2009/03/31

Jogos deviam exibir o DRM usado

Ora aqui está algo com que simpatizo fortemente: tal como a indústria está preocupada em dizer se um jogo é (ou não) violento, com classificações que permitem aos consumidores saber se o jogo é apropriado para uma certa idade; Hal Halpin diz que é necessário fazer o mesmo em relação ao DRM utilizado.

Numa altura em que os sistemas DRM anti-cópia e anti-pirataria se tornam tão intrusivos, instalar um jogo "às cegas" acarreta graves riscos: a maioria dos sistemas DRM usados instala serviços escondidos que monitorizam constantemente o vosso computador para detectar alterações "não-autorizadas". Pior ainda, muitas vezes estes serviços escondidos permanecem mesmo depois de desinstalarem o jogo.

Eu concordo que devia ser obrigatório que os jogos tivessem um aviso deste tipo perfeitamente visível que permitisse aos consumidores identificar rapidamente que tipo de "problema" estariam a instalar.

Pessoalmente, há muito tempo que me recuso a comprar jogos para PC que tenham qualquer tipo de DRM abusivo - e isso implica não ter comprado vários jogos que estava disposto a comprar; e enviar um email aos seus produtores informando-os disso.

Fezlimente, há outros felizes exemplos, de jogos bem sucedidos, como o Enemy Territory: Quake Wars (um dos últimos jogos que comprei para PC) que dispensam qualquer tipo de DRM, e que mostram que não é "dificultando a vida" a todos os clientes que pagaram pelo jogo que se evita que o jogo seja piratado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)