2009/11/24

Intel Core i9

Depois do revolucionário Core i7 e do económico mas não menos interessante Core i5, eis que começamos já a ver como o próximo CPU topo-de-gama da Intel, o Core i9, vai "inovar".



Com lançamento anunciado para o início de 2010, estes novos processadores prometem levar as prestações dos computadores para níveis ainda mais elevados, chegando a ser 50% mais rápido que os actuais i7.
Algo que é explicado perfeitamente pelo aumento do número de processadores no seu interior: dos 4 cores presentes nos i7, passamos a ter 6 núcleos físicos que equivalem a 12 "lógicos."


 (Vale-me que a minha motherboard pode levar um CPU destes - quando for altura de pensar num upgradezito... :)

11 comentários:

  1. Já estou a imaginar a Apple a enfiar esse processador i9 na gama MacPro.
    É que com o actual i7 no iMac tornou-o no mais potente Mac da Apple e que até em diversos testes ultrapassa o MacPro com Xeon de 8 cores. Impressionante para o imac e preocupante para o MacPro... afinal não tem sequer monitor e outras características e é bem mais caro que um iMac.

    ResponderEliminar
  2. João Sousa24/11/09 15:25

    O que me enfurece é que, na próxima edição do Windows, a Microsoft vai sobrecarregar de novo o sistema operativo com um conjunto qualquer de mariquices e, apesar de todo este poder, o computador vai-se arrastar.

    Quanto à Apple, sim, deverá colocar isto no MacPro para (re)diferenciar as gamas, ainda mais porque parece-me ser um pouquinho "quente" em funcionamento. Conseguiria a Apple um sistema de refrigeração de uma bomba destas no iMac, mesmo sendo o modelo de 27", sem estar sempre uma ventoinha em funcionamento?

    ResponderEliminar
  3. Acredito que se comece a assistir a uma tendência inversa nisso - tal como nos Android/iPhones/Chrome/consolas de jogos/etc, onde a cada nova versão temos direito a maiores optimizações e coisas cada vez mais rápidas.

    Nesse aspecto acho que o Chrome OS virá dar uma ajuda a empurrar as coisas no bom sentido.

    ResponderEliminar
  4. Carlos, não vislumbro assim tanto optimismo no Chrome OS...

    @ João Sousa: me parece que há aí algum exagero quanto ao iMac 27", pois internamente tem ainda mais sensores de temperatura que os anteriores para apenas ter necessidade de ligar as ventoínhas ou apenas só algumas nos momentos de mais dissipação do calor. E as ventoínhas são muito pequenas e não produzem um ruido tão assinalável mesmo em locais silenciosos. Contudo, não encontrei e inspeccionei nenhum desses para o poder afirmar.

    Não vás em "cantigas" e escolhe um Mac... :-)

    ResponderEliminar
  5. Nao ficou claro se esse core i7 tem LGA de 1366 ou 1156.

    E acaba de sair a nova Board da Asus, a P6X58D Premium com portas USB 3.0, SATA III a 310,00 dolares. Já a venda nos EUA. LGA 1366.
    A Z

    ResponderEliminar
  6. É 1366. O outro socket é pra ser "low cost" (mesmo tendo cpus com prestações excelentes. :)

    ResponderEliminar
  7. ok.

    E apenas corrigindo o erro na frase de meu post acima:
    "Nao ficou claro se esse core *i7 tem LGA de 1366 ou 1156."
    Era para ser escrto "i9" no lugar do "i7".

    E aqui o link para quem puder comprar essa Board.
    http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16813131614&Tpk=p6x58d

    ResponderEliminar
  8. Eu para o USB 3.0 acho que terei que optar por uma placa PCIex... já que conto manter a board actual durante 4 anos pelo menos - mesmo que eventualmente troque o CPU para um i9 daqui por 2 ou 3 anitos (foi um dos motivos por ter optado pelo LGA1366.)

    ResponderEliminar
  9. 3 a 4 anos não seria muito tempo para não usufruir da SATA 6Gb/s?
    Além de que a cada 18 meses os processadores dobram de velocidade. E isso deve ir acererando cada vez mais. Já que já estão para lançar o i9 que já é 50% mais rápido que o i7.

    Teoricamente até o fim do ano de 2010, já teremos o "i10" doobrando a velocidade do atual i7.

    Uma board deve durar mais, somente trocando os processadores. Gostaria de saber se já irão lançar memória RAM DDR3 4Gb em um único pente. É o único periférico que falta para montar um belo Desktop.
    A Z

    ResponderEliminar
  10. @A.Z.

    A questão não é a velocidade que os barramentos permitem (neste caso o Sata) mas sim a velocidade real que os dispositivos permitem.

    Vê o caso dos SATA 2 "normais" de 3Gbps, que permitem taxas de transferência de mais de 350MB/s - quantos "discos" há no mercado que tirem partido dessas velocidades?

    Será interessante à medida que mais SSD ou subsistemas RAID tirem partido disso, mas não me parece que se tornem "comuns" nos próximos anos.

    Quanto à velocidade do CPU em si, embora tal seja importante, para a maioria das pessoas qualquer CPU "médio" neste momento é já mais que suficiente para 90% das funções. Tirando as funções especializadas, a maioria das pessoas apenas precisa de um CPU potente para... os jogos; e nesse caso, mais que o CPU, estão igualmente dependentes das placas gráficas que escolhem.
    (Embora a Intel queira que os seus CPUs permitam fazer todos aqueles gráficos 3D bonitos apenas utilizando o CPU - mas isso irá demorar mais uns anitos.)

    Quanto à RAM, sempre gostei de ter "memória a mais", o meu PC antigo com os 2GB aguentou bem 4 anos sem se sentir intimidado - e agora com 12GB de DDR3 também não me parece que tenha problemas nesse campo. :)

    Mas... é a evolução, e já se sabe que estamos sempre a ficar desactualizados mal acabamos de comprar seja o que for. :)

    ResponderEliminar