2009/01/19

Espelhos Matemáticos

Para o matemático Andrew Hicks na Universidade de Drexel, os espelhos são algo bem diferente daquilo a que estamos habituados.

Farto de olhar para as imagens distorcidas do espelho curvo que tinha na sua bicicleta, lembrou-se de aplicar os seus conhecimentos matemáticos à forma como os espelhos reflectem a luz.

Os resultados... são impressionantes.
Na imagem de cima, podem ver alguns dos  seus espelhos - incluindo um (o pequeno, no meio) que é um espelho que reflecte uma imagem não espelhada! Ou seja, se levantarem a vossa mão direita, irão ver o vosso reflexo a levantar igualmente a mão direita. Deve ser mesmo de fazer trocar os olhos! :)

Com aplicação mais prática, está um protótipo de um espelho para aplicação nos espelhos retrovisores laterais nos veículos que elimina completamente o chamado "ângulo-morto".

Ou seja, passamos disto:


para isto:


Para além do campo de visão alargado, a imagem não fica distorcida.

Através deste artigo fiquei também a saber que - apesar das rigorosas questões de segurança automóvel nos EUA, não é premitido o uso de espelhos "curvos", por estes afectarem a perspectiva da distância para os objectos. A única excepção é que podem ser usados no lado do passageiro, e tendo a famosa advertência: "Objects in Mirror Are Closer Than They Appear."

Ainda bem que deste lado do Atlântico, ver "mais" é sempre ver "melhor." Espero que estes espelhos hi-tech cheguem até nós rapidamente.

via [Philly]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)