIXADOS.
A sugestão da Yahoo é... a mesma de sempre: Que gravem todas as músicas para CD e que depois as ripem novamente para o novo computador.
(Isto cabe na cabeça de alguém!?!)
É para aprenderem... se ninguém comprasse música infestada com DRM, podia ser que as coisas mudassem.
Felizmente, parece que aos poucos, as companhias começam a perceber isso...
(Senão, há milhões de clientes que - apesar de quererem pagar pelas músicas que querem ouvir, continuarão a optar pela "pirataria" - que ao menos lhes permite ouvir a música onde querem e como querem - sem terem que se preocupar se daqui a um ano, um servidor vai ser desactivado!)
2008/07/26
Yahoo DRM Servers Encerram - E Quem se Lixa...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Se gravares em CDAUDIO fazes "backup" e deixas de ter as musicas com DRM, parece-me bem, qual é o problema da sugestão?
ResponderEliminarBem, para começar tens a perda de qualidade inerente à reconversão de "MP3->PCM (CD audio)->MP3"
ResponderEliminarDepois, parece-me um passo completamente ridículo tendo em conta que, quem opta por comprar música em formato electrónico, é porque não quererá andar com CDs áudio atrás.
Para isso, mais valia comprar sempre os CDs, e "ripá-los", sem ter que gramar com os DRMs.
(Solução que eu recomendo para evitar estes problemas - ou então optar por lojas de música online que vendam sem DRM.)
É mais
ResponderEliminarWMA->PCM (CD audio)->WMA Lossless por exemplo
"é porque não quererá andar com CDs áudio atrás."
E o objectivo não é andar com os CDs, voltas a ripar e a colocar onde quiseres e quantas vezes quiseres.
Em relação à qualidade, sabes que nenhuma destas lojas te dá ficheiros grande qualidade, a sugestão do lossless era apenas para te dizer que podes não perder no ultimo passo, perdes outras coisas (nomeadamente espaço) :o(
ResponderEliminarMas é como te digo comigo tem funcionado e não me queixo, já que compro apenas as musicas que realmente gosto e nunca fiquei sem elas.
Algumas lojas fornecem mp3 de alta-qualidade sim e algumas até lossless (o mp3sparks por exemplo, e sem DRM.)
ResponderEliminarA questão está em teres comprado algo, que supostamente é teu - mas que agora, por "mudança" de gerência, te obriga a teres todo este trabalho.
É por isso que me recuso a comprar músicas/filmes/etc. com DRM, que no futuro - mais cedo ou mais tarde - implicam estas "operações" de resgate dos dados.
É a prova que mais valia pouparem os milhões que investem nestas coisas, e oferecerem exactamente aquilo que agora dizem aos clientes para "destilar" em casa: um produto sem DRM.
Sim, se a ideia era passares as músicas para cd porquê o DRM logo em primeiro lugar? Para dar dores de cabeça a quem quer comprar música óbviamente, porque de certeza que não chateia quem não se dá ao trabalho de a comprar.
ResponderEliminarO DRM está mal por príncipio, porque só prejudica o cliente final.
quanto à sugestão do yahoo, deveria ser mais do género: "vamos desligar os servidores, por isso vamos desbloquear toda a música comprada por nós!"
assim é que devia ser, e não: "vão comprar cds graváveis, e toca a dar uso ao gravador e ao vosso precioso tempo"
já que pagaram, de certeza que não se importam de perder umas horas ou vários dias a fazer isto.. vá.. façam lá o jeitinho, que nós enriquecemos à vossa custa!
o_0