2009/04/04

Android Eyes-Free - Acessibilidade para Invisuais

Uma das coisas que nem sempre está presente na mente de todos os que optam por comprar um smartphone de última geração, é a dificuldade que este tipo de equipamento coloca a quem sofre de deficiências visuais. Tocar em algo num ecrã sem nenhuma referência, quando não se pode ver o que lá está, é algo... complicado.

Muitos poderão pensar que isso não lhes interessa, isso é um problema apenas para os invisuais.

Mas então, e se tiverem que utilizar o aparelho enquanto não podem olhar para ele - quer seja por estarem a conduzir, ou por qualquer outro motivo?
(A necessidade de interagir com esta nova geração de aparelhos enquanto se conduz é algo que não pode ser esquecido - quantas vezes não desejei poder ditar um email ou que o iPhone me lesse os meus feeds de notícias, enquanto conduzo... - algo bem diferente daquelas pessoas que zigzagueiam pelas estradas ao tentarem escrever um SMS enquanto conduzem.)

É por isso mesmo que este projecto Eyes-Free para o Android é bastante interessante, não só para os invisuais, como também para todos as pessoas que possam ter necessidade de utilizar o seu smartphone sem terem que olhar para ele.

Por exemplo, a simples tarefa de marcar um número, torna-se bastante difícil de fazer num touchscreen se não estiverem a ver o que estão a fazer; e  passa a ser muito mais simples se se passar a tomar como referência o ponto inicial de toque no ecrã, bastando de seguida fazer o gesto para cima/baixo, esquerda/direita, ou respectivas diagonais, para seleccionar os números pretendidos.
(Demonstrado no vídeo por volta dos 02:00.)



(mais vídeos do projecto aqui.)

É bom ver que há iniciativas como esta que tentam fazer com que as novas tecnologias possam ser utilizadas por aquele grupo de pessoas que tantas vezes fica esquecida, e que agradece todas estas pequenas ajudas extras que a tecnologia pode dar.

1 comentário:

  1. Estou ansioso pela chegada do Android ao mercado Português. Em termos de usabilidade penso que dá 1000 a zero ao Windows Mobile e relativamente ao Iphone, penso que é um dos produtos que pode realmente rivalizar com este, tal como o Palm Pre.

    ResponderEliminar