2009/11/23

Noticias do Dia

Análise a um SSD colossal, um add-on para Gnome, a recusa da Apple em reparar computadores de fumadores, e uma baixa no campo do processador Cell com o abandono da IBM.

SSD Colossus da OCZ


Se estão interessados num SSD de alto desempenho, e que pode ter capacidades até 1TB (caso não tenham que se preocupar com "pormenores" como o "preço.)
Então este SSD OCZ Colossus parece ser uma boa opção.

Com velocidades de 240MB/s em leitura e escrita, imaginem o que se conseguirá com 2 deles em RAID 0!

Aliás, estas velocidades são possíveis porque internamente este Colossus consiste em quatro SSDs em Raid 0.


Apple recusa garantia Applecare a computadores de fumadores


Mais um motivo para deixarem de fumar. Parece que a Apple se tem recusado a fazer intervenções técnicas em computadores de fumadores, alegando que estes constituem um perigo biológico para os seus trabalhadores.

Parece que o tabaco não é o único elemento que pode dar origem a essa justificação: álcool, talco, sacarose e vários outros compostos que sejam encontrados no interior do vosso computador podem dar igualmente origem a recusas semelhantes.


Docky para Gnome



Se usam Ubuntu (ou outra distro Linux com Gnome) e gostam de ter o vosso ambiente de trabalho "bonito", espreitem este Docky.


IBM abandona Cell

Cell, o processador que equipa as Sony PS3, vai ser abandonado pela IBM (um dos seus criadores.) Não se preocupem pois a PS3 continuará a existir durante muitos e longos anos - a acreditar na Sony - e é também usada pela Toshiba nalguns LCDs e leitores Bluray; mas não deixa de fazer prever um futuro sombrio para esta arquitectura.

Embora o Cell seja bastante eficiente em certos tipos de processamento, noutros tipos fica claramente prejudicado: o Niagara da Sun a 1.4Ghz é mais de 13 vezes mais rápido que um Cell a 3.2Ghz nalguns testes - algo que terá "ajudado" a IBM a tomar esta decisão.

14 comentários:

  1. Era melhor corrigir a noticia que está errada.

    O Applecare é que está a ser recusado. Não a assistência ou a garantia.
    O "seguro" applecare é que está a colocar uma serie de restrições à sua "aplicabilidade".

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto mais de usar o Gnome-DO com o glassy.
    nunca me dei com o Docky.
    mas gostei de ver a integraçao do NM.
    mas la ta, eu gosto do teclado,e a docky obriga ao uso do mouse.

    ResponderEliminar
  3. @kincas

    O Applecare é apenas um serviço de extensão da garantia; pelo que percebi da notícia, se o computador estiver "contaminado", eles recusar-se-ão a mexer nele - quer seja garantia "normal" ou "Applecare".


    The Applecare representative said they defer to the technician and my son's computer cannot be fixed at any Apple Service Center due to being listed a bio-hazard.


    Senão, como poderão eles justificar que o equipamento esteja "contaminado" num caso, mas não no outro?

    ... Olhem se os fabricantes se começassem a lembrar de aplicar isto por cá?... Há cada PC que... uiii... :)

    ResponderEliminar
  4. eu tenho fotos de um sitio aonde trabalhei q ate veneno para ratos tinha LA DENTRO

    ResponderEliminar
  5. A justificação não é essa.

    http://www.appleinsider.com/articles/09/11/21/smoking_may_void_applecare_warranty.html

    E é sobre o Applecare. E faz algum "sentido" pois a garantia no EUA é de 1 ano. O Applecare estende a garantia.
    Num ano (mesmo a fumar uns a trás dos outros) não deve conseguir "entupir" o interior.

    ResponderEliminar
  6. Do fim para cima...

    - O processador Cell esteve durante muito tempo para ser o G6 para a Apple (o sucessor do G5). É arquitectura PowerPC, salvo erro, e o que mais resistia actualmente. Estou a imaginar tempos estranhos para a consola PlayStation pois terá de fazer o mesmo percurso que a Apple teve de fazer. A Apple safou-se bem mas os seus clientes mais antigos (os que ainda têm Mac com PowerPC, agora ficaram tipo "um burro a olhar para um palácio"...
    Não é que a Playstation possa sofrer mesmo muito com isso pois basta a Sony pensar na próxima geração já com nova arquitectura e assim separar as coisas. Imaginemos como a PS4... Como aboliu a retrocompatibilidade antes (os jogos de PS2 darem na PS3) ao aplicarem à futura consola o mesmo modelo safam-se logo. Agora quem realmente vai sofrer são os que desenvolvem os jogos pois na realidade passarão a ter de contar com mais uma arquitectura e um desenvolvimento especifico para, imaginemos como sendo a PS4, com código diferente de PSP, PS2 e PS3... e mais a nova.


