2009/01/19

Microsoft, Europa, Monopólio

Sinceramente, já não percebo onde esta gente quer chegar.

Mais um processo contra a Microsoft, por esta ter o Internet Explorer demasiado integrado com os seus sistemas operativos Windows.

Ora... desde o lançamento do Vista que cada vez mais me tenho "passado" para o campo dos Ubuntus e coisas que tais - mas não sou fanático por qualquer um dos lados - pelo que não quero me digam que venho para aqui defender a MS ou coisa parecida.

Apenas acho estranho que dêem tanta importância a este quase insignificante pormenor - sim, porque é um pormenor - e não a outras coisas que, essas sim, seriam meritórias de séria análise.

Ou seja: é um problema a MS oferecer um browser no seu Windows; algo que facilmente é resolvido por qualquer pessoa, bastando para isso instalar de qualquer outro browser (Firefox, Opera, Safari.)
Que querem eles fazer? Retirar o IE e obrigando a que todos os clientes tenham que instalar obrigatoriamente um browser conscientemente?
Não é como se o Windows se recusasse a instalar browsers alternativos - isso sim, seria grave.
(Embora casos haja onde a MS se recusa a revelar informações necessárias à programação de aplicativos que interajam com o sistema - mas esse é outro assunto...)


Qualquer dia lembram-se de dizer que o Windows não pode vir com um explorador de ficheiros, nem uma linha de comandos, nem um gestor de processos - porque senão não dá hipótese a quem faz utilitários desse tipo...


Se acham que têm que fazer algo, então que obriguem a MS a oferecer um CD com uma distro Linux grátis por cada Windows vendido. Ou então, mais simples... comecem por educar por exemplo, usando sistemas operativos livres e gratuitos nas escolas para que as próximas gerações não estejam "viciadas" em sistemas operativos que chegam a custar mais que o próprio computador onde são executados.

Senão, temos governos a gastar milhões de euros por ano em software microsoft (aí não se preocupam com os monopólios) e depois dizem que o raio do browser que lá vem de séris é que é uma coisa grave?... Não percebo...

8 comentários:

  1. Apoio totalmente quando dizes que se deveriam utilizar sistemas operativos livres para a educação, visto que uma grande fatia das despesas informáticas numa instituição de ensino são em Software. Bem eu vou tentar fazer a minha parte onde puder, implementando software Livre de forma a garantir alguma poupança de dinheiro, mas tal como referiste, também não sou nenhum fanático do Linux nem o coloco num altar. Tem as suas coisas boas e as suas coisas más.

    ResponderEliminar
  2. Concordo, isto já não tem assunto. Um browser é uma aplicação que dá jeito ter de raíz num Sistema Operativo. Como tu dizes aí, e pelo ponto de vista da queixa, bem que podiam implicar com muitas mais aplicações que fazem parte do windows! Podiam perder tempo com algo mais útil, isso é certo.

    ResponderEliminar
  3. Então e a Apple não vêm também com o seu próprio browser? Porquê a perseguição apenas à Microsoft?
    Parece-me q a UE anda é a querer ganhar dinheiro à custa da Microsoft, já com o Windows Média Player foi a mesma coisa…

    ResponderEliminar
  4. Qualquer dia os automóveis também têm que vir sem rádios, e sem cadeiras, e sem painel de instrumentos... E depois nós é que temos que instalá-los. :)

    ResponderEliminar
  5. Este processo veio em sequência de uma queixa da Opera Software. Como é uma empresa europeia, percebo bem q a Comissão Europeia a queira proteger. No entanto, recentemente outros browsers têm vindo a provar que não é preciso tirar o IE do Windows para conquistarem utilizadores. O Firefox anda com uma cota de mercado a rondar os 20%. O Opera anda por ai à mt mais tempo (e foi o primeiro com abas, etc) mas não passa dos 2%. O Chrome ultrapassou-o numa semana ou duas após ser lançado! Eu já fui grande fan do Opera, mas fui conquistado pelas extensões do Firefox, e agora pela velocidade e simplicidade do Chrome (quando tiver extensões vai ser um mimo!).

    Além disto, tirar o IE do Windows era um debate q fazia sentido nos anos 90. Hoje quase nada se faz num computador sem internet! Um SO sem um browser é um SO castrado! Além de que surge a questão de como os utilizadores iriam fazer o download de outro browser sem terem nenhum!

    ResponderEliminar
  6. Então se o windows nao trazer IE como é que acedemos à internet para escolher um outro browser ?

    ResponderEliminar
  7. Pois, o @Nelson também já tinha referido esse ponto.

    Devem querer que traga um programa FTP de origem... mas depois é anti-concorrência ter um FTP instalado de série! :)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/4/09 10:14

    @Nelson, o Firefox só tem a cota de mercado q tem por causa do marketing e de ser open-source. O Opera parece-me superior (ok, no javascript ainda não). Também tem extensões e etc, embora isso seja pouco divulgado.

    Se calhar é mesmo questão de marketing, visto que normalmente o Opera aparece com uma funcionalidade nova, depois é copiada para o firefox e toda a gente faz a vénia ao firefox pela funcionalidade nova..go figure

    ResponderEliminar