2008/12/19

Apple, Netbooks, iPhone e PowerVR

Como não podia deixar de ser, é praticamente impossível passarem-se umas semanas sem haver um qualquer zumzum sobre a Apple.

Por um lado continuam os rumores de que o tão comentado netbook da Apple será apresentado já no próximo mês. E aparentemente, há algumas informações que apontam nesse sentido, como o crescente interesse da Apple nos componentes electrónicos, desde o CPU aos chips de aceleração 3D vocacionados para os mercados móveis.

No entanto, não se esqueçam que muitos já esperavam essa apresentação há algum tempo, e acabou por não se concretizar.

Aliás, se já se sabia que a Apple estava interessada nos ARM - a surpresa mais recente foi mesmo a compra de 3% das acções de uma empresa inglesa especializada em chips de aceleração gráfica usando a tecnologia PowerVR.

... tenho que confessar, que desde o início das acelerações 3D que sempre fui um fã das PowerVR. Sim, tive uma Matrox PowerVR, aceleradora 3D (que na altura nem era placa gráfica - era mesmo só aceleradora 3D.)
Embora tenha perdido a batalha para as tecnologias concorrentes, o que é certo é que há inúmeras vantagens que demonstram que o sistema usado pela PowerVR era superior ao 3D "tradicional" - para começar, utilizava um sistema de tile-rendering que fazia com que fosse necessária muito menos memória (por algum motivo têm tido bastante sucesso no mercado dos telemóveis e dispositivos móveis) - para além de facilitar o aumento de performance aumentando o número de processadores. Hoje... ninguém se assusta por ter centenas de processadores dentro de uma placa gráfica - mas continua a ser complicado usar várias placas em simultâneo... já para não falar na quantidade monstruosa de memória que necessitam.
(bem... foi um desabafo... continuando...)


No entanto, se por um lado isto nos faz imaginar o que andarão eles a tramar, por outro lado é preciso não esquecer que - tal como Steve Jobs disse: "O iPhone é o netbook da Apple." - e os dados parecem confirmá-lo.

Tal como já o disse por várias vezes, foi o facto de ter comprado um iPhone que me fez atrasar (e re-equacionar) a compra de um netbook. É que... para o efeito que eu o queria... o iPhone tem dado perfeitamente. Ter acesso à internet em qualquer lugar, ver emails, ver websites, mapas, etc... e está sempre à mão.
Aliás, que outro aparelho nos permite dar uma vista de olho aos emails, twits, etc. em poucos segundos, em qualquer lugar - mesmo enquanto se espera numa fila para ir ao MB?

Nem mesmo um netbook tem essa versatilidade (embora tenha outras vantagens obviamente - não é isso que está em causa.)

Portanto... tudo isto apenas serve para me deixar ainda mais curioso: será que eles estão mesmo a preparar um iPhone gigante, o tal iTablet? Ou será que estão a preparar a próxima versão do iPhone, mantendo um formato semelhante mas com maior autonomia e performance? Ou então, será que estão mesmo a preparar um iPhone Nano? (embora não veja a lógica de fazer algo ainda mais pequeno que um iPhone...)


Eu voto no novo iPhone, mas... que me dizem vocês? iPhone, iTablet, Nano ?
Deixem as vossas opiniões nos comentários, e votem ali no coiso ao lado. :)

2 comentários:

  1. Acredito mais num iPhone nano para breve para continuar a capitalizar com uma versão do famoso iPhone em versão light... o resto não me parece ser para já.
    E o iTablet não me parece lá muito realístico pois a Apple tende a fazer gadgets dedicados ao público geral e não um produto para utilizadores de elite.
    Mas nunca se sabe, não é?

    ResponderEliminar
  2. um iPhone nano não me parece realista. o iPhone tornou-se o padrão para a Apple no campo das aplicações, criaram um standard e um "iPhone nano" viria dividir esse mercado e criar uma fusão de aplicações na AppStore. Outro hardware (placas, ecrã, etc) implicaria aplicações programadas em específico para ele.
    Veja-se que a apple quer rentabilizar este form factor (iPhone, iTouch)

    um novo iPhone ainda não se justifica quando é um dos equipamentos que foi renovado ainda agora.

    A minha aposta vai mais no sentido dos equipamentos que não foram ainda renovados nestas últimas apresentações: Apple Mini ou Notebook Pro.

    ResponderEliminar