2009/04/06

OpenMoko Descontinuado?

Más notícias para os fãs deste projecto (nos quais eu me incluo.)
Parece que a OpenMoko tem que fazer grandes "cortes" para poder sobreviver, o que faz com que algum pessoal tenha que ser despedido, e o projecto dos smartphones open-source baseados em Linux, descontinuado.

O primeiro modelo vendeu 3,000 unidades, e o segundo modelo cerca de 10,000. No entanto, os sucessivos atrasos, quer na produção do hardware quer no desenvolvimento do seu software, depressa demonstraram que não estava ainda pronto para ser lançado junto do grande público.

A existência do Android, com todo o peso do Google, e oferecendo também alguma "garantia" de abertura aos developers também não terá ajudado... Embora o OpenMoko fosse completamente open-source, quer a nível de software quer a nível de hardware.

Resta esperar que o OpenMoko sobreviva, e que possa voltar à carga daqui a uns tempos.

9 comentários:

  1. Eh pá, nunca percebi muito bem essa do hardware opensource. É que para além de algumas alterações mínimas, não estou a ver um utilizador comum a fazer grandes alterações ao hardware original. :)

    Abraço,
    Américo

    ResponderEliminar
  2. Não é essa a intenção - a intenção é não estar "preso" a nenhum firmware específico e proprietário, que a qualquer momento deixe de ser suportado e que deixe os fabricantes e utilizadores "pendurados".

    Como por exemplo acontece nalgumas placas de rede WiFi (e noutros tipos de hardware), que não funcionam correctamente em Linux pq os seus fabricantes não disponibilizam as informações necessárias para que possam ser feitos os drivers em condições.

    ResponderEliminar
  3. Se incluires nesse perfil de utilizador uma empresa log ovês a diferença...

    ResponderEliminar
  4. Jorge Grave6/4/09 12:43

    Esperemos que sim! que aguentem esta fase! o projecto é muito bom e alias este pequeno aparelho, subiu de preço em cerca de 100 $ passados cerca de 6 meses! muito bom projecto. Pessoalmente n tenho nenhum mas tenho 2 amigos que encomendaram e n se arrependem de terem feito a compra :P um dos melhores "pdas" que existem por aí :)

    ResponderEliminar
  5. Então mas para isso bastava que o hardware original viesse equipado com hardware de fabricantes que suportem Linux. :)

    Quanto à resposta do Open Source Portugal: O que iam fazer as empresas com o hardware opensource? Desculpa a ignorância...

    ResponderEliminar
  6. @Américo

    Com hardware open-source, uma qualquer empresa pode pegar no design base que está disponível livremente, ajustá-lo às suas necessidades (ou deixá-lo tal como está) e comercializá-lo - poupando enormemente nos custos de desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  7. eh pah o dia das mentiras ja passou.... n estragues o dia à malta
    eu ando à procura de um MID e tirando os OpenMoko so me resta o G2
    :(

    ResponderEliminar
  8. @Carlos Martins

    Para isso tens os chineses. Mandas para lá o equipamento que queres replicar e eles numa semana fazem-te isso. :) hehehehe
    Agora a sério, há uns anos fiz um projecto inovador na área da optoelectrónica para veículos pesados. Passados poucos meses já uma empresa de Aveiro tinha uma cópia exactamente igual!

    Ok... a ideia é engraçada. Mas as cópias já existem quer seja opensource ou não. :)

    Abraço,
    Américo

    ResponderEliminar
  9. @António

    Por cá pode ser um pouco assim, mas "lá fora", com as questões das patentes e copyrights e tal, as coisas são bem diferentes. Não há semana que passe sem que se ouça falar de um processo de X contra Y por este usar um conceito seu ou coisa semelhante. Daí que estes hardware open-source sejam uma "garantia" de estar livre dessas chatices.

    ResponderEliminar