2009/02/07

Firefox 3.0.6

Pode estar cada vez melhor, pode até começar a ultrapassar o IE nalguns sites,mas há uma coisa que eles bem poderiam acrescentar ao Firefox... a possibilidade de ver quanta memória e CPU cada tab está a gastar (tal como é possível ver no Chrome.)

É que, para quem - como eu - costuma ter várias dezenas de tabs abertas no Firefox, é um pouco não poder descobrir qual das tabs é responsável por um uso anormal de processador e/ou memória.



Ainda no outro dia, tendo eu unicamente as tabs habituais e todas "paradas", tinha o FF a oscilar entre os 50-80% de uso do CPU; mesmo quando o reiniciava.

Com esta ferramenta, seria fácil ver se o culpado seria uma página específica...

Não é que me importasse de passar a usar o Google Chrome, mas isso só acontecerá quando tiver à disposição os "plugins" essenciais sem os quais não posso viver (adblocker, web developer, etc.)

De qualquer forma, o FF continua a ser um excelente browser... eu só gostava é que ele fosse um bocadinho melhor ainda, e mostrasse o que cada "tab" anda a fazer.

14 comentários:

  1. Anónimo7/2/09 20:24

    Boa noite Carlos em resposta ao teu pedido:
    http://www.pplware.com/2009/02/07/chrome-plug-ins-o-principio-do-fim-do-firefox/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/2/09 22:05

    eheh quando li isto pensei comigo vou postar sobre os plugins do chrome...mas afinal outro anónimo se antecipou...

    ResponderEliminar
  3. Sim, está anunciado quase desde o início que irá suportar plugins, mas para todos os efeitos *ainda* não suporta - pelo que, até ao momento em que isso se concretize... lá vou tendo que ir aturando os dois! :)

    ResponderEliminar
  4. Só um aparte, usas o adblocker mas tens publicidade no teu site.

    Isso não faz sentido, ou só queres que vejam os anuncios do teu site? ;)

    ResponderEliminar
  5. @Zeto

    Sim, tenho publicidade, mas não é nenhum contrasenso.

    Sou apologista de que cada pessoa tem o direito de filtrar/reformatar os conteúdos que vê como muito bem entender, bloqueando anúncios ou usando scripts como os greasemonkey.

    (Daí também a existência dos feeds RSS, que permitem a qualquer pessoa ler os meus posts na íntegra sem sequer cá porem os pés.)

    A publicidade que tenho nos blogs destina-se exclusivamente a uma única coisa: conseguir ir mantendo este hobby sem ter que gastar dinheiro com ele.
    Assim, o seu único objectivo actual é ganhar o suficiente para ir pagandos os domínios - e se, algum dia isto começasse a dar dinheiro a sério, o $ seria usado para comprar un gadgets que até poderiam ser oferecidos aqui em concurso.
    (mas... a não ser que algum especialista em optimização de anúncios por aqui passasse, esse dia não deve estar para breve :)

    ResponderEliminar
  6. Ok, só estava a dizer. :) nao era necessário tão grnade explicação.

    Mas não sendo offtopic, concordo com o post, faz realmente faltar saber qual a tab que tem o consumo excessivo.

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto de me explicar... ;)

    De momento, o meu FF até tem estao bem comportado, abaixo dos 300MB com as suas habituais 30 tabs abertas...
    Quando se aproxima dos 500Mb ou mais é que começa a "chatear."

    ResponderEliminar
  8. falei com o asac (um dev da mozilla q trab pra canonical e isto foi o q ele respondeu:
    asac @bugabundo: #firefox doesn't use process-per-tab approach, so no.

    http://identi.ca/notice/2195208

    ResponderEliminar
  9. Eu sei que não usa um processo por tab, de qualquer maneira, deve haver forma de controlar quanta memória está uma tab a gastar, mesmo que de forma aproximada (assumindo que haja caches, etc. que sejam partilhadas entre as várias tabs em memória.)
    Assim como os plugins, mesmo sendo carregados num único processo, certamente poderão saber quanto espaço/cpu está a gastar cada um deles - mesmo se não conseguirem identificar em qual das tabs ele estivesse a ser usado.

    Só digo isto porque... se eles não começam a preocupar-se com estes "pormenores", a partir do momento que o Chrome suportar os plugins... rapidamente poderá deixar de haver motivo para continuar com o FF - aliás, oferecendo o Chrome essas funcionalidades extra, as pessoas poderão até preferir o Chrome.
    (E eu bem sei o que é crashar um browser com 30 tabs, e ficar sem elas...)

    Anyway, competição é coisa boa... e de certeza que a equipa do FF não anda a dormir. :)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo9/2/09 11:25

    Concordo, essa é a feature que mais desejo no FF, mesmo antes do Chorme a ter. Eu tb sou menino para ter 30 ou mais tabs abertas.

    Em relação à publicidade, também uso o Adblock que começa sem filtros nenhuns, quando vejo anúncios (em flash) a piscar por todos os lados e chatear, lá crio um filtro :)

    ResponderEliminar
  11. @BL eu começo logo com a easylist
    http://easylist.adblockplus.org/

    e às vezes bastantes mais listas. dps faço o meu proprio whitelist, em oposiçao à tua blacklist

    ResponderEliminar
  12. Eu nunca usei o Adblock FF, mas uso sim o FlashBlock. Tudo que é Flash, anuncios ou não, não é carregado a não ser que se clique lá no sitio. Ajuda muito a manter sobre controlo o uso de memória e CPU do FF. Estou desejoso pelo dia em que haja algo igual para o Chrome. Já tive de bloquear no hosts o URL de um servidor do Google Ads por causa daquele super irritante a anúncio do "teste da morte". Já não aguentava mais a #$%& daquele riso!

    ResponderEliminar
  13. Publicidade com som devia ser banida!
    (mas a melhor táctica é mesmo usar o flashblock)

    Se bem que, com o HTML5 a suportar audio e vídeo de raiz, terão que surgir novas formas de controlo para evitar abusos.

    ResponderEliminar
  14. noscript (ja faz de flash e java block) e adblock plus.. xega me

    ResponderEliminar