    -Como é tão bonito ver o Linux ser cada vez mais igual ao Mac OS X e com essa nova doca tão déjá vu...


    - Já essa dos fumadores é uma outra história pois o caso deveu-se a terem sido submetidos para arranjo Macs em situações demasiado extremas de fumo e tabaco. É uma situação demasiado estranha a recusa de garantia nos termos AppleCare. E se um canalizador estivesse a fazer um estudo numa fossa e deixasse cair lá dentro o Mac e ele avariasse... será que também se recusariam devido ao cheiro a merda e ao pedaços de cagalhões?

    ResponderEliminar
  7. Ok, corrigido, mas continuo a interpretar da mesma forma: se eles classificarem o pc como "risco biológico", duvido que faça diferença ter 3 meses ou 2 anos, com garantia de fábrica ou Applecare.

    (Claro que é necessário que o possuidor de tal computador fume em menos de 1 ano tanto como esses fumaram em 2 anos - ou então trabalhar num local propício a essa acumulação de fumo. :)

    ResponderEliminar
  8. Não trabalhando em informática, mas na minha área tb dá vontade (por vezes) de implementar uma "política" dessas.


    Há pessoas mesmo "porquinhas".
    Aliás. há uns tempos tivemos de "implementar" uma coisa parecida.
    Antes de se poder fazer a assistência o cliente tinha de limpar a máquina, caso contrário não era efectuada.
    Embora o serviço nada tivesse a haver com garantia, mas sim mau uso, sendo a assistência facturada.

    ResponderEliminar
  9. E nisso nada contra... era o que faltava!
    Há limites para tudo. :)

    ResponderEliminar
  10. To armando.

    Claro que se recusavam. Não devido ao cheiro, e talvez também, mas principalmente devido a que a máquina "não sabe nadar, you".
    E além disso, as quedas também não estão cobertas pela garantia (nem cá nem lá).

    ResponderEliminar
  11. eh pah n me lembres kedas :(
    http://p.bugabundo.net/the-result-of-dropping-my-laptop-in-the-floor

    ResponderEliminar
  12. Julgo que a PS3 usa um PPC G5 (modificado) pois o G6 nunca chegou a sair do "papel". Uma das razões que levou a Apple a abandonar os PPC.
    Também a Xbox usa PPC.
    Até foi uma "bronca" quando entraram na M$ uma carrada de PowerMac G5 para "criar" a consola e a foto saiu num blog de um funcionário.

    ResponderEliminar
  13. @ Kincas: Claro que não sabe nadar yoh!!! E lembro-me bem dessa foto... eh, eh, eh!

    O Cell é um processador com a mesma arquitectura, semelhante mas não igual ao G5.
    O facto da Apple ter abandonado é que viu a IBM na altura a desenvolver o famoso Cell e depois constatou que tal como foi feito o processador não seria funcional para um uso como computador desktop por não conter certos requisitos. O Cell foi mesmo desviado para potenciar consolas de jogos como a Sony pediu (e que daria mais mercado que a pequena Apple ao usar apenas nos PowerMacs - o resto da gama não daria para lá meter). Temos de admitir que a decisão da Apple em mudar para outra arquitectura, a da Intel, foi correcta. E se se chatear com a Intel tem sempre um plano B possivel: a AMD.
    Facto que nos tempos PowerPc não tinha: a IBM não fazia melhor que o G5 e não o reduzia para os laptops. A Motorola não fazia melhor que os G4... que eram já na altura fracos em poder.

    A Sony vai estar feita mas não será ela a sofrer a maior factura...

    ResponderEliminar
  14. O "grande problema" do G5 não foi o tamanho mas sim o consumo. Os últimos PM G5 já vinham com watercooling por isso. Inclusive chegou-se a falar que a Apple estava a desenvolver um sistema de arrefecimento líquido para os portáteis.
    Embora o tamanho também "importa" ;)
    Esse e o roadmap do PPC que a IBM apresentou. Em parte para se "concentrar" para a Playstation descurou a Apple que tinha bem menor peso comparativamente.
    É o "mercado" a mandar.

    ResponderEliminar