2009/01/23

Regresso ao Passado - Windows 1.0

Windows 95, 98, XP, Vista, Windows 7... sistemas operativos que tantas alegrias e dores-de-cabeça têm dado a milhares de utilizadores por todo o mundo.

Mas... ainda se lembram de como tudo isto começou? Onde estavam vocês em 1983, quando a primeira versão de Windows foi apresentada?

 As coisas eram bem diferentes naquela altura, e o "Windows" era um mero programa que se corria sobre o DOS 2.0, em computadores com 2 drives de disquetes "floppys" de 5.25" com 360Kb cada uma, e 256Kb de memória. (Riam-se, riam-se...)

Naquele tempo, era inovador ter um sistema que permitia ter janelas redimensionáveis, gráficos ao lado de texto, etc... A Apple na altura tinha o Lisa, e a MS não queria ficar para trás. (E faz-me recordar o quanto o Amiga estava avançado para a época, quando surgiu alguns anos mais tarde.)


É também de salientar que na conclusão final da análise feita ao Windows 1.0, a conclusão final tenha mencionado:
It is natural to wonder whether Microsoft Windows ability to run in limited memory and off floppy disks will result in noticeable delays during execution. Even Lisa with its megabyte of memory and 68000 microprocessor frequently asks the user to wait. Is the ease of use worth the waiting? Will Microsoft Windows somehow ingeniously avoid the problems of these delays?
É isso mesmo, estavamos numa altura em que os computadores obrigavam os utilizadores a esperar... esse facto, por si só, é representativo do quanto se tem evoluído - hoje em dia são os computadores que passam a maior parte do tempo à nossa espera. :)


Divirtam-se com a primeira análise a este "bebé" da Microsoft feita pela BYTE em Dezembro de 1983, e que hoje em dia se tornou naquilo que todos conhecemos.

6 comentários:

  1. Eu fui, talvez, uma das primeiras pessoas a usar o Windows 1.0 em Portugal. E a cores, ainda por cima! Num tempo em que todos os computadores eram a preto e branco ou a preto e verde, trabalhar com um monitor a cores era um verdadeiro luxo. Foi numa software house que arrancou em meados dos anos 80, com o "último grito" em termos de equipamento, e que agora está integrada numa multinacional.

    O "salto" então dado do MS-DOS e do seu inacreditável editor de texto (uma coisa jurássica chamada Linedit, se não me engano), para o Windows foi uma experiência brutal. Foi como se eu tivesse entrado numa outra dimensão, apesar das enormes limitações do hardware da época. A minha produtividade no trabalho aumentou exponencialmente com o uso do Windows, assim como diminuiu exponencialmente quando a seguir apareceu o Tetris... :)

    Dos programas que então apareceram integrados no Windows 1.0, foram permanecendo ao longo das sucessivas gerações de Windows o Notepad (sempre muito básico) e o Paint (o qual já apresentava naquele tempo quase todas as funcionalidades que ainda agora vai oferecendo!). Além do Notepad, o Windows 1.0 tinha um editor de texto a sério, que era o Write, o qual era muito parecido com o Word e que acabou por ser destronado por este. Escrevi incontáveis especificações no Write. Havia ainda outros programas no Windows 1.0, claro, mas tinham uma utilidade muito mais restrita e acabaram por desaparecer todos.

    ResponderEliminar
  2. Enfim... boas memórias, pela "aventura" que era trabalhar com computadores naquele tempo - e em que se aguardava ansiosamente por novidades.

    Lembras-te do sidekick (se nao estou em erro) aquele programa para o DOS que era um TSR (Terminate-stay-resident)? :)

    ResponderEliminar
  3. o q eu me fartei de escrever no write no windows 3.x

    ResponderEliminar
  4. Não sou desse tempo, pois o primeiro contacto que tive com a informática foi no MS-DOS, numa altura em que o Windows 3.x já existia. Pouco tempo depois chegou o Windows 95, esse sim, mais da minha geração.

    ResponderEliminar
  5. O "festival" que foi a chegada do W95, cheio de promessas, as compatibilidades com tudo, o Plug'n'Play, ver vídeo e música, etc. etc...
    :)

    Agora é que fazia uma festarola... que num PC "normal" actual aquilo arranca praí em 5 segundos. :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/9/11 20:57

    tal como o sequeira, o primeiro contacto com este universo tecnológico foi através do win 3.1, juntamente com o ms-dos 6.2 ...
    @denudado: não sei se te referes ao mesmo,mas no meu tempo de DOS 6.2 apanhei o EDIT, suponho que seja uma evolução do linedit que referes no teu comment..
    BTW, ainda uso o DOS através do DOSBOX..
    abraços a todos
    E.Correia

    ResponderEliminar