2009/11/24

iPhone em Chamada e com Apps a Correr

Nem de propósito, eis uma funcionalidade que apenas recentemente descobri - e que, tal como me aconteceu a mim, deverá afectar milhares de outros utilizadores do iPhone da Apple.

Estava eu a meio de uma chamada quando me perguntaram: "Mas vê então se já recebeste o mail..."
Ao que eu, envergonhadamente disse: "Ah, agora não posso ver, vejo depois."

Grande, grande erro da minha ignorância!

O "problema" é que quando estamos numa chamada, aparece-nos um ecrã como este:


Que intuitivamente nos faz pensar que apenas temos acesso àquelas funções: mute, alta-voz, adicionar intervenientes, ver contactos, etc.

Mas... é uma falsa limitação! Nada nos impede de pressiormos o "home button" e saltarmos para o ecrã principal e corrermos qualquer app que se queira - enquanto a chamada continua a ser efectuada.

Ok... tenho desculpa, o volume de chamadas que faço/recebo e a sua duração são tão reduzidas que raramente tenho hipótese para explorar este modo... Mas fica a informação.

E a prova de que muita gente não deverá saber isto está no facto da Apple ter lançado nova campanha publicitária focada exactamente neste ponto:


Apple iPhone Ad - Did You See My Email? from Arik Hesseldahl on Vimeo.


Apple iPhone Ad - What Time's The Movie? from Arik Hesseldahl on Vimeo.

21 comentários:

  1. O teu iPhone de repente parece uma máquina ainda mais útil e prática! ;)

    ResponderEliminar
  2. Só espero não precisar do iTunes durante mais uns meses... :)

    ResponderEliminar
  3. Desculpa este comentário, mas não resisti.

    DAAH!!! :)

    ResponderEliminar
  4. Tantos de nós que somos mesmo "DAAH!!!" por não constatar algo até obvio.
    Nunca me passou pela cabeça fazer isso: clicar no único botão, o Home.
    Realemente resulta. Fica a chamada assinalada como ainda a decorrer na barra de topo em verde. Fixe!

    Isto só prova que existem níveis de multitasking no iPhone. Por vezes tenho um podcast em play (em voz alta) a rolar, enquanto estou a usar o Safari ou a escrever nas Notas (é lá que vou desenvolvendo os meus artigos Cinedupla), e dá para verificar que nesse tempo ele consulta e actualiza os e-mails.
    Há um multitasking no iPhone realmente. O das chamadas é mais um...

    ResponderEliminar
  5. Sim que há multitasking isso já se sabe há muito (há sempre dezenas de processos a correr no iPhone, entre email/browser/iPod/etc/etc) a questão está em permitir isso a Apps de terceiros.

    Nos jailbreak isso já é possível (já tenho até um post agendado sobre isso para os próximos dias) resta saber se alguma vez a Apple o permitirá oficialmente.

    ResponderEliminar
  6. se o iphone for como os android, do processador ARM é multicore, e um dos cores trata do modulo radio (alimentaçao, GSM, etc) e o outro da UI/OS.
    assim sendo é totalmente possivel interligar as chamadas e o OS

    ResponderEliminar
  7. O multicore ajudará, mas não é essencial para o multitasking. (Há décadas que isso é feito em CPUs single-core. :)

    ResponderEliminar
  8. vejo q n fui claro.
    n tamos a falar de multitasking. mas sim q cada core faz APENAS uma funçao especifica

    ResponderEliminar
  9. salvo erro o processador do iPhone 3GS não é multicore.
    Esse fim poderia ser jeitoso em situações de aplicações a consumir bastantes recursos de processamento. Normalmente o iPhone apenas se mantém a processar uma única situação forte...

    ResponderEliminar
  10. O iPhone 3GS tem um Cortex A8. Mas isso não o impediria de fazer multitasking - tal com há quem o faça nos jailbreak (mas claro que depois isso também se fará sentir na autonomia que irá reduzir-se ainda mais.)

    Mas por vezes, e em certos casos pontuais - bem que seria preferível ter essa possibilidade. Às vezes, e por poucos momentos, seria vantajoso poder ter várias apps abertas ao mesmo tempo e alternar entre elas.

    ResponderEliminar
  11. De facto é uma coisa que nunca percebi bem - parte-se para o jailbreak e o iPhone ganha novas funcionalidades ! Então por que é que não são nativas ? Aqui encontram o Multifl0w multitasking app: http://bil.ly/7pklzM

    P.S Bem sei que o jailbreak permite a pirataria das app à venda no App Store mas, em rigor, são coisas distintas. Com o jailbreak pode-se instalar apps, muitas delas pagas, que não estão no App Store. Atenção que quem usa o OpenSSH tem que alterar a password, porque o jailbreak elimina a protecção de segurança do iPhone e isso já está a ser explorado.

    ResponderEliminar
  12. ...outra vez o link http//bit.ly/7pklzM (é bit.ly e não bil.ly o site que reduz o tamanho dos URLs)

    ResponderEliminar
  13. ... agora faltou os ":" Sou só eu que não consigo copiar/colar para a caixa do comentário ?

    ResponderEliminar
  14. o blogger n deixa realizar certas acçoes a users como anonimo.
    uma delas e' o colar links

    ResponderEliminar
  15. wow... não fazia ideia! realmente, pode dar muito jeito!

    ResponderEliminar
  16. @Anónimo

    O post sobre o multifl0w era o tal que eu disse que está agendado para breve. :)

    ResponderEliminar
  17. O Iphone OS é um Unix, é por inerência um sistema multitasking. A Apple é que resolveu limitar o multitasking apenas ao que lhe interessa. Mas dizem os entendidos em programação que a API para multitasking está lá e até é fácil aceder-lhe (so que não está documentada).
    Relativamente à campanha da Apple, foi lançada para combater aos anúncios do Motorola Droid/Verizon, que basearam toda a sua estratégia de comunicação fazendo um contraponto ao Iphone (procurem pela campanha Droid I don't no youtube). A resposta da Apple/AT&T não se fez esperar: é que a tecnologia CDMA que a Verizon utiliza nao permite uma coisa tão simples quanto aceder à rede de dados quando se está numa chamada!

    ResponderEliminar
  18. Dahhhhh.

    Outro exemplo
    Também se se estiver a usar uma aplicação de GPS e quiser fazer uma chamada.
    Se tiver auricular BT pode activar o voice control e fazer a chamada. No final, quando terminar a chamada a aplicação GPS "volta" a surgir no ecrã e a continuar onde se vai.

    ResponderEliminar
  19. Aí é mais chato, pois a App "fecha-se" ao realizar a chamada - ou seja, durante algum tempo ficas sem a nevegação: terias que iniciar a chamada, voltar ao menu, voltar a abrir a App.

    Esse regresso à App depois de terminada é o que já acontece com a maioria das Apps e é o método recomendado pela Apple (mas não mantém a App em funcionamento durante a chamada.)
    Isso no iPhone 3G e anteriores até era justificado, já que a memória não era muita, mas no 3GS já não se deveria ter esse problema.

    ResponderEliminar
  20. A Aplicação mantém o funcionamento, pois quando é retomada ela continua a "indicar" o caminho que tinha sido perguntado.

    Se a aplicação for fechada e voltar a abrir não volta ao ponto onde estava mas sim ao "inicio".

    ResponderEliminar
  21. @kincas

    Referia-me a não fica a funcionar activamente durante a chamada. Fica "suspensa", e faz o "resume" quando terminas a chamada (desde que a App o suporte - algo que agora quase todas fazem, mas no início não era assim tão normal: recebias uma chamada, pimba... ia tudo à vida. :)

    Aliás, essa gestão tem ainda muito por melhorar.
    Se receberes uma notificação "push", acontece a mesma coisa "pausando" a App... (já para não falar no caso de receberes várias em sequência, e ficares sem saber o que tinhas recebido antes.)

    ResponderEliminar